Coluna da Folha:
“E agora, com a Femsaúde extinta e os nossos salários atrasados, quem vai nos pagar?”.
De uma servidora da saúde de Petrolina, que diz ter levado calote da Femsaúde ao lado de mais 200 trabalhadores.
É só o começo
O início de uma nova administração municipal, na maioria das vezes, vem acompanhado de muitas desavenças. O prefeito de Belém do são Francisco, Gustavo Caribé, sabe bem disso. Ele já começou seu mandato perdendo o apoio do ex-vice e velho aliado de governo, Henrique Marcula.
Henrique que atualmente é vereador, foi eleito vice em 2008 e abriu mão da reeleição para indicar seu filho e atual vice de Gustavo, Cristiano Marcula. Pessoalmente a relação entre os dois parece não ter se abalado muito, mas Marcula já oficializou, inclusive em pronunciamento na Câmara, seu rompimento com o grupo do atual prefeito.
Marcula alegou não concordar com as decisões de Gustavo, mas na cidade há quem diga que ele, na verdade, teme a possibilidade de Gustavo indicar para sucessão municipal, o empresário Gilmar Freire. O sentimento seria então de ingratidão, já que Marcula declarou ter votado em Gustavo e esperar agora a retribuição. Por outro lado o prefeito, Caribé nega o rompimento e diz que, “acreditava que essa união fosse durar pra vida toda”.
Sobre a possibilidade de indicar o nome de Gilmar Freire, o gestor até foi tachativo: “Eu estou há um mês e meio como prefeito e jamais tratei, com ninguém, sobre minha sucessão”.
Em família
A prefeita interina de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Soares (PSL), ainda não bateu o martelo sobre sua candidatura nas próximas eleições, mas o clima está pra lá de favorável. Uma coletiva promovida por ela deu a prova. Eliane compareceu ao evento sob as bênçãos do esposo e ex-prefeito Rogério Júnior. Mas a gestora não quis comparações: “Ele foi prefeito em 2001, estamos em 2013 e muita coisa mudou”.
Batendo à porta
A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), continua preocupada com a seca que assola sua cidade. Ela já garantiu que tem batido em muitas portas dos Ministérios do Governo Federal e também do Estado: “Vou continuar pedindo“. Mas ao que parece as portas ainda não se abriram e por lá muitas comunidades ainda dependem do abastecimento d’água feito pelos carros-pipa.
Eu voltei
O ex-vice prefeito de Ouricuri, Edvaldo Torres, está de volta à administração. Agora na assessoria de comunicação da prefeitura. Ele pleiteou uma das treze vagas no legislativo, mas ficou só na suplência.
Primeira briga
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) enviou à Câmara de Vereadores um estudo de impacto financeiro sobre as contratações temporárias. No total a prefeitura estaria gastando mais de R$ 888 mil com as contratações. A oposição já afirmou que vai reagir.
Assim não dá
Em Sertânia já tem vereador pegando no pé no prefeito, Guga Lins (PSDB). Antônio Henrique (PSB) afirma que Guga teria “passado por cima da lei” ao nomear Jucineide de Melo como secretaria de Controle Interno. Jucineide foi assessora do ex-prefeito Zeca Cavalcanti.
À espera
Alguns vereadores de Dormentes estão ansiosos por um resultado positivo (pelo menos para eles) em relação ao julgamento do prefeito Roniere Reis (PSB). A ansiedade é para ver a adversária de Roniere, Josimara Cavalcante (PTB), conquistar o cargo. Josimara foi derrotada pelo socialista nas eleições do ano passado, mas alega que Roniere cometeu irregularidades e acionou a justiça.
O titular
O prefeito de Ouricuri, Cezar de Preto (PMDB), foi escolhido para ser o titular do Conselho Deliberativo da Diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na 8ª Região. O suplente será o prefeito de Ipubi, João Marcos Siqueira (PSD).
Necessidade atual
Após tantos casos de violência, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), decidiu protocolar no gabinete do governador Eduardo Campos (PSB) o pedido de criação da Delegacia da Mulher na cidade.


