Coluna da Folha

por Carlos Britto // 02 de janeiro de 2013 às 07:00

Coluna da Folha:

 “Nem mesmo os adversários têm coragem de dizer que eu não trabalhei, porque aqui existem muitas coisas diferentes daquilo que existia antes do nosso mandato”.

Da ex-prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares (PR), durante o balanço final de sua gestão.

Passado, mas nem tanto

Em algumas cidades do Sertão os palanques políticos, que deveriam ter sido desmontados logo após as eleições, parecem estar ainda em ebulição. Em Serra Talhada, por exemplo, o revanchismo das urnas parece ainda rodear os ex-adversários Sebastião Oliveira (PR) e até o prefeito Luciano Duque (PT).

Sebastião, inclusive, já anunciou que entrará, nesta quarta-feira (02), com uma ação no Ministério Público contra o ex-prefeito Carlos Evandro, que segundo ele teria deixado um rombo de R$ 4 milhões na Previdência Municipal.

Duque foi eleito o sucessor do ex-prefeito Carlos Evandro, que já no finalzinho da gestão preferiu silenciar muitas coisas e até teria desmarcado algumas entrevistas com a imprensa local no final do mandato. O pior é que enquanto Evandro silenciou, os opositores fizeram o caminho contrário e andaram tecendo as mais duras críticas.

Em Serra, a forte oposição é encabeçada pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR), tio de Sebastião. Além de Inocêncio, também reforça a frente o deputado Augusto César (PTB). Outra polêmica na cidade foi o anúncio do secretariado de Duque, que não beneficiou ninguém do partido de sua vice, Tatiana Duarte.

PT de novo

O PT de Cabrobó continuará ocupando, no governo do novo prefeito, Dr.Auricélio Torres (PSB), a Secretaria de Ação Social. Na administração do ex-prefeito Eudes Caldas (PTB), a pasta tinha como titular Paulo Gonçalves, eleito vereador pela legenda. Agora, na cota de contribuição dos petistas, o novo secretário indicado pela Comissão Executiva do PT é o seu atual presidente, Sávio Angelin.

Primeira-dama

A gerente regional de Educação de Carnaíba, Cecília Patriota, esposa do ex-prefeito Anchieta Patriota, assume no novo governo de Zé Mário (PSB), a Secretaria Executiva da Educação. O cargo é uma posição de destaque na pasta da equipe do secretário Ricardo Dantas. A mudança faz parte da reformulação das secretarias, que começou com a saída de Anderson Gomes no último dia 14 de dezembro.

Cobraram

A despedida do ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos (PSDB), não foi das melhores. Ele deixou o executivo com cobranças e enfrentou uma manifestação dos servidores municipais devido ao atraso nos salários.

Aos 45

Apesar de todos acharem que a eleição da Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista estava resolvida, surge a surpresa de última hora. O vereador Anselmo Gomes (PP) foi fritado horas antes da eleição e Eliane Gomes (PSL) colocou seu nome na disputa, que terminou empatada. O critério do mais velho foi usado e Eliane, além de presidente, será prefeita.

Deixou bem

Muitos ex-gestores garantem que passaram o bastão em grande estilo. Um deles é o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB). Segundo ele, José Patriota (PSB) recebeu a prefeitura em condições melhores do que ele recebeu em 2005, da ex-prefeita Giza Simões.

Reconhecido

O ex-interventor do município de Araripina, tenente-coronel Adalberto Freitas, se mostrou muito feliz com o seu novo desafio. O novo secretário-executivo de Defesa Civil do Recife acha que foi escolhido por meio da meritocracia, pelo trabalho desenvolvido.

Acordaram

Um acordo na bancada do novo prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa, levou à presidência da Câmara o vereador Joel Gomes (PR). A Mesa Diretora ficou assim definida: Joel Gomes (PR), presidente; Diógenes Patriota, vice; e Danilo do PT, 1º secretário.

Sob críticas

O ex-prefeito de Custódia, Neemias Gonçalves, não se saiu muito bem da prefeitura municipal. O vereador Gilberto de Belchior (PSD) não economizou nas críticas e chegou a chamá-lo de incompetente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários