Coluna da Folha

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2020 às 07:06

Foto/arquivo reprodução

As eleições de Tabira e as fake news

Em Tabira (PE), o jogo eleitoral deste ano acaba de ganhar novas páginas na Justiça Eleitoral. A chapa de oposição, ‘Agora São Elas’, composta pela presidente da Câmara de Vereadores, Nely Sampaio, (PSC) e a filha do atual vice-prefeito, Maria Helena, obteve vitória após apresentar denúncia de fake news cometidas pelos opositores.

De acordo com as advogadas Tassiana Bezerra e Herica Nunes Brito, depois que as duas pré-candidatas confirmaram a intenção de participar das eleições, começaram a circular notícias com ataques pessoais e políticos dos mais variados, configurando “um expediente rasteiro arquitetado pelos gabinetes de ódio instalados”, disseram.

Com a decisão, ficou recomendada a imediata remoção das mensagens com teor de ódio e ataque à honra, e agora o jurídico espera a revelação da identidade de quem deferiu os ataques. Para Nely, também se trata de violência de gênero. “Esperávamos mais respeito à nossa honra e um debate mais equilibrado e qualitativo, no campo das ideias, defendendo propostas para Tabira. É uma vitória também do gênero e da efetiva participação feminina na política”, declarou.

Enquanto isso, o bloco governista tem se desgastado para definir o nome de quem vai disputar as eleições ao lado de Flávio Marques (PT), ungido do prefeito Sebastião Dias (PTB). O presidente do PSB em Tabira, Pipi da Verdura, acabou se retirando do processo de definição do vice, após causar confusão dentro do partido, quando apontou que os caminhos levavam para o vereador Aldo Santana. Os integrantes logo disseram que era cedo demais para uma definição entre Aldo e Zé de Bira e que o anúncio aconteceria por meio de uma live no dia 10 de agosto, mas não aconteceu.

Avante em Petrolina

O Avante em Petrolina anunciou apoio ao projeto de reeleição do prefeito Miguel Coelho. Em reunião com dirigentes e pré-candidatos a vereadores, Miguel recebeu o apoio da legenda para compor sua base aliada. Até o momento, o emedebista já conta com PSDB, PV, Republicanos, DEM e Cidadania. Segundo ele, mais partidos irão se posicionar a favor de sua pré-candidatura nos próximos dias.

PV em Ipojuca

Durante reunião com o presidente estadual do PV em Pernambuco, Jorge Carreiro, e com os dirigentes verdes George Barbosa e Josemário Lucena, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, confirmou apoio do partido para sua campanha de reeleição.

Sem sossego

A deputada estadual Roberta Arraes não oferece vida fácil a seu adversário mais forte. Ela disse, em entrevista à Radio Folha, que o prefeito de Araripina (PE), Raimundo Pimentel (PSL), passou 3 anos e meio sem fazer nada e apareceu só no fim do mandato. “E ainda assim se valendo de obras que não são dele, precisa da ajuda do deputado federal e do senador que o apoiam, senão era nada a mostrar”.

Condutas irregulares

O MPPE recomendou ao prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), e ao presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo Filho (PTB), que observem as restrições aos agentes públicos sobre as condutas que possam afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nas eleições de novembro próximo. De acordo com promotor de Justiça Rodrigo Amorim, em ano eleitoral proíbe-se o uso e a distribuição de bens, materiais ou serviços públicos por parte do Poder Público em favorecimento de partidos políticos, coligações e candidatos.

Sessões presenciais

Em Orocó (PE), as reuniões presenciais na Câmara Municipal voltaram a funcionar com boa parte dos vereadores. Oito dos nove representantes da casa legislativa compareceram à terceira sessão ordinária após a pausa devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesse período, de março a julho, as sessões estavam sendo realizadas de forma remota, assim como nas outras casas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.