Coluna da Folha

por Carlos Britto // 13 de outubro de 2012 às 07:03

Coluna da Folha:

“O deputado Ângelo Ferreira foi uma perda, que de fato, abalou nossa campanha. Mas eu costumo dizer que a perda maior é aquela que não pode ser reconquistada”.

Do prefeito eleito em Tuperatama, Deva Pessoa, sobre a saída do deputado Ângelo Ferreira para apoiar o grupo de Sávio Torres.

Força socialista

Apadrinhado pelo atual prefeito, Eudes Caldas (PTB), o prefeito eleito de Cabrobó, Dr.Auricélio Torres (PSB), comemora dupla vitória. Além de alcançar uma votação expressiva com 12.235 votos (68,35% dos válidos), o socialista ainda governará sem muitos empecilhos, uma vez que conseguiu eleger maioria absoluta dos vereadores aliados.

Durante sua campanha, Dr.Auricélio contou com o apoio de grandes nomes da política estadual e nacional, a exemplo do senador Armando Monteiro (PTB), do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), do senador Humberto Costa (PT) e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que por algumas vezes foi pessoalmente à cidade para manifestar seu apoio politico.

A vitória de Dr.Auricélio certamente faz parte do sucesso socialista em algumas cidades do estado. Apesar da derrota nas urnas de Petrolina, onde Fernando Filho (PSB) não conseguiu derrubar o atual prefeito Júlio Lóssio (PMDB), o PSB ainda tem horizontes abertos para governar nos próximos anos.

Ao todo, a legenda socialista conquistou 436 prefeituras, sem contar o segundo turno. O número equivale a 40,64% a mais que nas últimas eleições, em 2008, quando o PSB conquistou vagas de prefeito em 310 municípios. E se o número já era positivo, com a conquista de Dr.Auricélio, o partido cresce ainda mais no sertão pernambucano.

Saiu bem

Depois de abrir mão de sua candidatura à prefeita de Santa Maria da Boa Vista, a esposa do ex-prefeito Rogério Júnior, Eliane Costa (PSL), decidiu mudar de caminho e entrar na briga por uma vaga na câmara de vereadores da cidade. A estratégia deu certo e ela conseguiu ser eleita como a mais votada no município. Em segundo lugar o ex-presidente da Câmara, Tatá Medrado (PR), do bloco de oposição.

Em família

O prefeito de Ipubi, Chico Siqueira (PSB), está rindo à toa e ainda comemora o resultado das eleições. Ele mostrou força política e conseguiu eleger seu sobrinho, João Siqueira (PSD), para ser o novo prefeito da cidade. João teve expressiva boa votação e alcançou 8.153 votos, deixando para trás o empresário Valdemar Filho (PP) com 6.980 votos, seguido da jornalista Ana Abrantes (PV), com 340 votos.

Novidade

As eleições em Bodocó revelaram surpresas. O vereador Danilo Delmondes (PSB) foi eleito prefeito com 9.753 votos, superando o atual prefeito, Brivaldo Alves (DEM), que tentava a reeleição.

Com máquina

Passadas as eleições, o clima entre o prefeito de Salgueiro Marcones Sá (PSB) e seu adversário Alvinho Patriota (PV) ainda é acirrado. Os dois trocam acusações e Alvinho chegou a afirmar que Marcones se reelegeu porque estava usando a máquina administrativa.

Deputado

O prefeito de São José do Belmonte, Rogério Leão (PR), comemora o êxito político na cidade e já está de olho no futuro. Apos a vitória de seu candidato Marcelo Pereira (PR), Rogério agora faz projetos para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na luta

O novo prefeito de Tuparetama, Deva Pessoa (PSD), agora comemora o sucesso de sua campanha, mas não esqueceu as primeiras dificuldades: “Na nossa primeira reunião, no bairro Santa Luzia, contamos com a presença de 19 pessoas”.

Esquecido

Em Santa Cruz, o ex-prefeito, Zé do Brejo (PTB) saiu das últimas eleições mais decepcionado do que nunca. Ele não conseguiu nem mesmo se eleger para o cargo de vereador, conquistando só 348 votos – o que representou apenas 3,98% dos votos válidos.

Novidades

Com aumento de quatro cadeiras na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, só dois vereadores não conseguiram se reeleger. A partir de 2013 a casa terá seis novos nomes e três novos partidos.

Coluna da Folha

  1. Paulo de Souza disse:

    Ao meu ver a esquerda em Santa Cruz foi derrotada pela maquina, federal, municipal e estadual. A atual gestão fez uso das cisternas do governo em beneficio proprio e usou descaradamente a maquina em seu beneficio, opromindo o povo até sujeitando a por uma foto do canditado da prefeita na porta ou perderia o direito á água que é um bem sagrado e um direito. Em Santa Cruz o ministeria publico tem que atuar com urgência e com rigor o mais urgente possivel.

  2. Sérgio Eleotério disse:

    só precisa corrigir uma coisa ai, no tocante ao apoio do Deputado Federal Gonzaga Patriota, onde consta Deputado Estadual colocar Federal, muito obrigado.

  3. Mauricio Menezes disse:

    O prefeito eleito de Tuparetama é Dêva Pessoa, e não Valmir Tunu, como está na notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários