Coluna da Folha
“Espero que o próximo presidente deste poder não seja submetido à forma como o Poder executivo tem encaminhado as matérias a esta Casa”.Da presidente da câmara municipal de Petrolina, Maria Elena, sobre aprovação de projeto de venda do estádio municipal Paulo Coelho, embora o prefeito tenha dito que a ideia fosse dela.
O coronel que quer ser prefeito
Ele é ex-delegado de Policia, ex- comandante de Batalhão do 5º Batalhão da Polícia Militar, ex-vereador e ex- secretário de Defesa Social de Petrolina. E agora quer deixar de se ex e virar atual. O Coronel Mariano foi promovido e recebeu com honras a promoção. “Mas me chame de Major Mariano mesmo. Todo mundo me conhece assim, pra não espantar os eleitores”, diz escondendo o sorriso.
O coronel é candidatíssimo a prefeito de Custódia pelo PTC. E está animado.
“A cidade me conhece. Aliás, o Sertão me conhece, saí de minha cidade para trabalhar e dei um duro danado. Acho que é hora de retornar e dar o melhor de mim para minha cidade e para os meus amigos. Sou uma pessoa séria e a cidade pode contar comigo. Estou pronto para oferecer o mellhor de mim”, discursou.
Quanto a patente militar, ele esclarece a brincadeira. “Sou coronel da reserva e tudo que fiz foi honrando minha farda e minha carreira. Major Mariano, como fiquei conhecido politicamente, e o eleitor guarda isso na cabeça. Mas já tem gente que me chama de Coronel Mariano, do jeito que me chamarem eu vou. Eu quero é ir, quero é ser prefeito da cidade onde nasci”.
Major Mariano agora conversa com partidos aliados e tenta uma chapa proporcional competitiva para ter um número expressivo de candidatos a vereador.
Censurando o primo
O prefeito de Afrânio Carlos Cavalcanti (PSD), primo do deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS), amanheceu querendo responder ao seu desafeto na rádio da cidade. Não o deixaram falar. Carlos ligou para uma rádio de Petrolina e lamentou: “liguei para a rádio de Afrânio, gastei meus créditos e ninguém me deixou falar”. A Rádio Pontal FM, em Afrânio, é de propriedade de Adalberto, que já disse que lá o prefeito não fala mesmo.
Quem vai
A disputa pela vaga de vice de Sebastião Oliveira, em Serra Talhada, está acirrada. A briga é entre Faeca Melo, presidente do PSD, e Ronaldo Melo, presidente do PSB. Faeca leva vantagem por morar em Serra Talhada. Já Ronaldo está fortalecido pelo PSB estadual. A incerteza porem está no nome de Geni Pereira, que sofreu uma derrota na Câmara e teve o nome incluso na lista de inelegíveis.
Inabalável
O ex-prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, não decidiu se será candidato. Sobre uma aliança entre o prefeito Albérico Rocha e a oposição, Dessoles diz que a amizade com Albérico é inabalável, mas na politica…
Lançou a proposta
Em Lagoa Grande, boatos dão conta que durante reunião entre integrantes da terceira Via, o pré-candidato Robson Amorim teria ligado para o grupo convidando representantes para compor o seu, oferecendo a vaga de vice em sua chapa.
Vão recontar
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, diz não ter medo da ameaça de Mário Viana em solicitar uma recontagem de eleitores. Mário diz que os eleitores do município representam 83% da população. Luciano explica: “Não chamei ninguém para votar na cidade”.
Disputado
O presidente do (PT) em Ouricuri, Juvenal Ferraz, desmentiu a notícia de que a sigla teria recebido orientação do PT estadual para apoiar Chico Coelho. “Não nos chegou nenhum pedido”. No partido preferem uma candidatura petista.
Mais uma bola fora
O prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB) ganhou mais inimigos. Agora são os servidores municipais que estão injuriados com o reajuste salarial. Julio empurrou goela a baixo o projeto de lei que a câmara teve que aprovar aos 45 do segundo tempo.
O anti-Patriota
O presidente do (PRB) de Afogados da Ingazeira, Cícero Batinga, declarou apoio a José Patriota (PSB). Já o ex-PRB Itamar França, diz que o grupo mudou de lado por interesses financeiros.



Por que se submeteu. A atual presidente da Câmara teve que se submeter, foi?
Que submissão foi essa?
UUUUUUHHHMMMMMM!
Acho que a frase da presidente da Câmara Municipal de Petrolina foi dita depois da aprovação do aumento salarial do servidores.
Acho que os servidores nao sao inimigos do prefeito, mas sim a presidente e alguns que ela consegue convencer com sua eloquencia
AME Servidor; Escola do Servidor; Desconto para servidores e dependentes na FACAPE; Sede da Guarda-Municipal; Sede para os aposentados Servidroes.
Ela tá pensando em ganhar foça para se eleger para a camara de vereadores.
acho que quem está falando de Léia nem é servidor do município e nem tem parente que è. Pois quem é sabe o que tem no contra cheque, que é uma vergonha, e o quanto doi ser maltratado e humilhado por uma gestão que não se preocupa em atender o servidor, e usa de má fé para mandar projetos de migalhas no apagar das luzes dos prazos da justiça de outubroeleitoral. Só lamento ele achar que está se dando bem mais dia de outubro vem ai pra ver quem se da bem se ele ou o servidor.aguarde…
Estou atrasada, mas é “goela “ABAIXO”.