Coluna da Folha

por Carlos Britto // 31 de dezembro de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

“O Alto Pajeú não pode ficar órfão de representantes na Assembleia Legislativa em 2014″.

Do ex-prefeito de Tabira, Edson Moura, sobre as disputas para deputado em 2014.

Com costuras e amarrações

A disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina está sendo travada de forma brutal e certamente isso trará graves consequências ao Legislativo Municipal. O jogo duro começou na “oposição” ao prefeito reeleito, Júlio Lóssio (PMDB), que detinha segura maioria na Casa.

O deputado federal e ex-adversário de Lóssio, Fernando Filho (PSB), reuniu todos os seus em um gabinete e pediu que votassem em um que seria o presidente. Aí Ronaldo Cancão (PSL) foi escolhido pela maioria.

Enquanto isso, o vereador Osório Siqueira, que também é do PSB, alegou não ter sido reconhecido e abriu dissidência, arrastando consigo os vereadores Ibamar Fernandes (PRTB) e Elias Jardim (PP). Os revoltosos se uniram com os vereadores da oposição e ainda cooptaram os dois votos do PT: Cristina Costa e Geraldo da Acerola. Agora com o novo e fortalecido grupo, Osório Siqueira pode ser alçado, mais uma vez, à presidência da Casa Plínio Amorim.

O PT de Petrolina, que não sabe se é situação ou oposição, parece finalmente ter decidido o seu lado. Com o apoio a Osório e pedindo que o nome de Dr.Pérsio Antunes (antes preferido por Lóssio) não fosse o da cabeça da chapa. Chateada, até a oposição, previamente derrotada, cogitou lançar Pérsio só pra derrotar Osório e o PT.

Diante de todo o quadro, um vereador deixou escapar a frase, no mínimo, enigmática: “Um vereador do PSB pode ser eleito presidente sem os votos do PSB”. Mas assim como a nuvem que muda com o vento, este cenário também poderá mudar bem mais do que tem mudado.

Anúncio conturbado

O anuncio do secretariado do prefeito eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), foi um tanto criticado pela população da cidade. Primeiro porque Duque teria antecipado uma suposta lista apenas para um veículo de comunicação. Segundo, pelo fato de não ter ao seu lado, durante o anúncio do primeiro escalão, seu padrinho político, Carlos Evandro e sua companheira de chapa, Tatiana Duarte (PSC).

Aliviado, nem tanto

O prefeito de Orocó, Reginaldo Crateú “Dédi” (PT), conseguiu ser reeleito com uma larga vantagem de votos. Mas terá que enfrentar grandes desafios pela frente. Ele precisará organizar a briga pela presidência da Câmara e enfrentar a insatisfação dos servidores municipais que foram demitidos logo após a campanha, e que agora querem voltar a trabalhar. Dédi foi afastado do cargo por uso indevido da máquina.

Deixou mal

Às vésperas de deixar a administração, o prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB), é alvo de críticas. Por lá a população acusa o prefeito de ainda estar rancoroso com a derrota e deixar a cidade no caos.

Aniversariantes

O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) lembrou de parabenizar duas cidades do Pajeú que aniversariaram no sábado (30): Itapetim e Carnaíba: “Parabenizamos a Cidade dos Poetas, Itapetim, pelos seus 59 anos,e Carnaíba, que é caracterizada pelas suas manifestações culturais”.

Peso pesado

O deputado estadual, Raimundo Pimentel (PSB), está sonhando com o apoio político da prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares (PR). Eliane deixou a prefeitura em grande estilo e realizou grandes inaugurações para marcar sua despedida. Agora ela pode ser um apoio de peso.

Promoção

Uma das secretarias do próximo governo municipal de Sertânia será comandada por uma assessora do atual prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti. Jucineide Pereira foi anunciada para a pasta de Controle Interno da prefeitura.

Inchou

Eleito com minoria na Câmara de Custódia, o prefeito Luiz Carlos (PT) assume com maioria na Câmara de vereadores. A coligação de Carlos conseguiu eleger cinco dos onze vereadores, mas o grupo cresceu e agora passa a contar com sete deles.

Em aberto

O prefeito eleito de São José do Egito, Romério Guimarães, anunciou os doze nomes que vão compor sua equipe de governo. Apenas a pasta de Infraestrutura ainda está com vaga aberta e deve ser preenchida em breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários