Coluna da Folha: A trama dos contratos

por Carlos Britto // 01 de abril de 2024 às 07:00

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu três inquéritos civis para investigar denúncias de irregularidades cometidas na cidade durante a gestão do então ex-prefeito Sebastião Dias Filho, na cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú.

Instaurados pelo promotor de justiça Romero Tadeu Borja de Melo Filho, os inquéritos complementam investigações já em andamento pelo Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria da República em Serra Talhada.

Um dos inquéritos investiga possíveis irregularidades na execução do Convênio n° 850908 /2017, que previa a aquisição e distribuição de 1.281,25 toneladas de calcário dolomítico para correção de solos degradados de propriedades rurais de Tabira, ao custo de R$ 205 mil.

Os outros dois abertos visam apurar irregularidades na celebração de contratos para fornecimento de combustível para a frota oficial da Secretaria Municipal de Saúde e na execução de obras de pavimentação na cidade.

Real e oficial

Nesta segunda-feira (29), o deputado federal Lula da Fonte participou da oficialização da pré-candidatura à Prefeitura de Toritama de Sérgio Colin (MDB), ao lado do seu pré-candidato a vice, Gil Custódio (PP). Lula da Fonte destacou a sua relação de longa data com Sérgio Collin e a certeza de que a cidade de Toritama estará em boas mãos. Collin comentou a sua felicidade em receber Lula da Fonte no evento, tendo a certeza de que a parceria será essencial para o povo de Toritama.

A pré-candidatura também ganhou o apoio do Republicanos, do atual Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do presidente estadual do partido, Samuel Andrade. Sérgio é o nome escolhido pelo atual prefeito Edilson Tavares.

Voto de aplauso

Lagoa Grande, oficialmente proclamada ‘Capital da Uva e do Vinho’ de Pernambuco, recebeu voto de aplauso na Assembleia Legislativa (Alepe). O reconhecimento veio do deputado Jarbas Filho (MDB) e foi motivado pela conquista do município no Prêmio Prefeitura Empreendedora, realizado pelo Sebrae. A cidade se destacou em duas categorias: Governança Territorial e Sustentabilidade e Meio Ambiente. O voto de aplauso foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e destaca os avanços do governo municipal na instalação de usinas de energia solar.

Irregularidades

Uma auditoria especial do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) revelou falhas na gestão do patrimônio histórico-cultural de Tracunhaém, na Mata Norte, e o relator determinou a aplicação de multa ao ex-prefeito Belarmino Vasquez Neto. O processo referente ao exercício financeiro de 2019 apontou a falta de estrutura técnica e operacional nas secretarias responsáveis, ausência de planos de preservação e fiscalização, e inexistência de legislação urbanística para proteger os bens patrimoniais. A decisão ainda pode ser contestada pelo ex-gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários