Coluna da Folha

por Carlos Britto // 05 de maio de 2012 às 07:05

“Foi ele quem sustentou de pé a bandeira da oposição quando Lula era ainda muito forte, e quando a maioria evitava se confrontar com o mesmo”,

Do presidente do PMDB de Araripina, Ronaldo Lacerda, sobre a preferência pelo nome de Valmir Filho para o cargo de vice.

O contra-senso de Petrolina

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia já informou que vai punir os gestores dos municípios em estado de emergência por conta da seca, que insistirem em realizar festejos juninos.

A medida anunciada já começa a surtir efeito. Várias cidades do São Francisco, ao lado de Pernambuco, fronteira com a Bahia, se exemplificaram e seguiram a recomendação. Em algumas delas até pela revolta da população.

Em Petrolina, apesar do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) ter prorrogado o estado de emergência, a festa será ainda mais rica. Ao menos é o que se anuncia, pelo peso da programação. No ano passado, com uma grade muito mais modesta, a prefeitura divulgou que gastou cerca de 4 milhões de reais na festa.

Os valores, praticados ano passado, estão sob investigação do Tribunal de Contas do Estado e a insistência em se fazer um mega-evento, em ano eleitoral, mesmo com o decreto de emergência, começa a levantar especulações por toda a cidade.

Todos se perguntam quanto custará a festa (que ainda não tem local definido) e como a prefeitura custeará o evento, mesmo estando em dificuldades financeiras. Enquanto a cidade permanece em decreto e a população pena na zona rural, os contratos para o São João de Petrolina já estão sendo fechados.

PT vai com PR

O PT de Trindade, do prefeito Gerôncio Figueiredo, se reuniu para decidir se marcha ao lado da frente da situação ou se apoia a frente de oposição encabeçada pelo PR. Pelo menos 72% dos membros optaram pelo apoio ao PR, presidido pelo ex-prefeito Chico Leite, e o PSD, presidido por Juka Sá. As duas legendas respaldarão as pré-candidaturas do Dr. Everton (PR) e do radialista e vereador Jaécio Sá (PSD).

O complicado é o vice

O período de pré-campanha tem sido movimentado em Cabrobó. Os pré-candidatos que pleiteiam uma das doze vagas na câmara, já estão praticamente definidos. A disputa pela cadeira de prefeito também já tem os nomes de Antônio de Nestor (PRP), Pedro do Pão (PSL) e Auricélio Torres (PSB). O complicador é que nenhum dos três citados possui um nome definido para preencher a cadeira de vice.

Mais cadeiras

Os vereadores de Afogados da Ingazeira querem ampliar o número de cadeiras com mais quatro vagas. A proposta é para aumentar dos atuais 9 para um total de 13 vagas. Tem gente contando as horas para o legislativo votar.

Jogou a toalha

Justificando que seu nome não conseguiu unir as oposições de Tabira, o vereador Edmundo Barros (PMDB), que iria lançar sua candidatura amanhã (6), jogou a toalha e desistiu de disputar a prefeitura. Com exceção do PDT e do PPS, a oposição agora voltou à estaca zero.

Mais uma do PSB e PT

O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), teve uma boa surpresa: O vereador Carlos Pracheles (PT), anunciou apoio à sua reeleição. “Araripina estava precisando desse novo modelo. Além disso, PT e PSB são aliados nos planos nacional e estadual”.

PRTB marcha de verde

O PRTB levou seu apoio à pré-candidatura do vereador Alvinho Patriota (PV) à Prefeitura de Salgueiro. O partido é liderado por Paulo Armando Menezes, que coordenou por duas vezes a candidatura vitoriosa de Cleuza Pereira.

Pipas da polêmica

A vereadora de Petrolina, Márcia Cavalcante (PSD) não poupou criticas às denúncias de práticas eleitoreiras envolvendo carros-pipa. Na câmara, ninguém cita os nomes, mas levantam suspeitas de que há políticos envolvidos no abastecimento d água.

Lealdade, por favor

Os pré-candidatos da base aliada ao PSD de Gravatá, partido de Ozano Brito, se reuniram para discutir o rumo político. Quatorze dos 19 aliados estiveram no encontro que teve como palavra de ordem a lealdade.

Coluna da Folha

  1. ALVANEY disse:

    Pense em dor de cotovelo, tem gente que quanto pior melhor.
    Precisamos cobrar das autoridades estaduais e Federais ações
    Efetivas de combate a seca não da forma como sempre foi usado, (carro pipas) como se fosse uma esmola dada ao homem sofredor do campo e tem mais o que se sabe é que nem o estado nem o governo vêm cumprindo com suas obrigações.

  2. Roberto Carlos disse:

    Eita petrolina que tem gente pequena……. deixa o sao joao acontecer. pra depois criticar, se for pra cancelar o evento por causa da seca, nunca mais vai haver. o povo ridiculo querem derrubar o petrolinenses no tapetao.

  3. Alvaro disse:

    Deixemos o Sao Joao acontecer. Se fosse o contrario, com atraçoes de baixo nivel os mesmos estariam criticando e achando que o prefeito deveria ser mais ousado, como foi publicado aqui no sao joao de 2009′ todos estao gostandodo sao joao, o povo esta gostando e é o q mais importa. Pq ao q vejo a gestao atual realmente cuida das pessoas, principalmente pelo que vi na AME Areia Branca, pense numa estrutura a nível das melhores clinicas particulares

  4. Sanfranciscano disse:

    Se não faz o são joão, criticam; se faz com fracas atrações, criticam; se faz com excelentes atrações, também; vá entender essa turma. O que o povo quer é a realização do são joão, isso não vai atrapalhar em nada o auxílio aos que sofrem com a seca.

  5. DEOMIRO SANTOS disse:

    É preciso garantir que chegue água a todos os agricultores rurais de Petrolina, mormente todos os que residam na Zona Rural, na região de sequeiro, onde a estiagem tem garantido a falta de lavoura para garantir o alimento. O abastecimento de água é necessário e urgente. A desunião dos governos municipal, estadual e federal é o grande entrave para o combate de convivência com a seca.

    Agora a FESTA faz-se necessário acontecer! Tomas as providências para garantir água e alimentos ao homem da zona rural e com certeza ele também virá para o Araiá, dançar e se divertir, por que ele já acostumado com a estiagem.
    O governo Federal lançou um plano de combate. Enquanto o governo combate, o sertanejo sobrevive com a seca, porque lhe peculiar e marcante e, todos os anos tem e o governo nunca ajuda da forma correta.
    O que está matando a oposição e seus membros de raiva e medo, é que o Prefeito Julio Lóssio está crescendo nas pesquisas e vai entrar o mês de agosto liderando todas as pesquisas de opinião, na frente dos verdadeiros responsáveis pela falta de água no interior de Petrolina, com Adutoras que não terminam.

    VAMOS FAZER O MAIOR SÃO JOÃO DO NORDESTE E SE É DO NORDESTE VAI SER DO BRASIL, QUE O POVO DE PETROLINA ESTÁ DO SEU LADO, PREFEITO JULIO LÓSSIO.

  6. Zeca Tatau disse:

    Ficam pondo gosto ruim no São João. Ora meu amigo, você sabe lá quanto rendeu o São joão passado? Num ano como este, quando se farão despesas astronômicas com a campanha eleitoral, uma festa de atrações caras oferece mais possibilidade de melhores sobras. O gado, cabras e ovelhas que morrem de sede e fome na zona rural que se lasquem pra lá. O povo vive lá porque gosta de sofrer. Por que não vêm morar aqui na beira dágua? Aqui tudo é mais fácil, não precisa plantar e nem criar nada pra se ter o que comer. Basta abrir a geladeira e tá lá tudo o que se precisa, do bom e do melhor.

  7. Afrânio disse:

    Por causa da Seca vamos cancelar a COPA DO MUNDO,(paralisando as obras as arenas no Nordeste e reverter o dinheiro para carros pipa), O São João de Caruaru,de Campina Grande,Festival Inverno do Governo do Estado e Rock . n Rio.Festivais de verão em: Tamandaré,Salvador,João Pessoa e Festival de Primavera de Garanhuns, Não seria mais fácil confiscar
    o dinheiro da corrupção para combater a seca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários