Coluna da Folha

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2020 às 07:00

Foto/reprodução

Na terra dos poetas, a política ferve

As eleições municipais em São José do Egito (PE), no Sertão do Pajeú, prometem um embate entre a própria oposição da cidade, enquanto o prefeito Evandro Valadares (PSB) constrói tranquilamente sua caminhada em busca da reeleição em 15 de novembro.

Os partidos de oposição que decidiram lançar candidatura própria até agora foram PT, PP e MDB. A primeira ideia seria andar junto, mas como não conseguiram entrar em entendimento, cada um foi para seu lado. O mais recente a confirmar a pré-candidatura foi o ex-prefeito Romério Guimarães (PP), que decidiu entrar na disputa depois de receber o apoio de lideranças nacionais importantes para o partido. Mas isso só aconteceu depois de não encontrar espaço no PT, partido em que permaneceu enquanto era prefeito.

Sem tomar conhecimento, a legenda decidiu encarar a disputa tendo o vereador Rona Leite como candidato a prefeito pela legenda. O MDB também entrou no jogo e indicou Roseane Borja com o apoio do ex-deputado José Marcos de Lima. Dessa forma, a política no município caminha cada dia mais dividida para as eleições de novembro.

Se não houver novos nomes e nem desistências até as convenções partidárias, que estão próximas, a cidade de São José do Egito terá que decidir entre o prefeito Evandro Valadares (PSB), o ex-prefeito Romério Guimarães (PP), o vereador Rona Leite (PT) e Roseane Borja (MDB), para liderar a cidade a partir de 2021. Mas até agora ninguém anunciou a formação oficial de chapa.

Apoio disputado

A aliança entre PT e PSB na sucessão em Tabira (PE) vem causando conflitos entre os integrantes. De um lado o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) diz não ter como confirmada a presença do governador Paulo Câmara no palanque governista liderado por Flávio Marques. De outro lado, o deputado federal Carlos Veras (PT) diz que Waldemar anda recebendo informações equivocadas sobre o processo sucessório em Tabira.

Vai reforçar

A Prefeitura de Itapetim (PE) anunciou o edital do processo seletivo em busca de reforçar a equipe de combate à Covid-19. Os candidatos serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde. As vagas são para profissionais de níveis técnico e superior. As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de agosto (sexta-feira) no site da prefeitura e não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Unidos novamente

A relação de idas e vindas entre os ex-prefeitos de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB) e Auricélio Torres (PSB) volta a ter novos capítulos. Os dois decidiram retomar a agenda política juntos. No fim de semana estiveram na região do Murici, zona rural, visitando as bases. O ex-prefeito Edgar Caldas também foi.

Fora do jogo

Continua repercutindo em Mirandiba (PE) a decisão da prefeita Rose Cléa Máximo (PSD) em não disputar a reeleição em novembro. No comunicado divulgado nas redes sociais da prefeitura, ela justificou a decisão dizendo que vai se dedicar aos filhos, à família e ao povo de forma independente. No texto, ela deixa brecha para um possível retorno à vida pública, mas o que o povo quer mesmo saber é para quem vai o seu apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários