Coluna da Folha

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2020 às 07:11

Rafael Cavalcanti, prefeito de Afrânio. (Foto: Gabriel Siqueira/Blog do Carlos Britto)

Prefeito de Afrânio pode seguir mesmo caminho de desafeto

Preparando-se para o segundo mandato depois de uma vitória histórica, o prefeito Rafael Cavalcanti (PSB) vai assumir a Prefeitura de Afrânio no próximo dia 1º de janeiro de 2021, com a responsabilidade de carregar nas costas os 8.867 votos que obteve no último dia 15 de novembro.

Rafael vem escrevendo seu nome no município. Além de impor duas derrotas importantes contra seu maior adversário, o ex-deputado Adalberto Cavalcanti (PTB) – primeiro em 2016, quando derrotou a esposa de Adalberto, então prefeita Lúcia Mariano, que tentava a reeleição, e agora o próprio Adalberto – ele obteve  a maior votação de um candidato a prefeito na história de Afrânio. Foi o duelo que a cidade tanto esperou.

Tal desempenho é fruto do trabalho que vem realizando e foi amplamente aprovado pela população. Mas será que Rafael ficará contente apenas com isso? Provavelmente não.

Adalberto, quando estava surfando no poder em Afrânio, deixou a prefeitura no segundo mandato para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2006. Mesmo sem comentar o assunto ainda, é possível que o caminho de Rafael siga o mesmo caminho.

Se decidir concluir o segundo mandato de prefeito, ele ficará dois anos ‘de molho’, o que para um jovem político que já se tornou uma liderança é algo temeroso. E logo Rafael, que vem de uma família tradicional de políticos no município, da qual também faz parte Adalberto, que é seu parente, mas na ala oposta da família. Por isso, uma eventual candidatura a deputado em 2022 pode não estar tão distante dos projetos políticos do prefeito reeleito e do sonho do seu pai, Perón, resistente histórico contra o poderio de Adalberto. É esperar para conferir.

Ampliando apoios

Líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra (MDB) começou a semana mantendo a rotina de reuniões com aliados. Ontem (20) no Recife ele recebeu a prefeita eleita de Catende, Graça Braz (PTB), além dos também eleitos Manuel Botafogo (PTB), de Carpina; Gildo Dias (PL), de Sairé (PL); e Yves Ribeiro (MDB), de Paulista.

Na bronca

A prefeita eleita de Serra Talhada (PE), Márcia Conrado (PT), vem tirando alguns aliados do sério. Isso porque ela vem fazendo um grande mistério acerca do anúncio do seu futuro secretariado. Até um encontro no mês passado, divulgado na imprensa, entre a equipe do atual governo com a de Márcia, foi cancelado. Tem aliado achando que a petista já está exagerando nos agradecimentos pela sua vitória e silêncio quanto à sua equipe.

Decreto pra que?

Em Afogados da Ingazeira, o decreto do governo do Estado parece mais uma lenda urbana. O motivo é que o descumprimento por parte de alguns estabelecimentos salta aos olhos. Prova disso é uma denúncia feita por ouvintes do Programa Rádio Vivo, da Pajeú FM, sobre um show em dose dupla, no último sábado (19), com a Banda Calcinha Preta e a Cantora Samya Maia, ex-vocalista da Banda Magníficos. Já ontem (20) houve mais outra festa. Tudo aconteceu numa chácara conhecida da cidade.

Prefeito de fato?

Em Tabira, quem venceu as eleições para a prefeitura foi Nicinha de Dinca (MDB), mas nos bastidores políticos da cidade os comentários são de que Dinca Brandino, marido de Nicinha, é quem vai ficar à frente da administração. Ele nega, é claro.

Coluna da Folha

  1. JORGE disse:

    rafael não tem cacife,nome,liderança e votos para ser deputado

    1. disse:

      Vc tá muito desinformado!

      Maior votação da história de Afrânio
      Tem articulação e acesso a quase todos os prefeitos da região

      Sem dúvidas tem muita chance!

  2. Joelson Souza Ribeiro do Nascimento disse:

    Torço, muito por Rafael ele é um bom gestor. Não é atoa que é considerado o melhor prefeito que têm em Afrânio.
    Pra mim é um nome muito forte para ser pre-candidato a deputado estadual pelo estado de Pernambuco. Em 2022 daqui a 1 ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários