Coluna da Folha

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2013 às 07:00

Coluna da Folha:

Tô esperando. Só vou na boa, pois não vou trocar o certo pelo duvidoso”.

Do vereador de Petrolina, Enfermeiro Major (PRTB),  sobre assumir um cargo no governo municipal para abrir vaga para o suplente Alvorlande Cruz (PRTB).

Pouco tempo onde?

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos (PSB), ligou para explicar o verdadeiro sentido de uma frase divulgada por esta coluna na qual ele dizia: “Com pouco tempo que tenho ainda na secretaria, não poderia deixar de vir até Cabrobó”. Ranilson disse que quando fala em “pouco tempo”, refere-se apenas à sua agenda de trabalho, e não ao fato de que irá para o Tribunal de Contas do estado (TCE).

O secretário garantiu que ainda não há nada decidido com relação a sua ida para o Tribunal de Contas, uma vez que esta indicação seria uma prerrogativa da Assembleia Legislativa do Estado. Ele assegurou que tem um grande respeito pelas decisões da Casa da qual ele sente “orgulho” em ter representado.

Ranilson está certo ao respeitar as instituições, mas não pode achar que o Estado inteiro acredite que essa indicação não vai passar pelo crivo direto do governador Eduardo Campos (PSB), seu padrinho político e quem dá às cartas na Assembleia. Aliás, esta Assembleia, que parece só trabalhar para a capital, está longe de ser considerada um poder independente. Parece a extensão do Palácio do Campo das Princesas.

Pelo sim e pelo não, a postura comedida de Ranilson é a mais acertada, afinal ele já aceitou este “sacrifício” de virar conselheiro do TCE.

Três na lista

Em Salgueiro três nomes já começam a surgir como possíveis candidatos a deputados. Na lista de candidatos a candidatos, está a ex-prefeita Cleuza Pereira (PSB), que pode concorrer como deputada federal, e o vereador reeleito Edinaldo Barros (PTB), que pode se lançar como deputado estadual. Já o terceiro nome é Ailton Souza, dono da banda Limão Com Mel, que seria o plano B do PTB, caso Edinaldo não tope a empreitada.

Coerente

Durante visita a Santa Maria da Boa Vista, o deputado Gonzaga Patriota (PSB), confirmou que apoiará a prefeita interina Eliane Costa (PSL), caso ela seja candidata a prefeita, na eleição suplementar. Gonzaga disse que não se trata de incoerência por Eliane ser de outro partido: “Isso não é incoerência, pelo contrário. Eles já me apoiaram onde deixei de apoiar meu irmão para apoiar o outro candidato”.

Estratégia

O prefeito de Ouricuri, César de Preto (PMDB), não quer iniciar seu mandato com cobranças dos servidores municipais. Ele decidiu economizar e fazer o pagamento antecipado à categoria. A tática foi aplaudida na prefeitura.

No palanque

O ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Jair do PT, continua com um discurso digno de campanha eleitoral. Em nota ele disse que a gestão do prefeito José Patriota é “emperrada”. Jair foi além, garantindo que o prefeito estaria com uma “herança maldita” nas mãos.

Futuro

Caso haja uma nova eleição em Santa Maria da Boa Vista, um nome cogitado como candidato é Jorge Futuro. Apesar de ter o nome reconhecido e bem aceito, Jorge teria dificuldades para luta por uma pré-candidatura, já que outra pessoa filiada também deseja a mesma coisa.

Nomeado

Depois de deixar a administração de Carnaíba, o ex-prefeito Anchieta Patriota deve assumir agora a Secretaria Executiva Estadual das Cidades. A nomeação de Anchieta deve ser publicada nesta segunda (21) no Diário Oficial.

Atuando

A vice-prefeita de Serra Talhada, Tatiana Duarte (PSC), já está na ativa e querendo mostrar trabalho. Ela esteve reunida com gestoras de Pernambuco para tratar de uma antiga reivindicação da comunidade: A instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade.

Querem dinheiro

Os garis de Sertânia foram às ruas protestar contra a falta de pagamento. Pelo visto, já nos primeiros dias de gestão o prefeito Guga Lins (PSDB) terá que tentar acertar as contas do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários