Coluna da Folha
“Lá dentro é um fuzuê danado, mas nunca houve uma discussão tão acirrada como esta agora, e o pior :de portas abertas para todo mundo ver”.
Do deputado estadual Ricardo Costa (PTC), sobre indefinição do PT no Recife
Câmara não, Assembleia
A Assembleia Legislativa de Pernambuco finalmente decidiu estender a vista para as cidades do interior do estado, e enxergar um pouco mais além do umbigo metropolitano. A casa que, por inúmeras vezes, se comporta como Câmara de Vereadores do Recife, parece avançar, agora não mais a um rumo tão narcisista como fora tantas vezes. E o motivo da expansão parece tão importante quanto o largo passo que os legisladores conseguiram dar.
Trata-se da Frente Parlamentar de Comunicação, que nos últimos dias percorreu cidades do interior do Estado para discutir nada mais nada menos que a tão importante função comunicativa. As ações são para identificar as dificuldades enfrentadas pelo segmento da comunicação em todo Estado, mas o que mais chama atenção é a preocupação com o regional, o local que em tantas vezes foi sufocado pelo egocentrismo metropolitano que domina grandes espaços na comunicação em todo estado.
O cenário encontrado pela comissão talvez seja lá um pouco dramático. O coordenador da comissão, deputado Ricardo Costa (PTC), chegou mesmo a comentar o fracasso de tantos rádios que tentam crescer às custas de sufocar as crônicas locais.
Aliás, a palavra LOCAL parece mesmo ser o slogan que há muito deveria ser usado pela Assembleia, como o próprio deputado disse: “Pernambuco para os pernambucanos”, todos.
Unidos
Nos bastidores da política em Araripina, a notícia é de que o ex-deputado Emanuel Bringel finalmente rompeu o silêncio e anunciou uma aliança com o deputado Raimundo Pimentel (PSB). A união seria para lançar a esposa de Pimentel Dra. Socorro, como prefeita, acompanhada de Bringel Filho como vice. Bringel sempre afirmou que se não indicasse o vice, não apoiaria o interino na sua candidatura à reeleição.
Mão amiga
O deputado estadual Aluísio Lessa acaba de ganhar mais um reforço. Após apoiar o deputado federal Fernando Filho (PSB) e Ciro Coelho (PSB) para estadual, o prefeito de Bodocó, Brivaldo Alves (DEM) oficializou a união com Lessa em uma reunião em seu município para mais de 2 mil pessoas. O deputado já levou o prefeito para reuniões com a Compesa e Secretaria de Transportes de Pernambuco.
Convite aceito
O ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho confirmou seu nome como presidente do (PSDB) na cidade. Disse que o convite veio pessoalmente do senador Sérgio Guerra e Geraldo Alckmin teria aprovado a ideia.
Ela lá, ele cá
O ex-prefeito de Carnaíba, José Francisco Filho, lançou pré-candidatura a vereador. Do outro lado sua esposa, Ione Francisco, é pré-candidata a prefeita. O casal tem apoio de Eduardo Campos, do Senador Armando Monteiro e do Deputado Inocêncio Oliveira.
Outra aliança
O ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista Rogério, Júnior (PSL), vai promover um encontro hoje (14) para discutir a pré-candidatura da sua esposa, Eliana da Costa (PSL), a prefeita do município. Rogério e esposa se unem agora para buscar outro tipo de aliança
Giro 360°
O (PRTB) de Gravatá, que até então estava ao lado do pré-candidato a prefeitura, Cecé Ribeiro, deu um giro e mudou de lado. Agora a sigla reforça a coligação que apoia a pré-candidatura do atual prefeito Ozano Brito (PSD).
Rompido
A cúpula do PT de Santa Maria da Boa Vista, principal base aliada do atual prefeito Jetro Gomes (PSB), bateu o martelo e terá candidatura própria. O escolhido para o páreo foi o vereador Álvaro Roberto. Assim termina de vez a união entre Jetro e PT.
Quem dá mais
O pré-candidato a prefeito de Tabira, Vidal Filho (PPS), lançou duras alfinetadas à oposição. Afirmou que a escolha para o cabeça do grupo está sendo feita por critérios financeiros. Xiii.



Em Carnaíba quem disse que tinha o apoio do governador foi o próprio José Francisco, mas isso é piada de mal gosto que ninguém acredita. Lá quem tem todo o apoio do governador é o prefeito Anchieta Patriota, socialista histórico, grande administrador, amigo-irmão de Eduardo Campos, tendo inclusive, na época das vacas magras do PSB, sido candidato a vice-governador de Dilton da Conti. O resto é conversa pra boi dormir.
Só uma retificação, Britto. A nota que trata da escolha de Guilherme Coelho como presidente do PSDB em Petrolina se refere a Sérgio Guerra como senador. Ele já foi senador (graças a Deus não é mais), hoje é deputado federal.