Coluna da Folha

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2020 às 07:18

Foto: reprodução

Sem criticar, sem pensar na reeleição

Depois da vitória nas urnas, o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe (PE), no Agreste, Fábio Aragão (PP), decidiu abandonar o clima de disputa e adotou uma nova postura. “Acabou dia 15, quando as pessoas deram um ‘basta’ na atual gestão”, declarou, garantindo que não fará nenhum tipo de perseguição política em seu governo. Fábio foi eleito com 34,65% dos votos, ao lado de Helinho, do PSB, como vice.

Depois de derrotar Dida de Nam (PSDB), que foi o candidato do atual prefeito, Edson Vieira, também do PSDB, que ficou em terceiro lugar na disputa, Fábio agora diz aos quatro cantos que não está preocupado com reeleição. “Irei fazer uma administração que devolva a dignidade e a esperança de dias melhores para o povo”. Quem ficou em segundo lugar foi Allan Carneiro (PSD), que ficou com 33,99%.

O que o novo prefeito parece querer mesmo é virar a página. Algumas pessoas em seu entorno começaram a desconfiar que esse desejo de novos ares pudesse fazer com que Fábio virasse as costas para o ex-prefeito José Augusto Maia, que esteve ao seu lado durante toda campanha, quando ele declarou que pretendia formar seu secretariado apenas com perfis técnicos, destacando o vereador Carlinhos da Cohab e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

No entanto, embora tenha reconhecido a importância do ex-prefeito para o desenvolvimento do município, Fábio não bateu martelo sobre alguma indicação. Na Câmara de Vereadores, onde ficou com a minoria dos parlamentares, também preferiu manter o discurso apaziguador. É esperar para ver.

Os parentes

Em São José do Belmonte (PE), o Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito reeleito Francisco Romonilson Mariano (PSB) que exonere sua esposa do cargo de secretária de Ação Social do município. Da mesma forma, o gestor deverá também exonerar o filho do vereador e ora presidente da Câmara, Lindemberg Carvalho Barbosa Júnior, que ocupa a função de fisioterapeuta temporário na prefeitura. O MPPE considerou nepotismo.

Vai reduzir

O prefeito eleito em Belém do São Francisco (PE), Gustavo Caribé (MDB), disse que vai diminuir secretarias e cortar gastos a partir de 2021. Eleito com 53,40% dos votos válidos para o terceiro mandato, Gustavo afirma que uma das primeiras medidas será diminuir significativamente a estrutura administrativa, tomando posse com apenas seis secretarias. Outra redução, segundo ele, deve ser na quantidade de cargos comissionados e contratados.

Cumprindo promessas

Em Santa Cruz da Baixa Verde (PE), o presidente estadual do Progressistas e deputado federal Eduardo da Fonte, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros, anunciaram ao prefeito eleito Irlando Parabólica (PP) a destinação de R$ 1 milhão para a saúde do município e a perfuração de cinco poços.

Agradeceu

Em visita ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) no Recife, a prefeita reeleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), agradeceu a parceria durante o primeiro mandato e renovou o pedido de apoio na segunda gestão. “Raquel nos apresentou novos pleitos para a cidade, com ações destinadas às áreas de saúde e infraestrutura viária, assim como o apoio da Codevasf”, explicou FBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários