Coletivo vê conquista na reabertura da Ilha do Fogo, mas diz que lutará por mais avanços

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2013 às 09:00

ilha do fogo_600x400/Blog Carlos BrittoNuma nota enviada à imprensa, o Coletivo de Amigos da Ilha do Fogo considerou “positiva e vitoriosa” a reabertura do espaço à população, que desde setembro do ano passado estava sob domínio do Exército.

Ao rebater as críticas, o Coletivo justifica, entre outras coisas, que irá lutar pelo acesso não apenas aos finais de semana, e por melhorias logísticas na ilha junto ao Poder Público. Confiram:

Nota sobre a reabertura da Ilha do Fogo

O Coletivo de Amigos da Ilha do Fogo vem a público externar que entende a decisão de reabertura da ilha como positiva e vitoriosa. São mais de três anos de luta e quase um ano de fechamento total da ilha pelo Exército. Nesse período foram realizadas várias manifestações, a criação de grupo de trabalho, ações judiciais, denúncias de crime ambiental e uma centena de inserções na imprensa falada e escrita para denunciar o abuso cometido contra a população ribeirinha com a posse da ilha concedida a exército.

Reabrir a ilha somente aos finais de semana e feriado pode representar para alguns poucos uma humilhação ou um cala-boca. Mas esses que reclamam são sabedores de todo empenho social e político/jurídico do Coletivo. Mesmo assim pouco fizeram para se envolver, de fato, para que hoje não tivéssemos somente uma reabertura nessas condições. Iremos continuar lutando por mais do que poucos metros quadrados de praia. Queremos a ilha para o uso de todas as suas potencialidades.

Enfim, a ilha foi reaberta no dia 24/08, mas sem estar nas condições que sempre lutamos: acesso todos os dias da semana, banheiros adequados, rampa com acessibilidade (o ideal seria uma rampa com mais patamares); bicicletário; rampa na praia do lado para Petrolina; poda das árvores; segurança (policiais e guarda municipal permanente); infraestrutura para a colônia de pescadores; uma academia popular; parque infantil e a construção do museu do ribeirinho.

Esperamos que o Exército, as prefeituras e a Univasf possam realizar as obras necessárias para tornar a Ilha do Fogo num local aprazível e com as condições pleiteadas pelo Coletivo Amigos da Ilha. E que sobretudo a população efetivamente cobre das instituições.

Coletivo de Amigos da Ilha do Fogo

Coletivo vê conquista na reabertura da Ilha do Fogo, mas diz que lutará por mais avanços

  1. Renato disse:

    Otimo avanço. Fui a ilha no sabado e o que pude presenciar foi maravilhoso, familias, amigos pessoas remando e nadando. Acho que deveria continuar assim, só que com um policiamento reforçado e que os frequentadores, como os Coletivos de Amigos da Ilha do Fogo, deveriam se preocupar com a limpeza da ilha. Pude perceber que o mato estava tomando conta da praia e ninguém faz nada. Se querem a ilha façam por onde.

  2. Marcelo Costa disse:

    O Exército não prendeu ninguém pq não quis, pq até fumaram maconha lá

  3. Laura disse:

    Vamos ver até quando vão manter aquela ilha limpa, sem falar que, pode voltar ser ponto dos que fazem uso de drogas. Como disse Marcelo Costa, já voltaram.

  4. Sempre é bom lembrar disse:

    A Ilha é Área Militar então é BOM prestar atenção no que fazem porque fumar maconha na Ilha do fogo é a mesma coisa que fumar em cima do muro da Polícia. É crime!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários