Colegiado de Ciências Sociais da Univasf esclarece que não havia candidatos aptos para a disciplina de Antropologia

por Carlos Britto // 10 de junho de 2013 às 19:31

Univasf/Foto reprodução O Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou uma nota oficial em resposta à denúncia de um leitor, publicada pelo Blog, sobre uma professora de Pedagogia que teria sido nomeada por ser esposa de outro docente da instituição.

De acordo com a nota, a professora foi escolhida para lecionar Antropologia e Educação porque não houve candidatos aprovados para a disciplina. Diante da falta de profissionais aptos e da urgência do curso de Ciências Sociais, o Colegiado teria as opções de realizar outra seleção ou alterar o perfil e aproveitar um candidato aprovado em outro concurso, sendo escolhida, por unanimidade, esta última.

Confira a nota na íntegra:

Vimos informar que este Colegiado não recebeu qualquer denúncia ou queixa formal, no tocante à suposta irregularidade no processo de nomeação de candidato aprovado no edital 14/2013, conforme matéria publicada no Blog de Carlos Britto, no dia 4/6/2013.

É preciso salientar que todos os procedimentos envolvendo o colegiado neste concurso para esta ou quaisquer outras vagas, seguiram os trâmites correntes na administração pública, tornando-se válidos somente após análise e aprovação pelas instâncias superiores da instituição. Como é praxe, estes procedimentos estão registrados, documentados e à disposição para quaisquer averiguações que se façam necessárias.

Contudo, em respeito à comunidade local, esclarecemos que, inicialmente, o Colegiado pretendia realizar concurso público para duas vagas de Pedagogia para atender às necessidades do curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Após debates internos, foi aprovada a proposta de realizar concurso para uma vaga de Pedagogia e uma vaga de perfil misto – Antropologia e Educação. Realizados os concursos, a vaga de Pedagogia teve quatro candidatos aprovados e homologados, enquanto a vaga de Antropologia e Educação não teve candidato aprovado.

Diante da situação de não preenchimento da vaga, o Colegiado se reuniu para debater as alternativas: a) um eventual ajuste do perfil para a realização de novo concurso ou b) aproveitamento de candidato aprovado em outro concurso.

Considerando-se a necessidade de Educadores para atuarem no curso de Licenciatura, as opções eram publicar novamente o perfil de Antropologia e Educação ou alterar o perfil para uma vaga de Pedagogia. Esclarecemos, ainda, que alterar o perfil da vaga para Teoria Antropológica representaria um distanciamento maior do que o originalmente definido, uma vez que não atenderia às necessidades da Licenciatura. Assim, a proposta de alterar o perfil da vaga para Pedagogia foi aprovada por unanimidade em reunião no dia 21/05/2013.

Como havia candidatos aprovados e homologados para a vaga de Pedagogia, no Concurso Público de que trata o Edital nº. 42 de 08 de novembro de 2012, Edital de homologação nº 4, publicado no Diário Oficial em 24 de janeiro de 2013, o Colegiado solicitou o aproveitamento de candidato aprovado.

Coordenação do Colegiado Acadêmico de Ciências Sociais

Colegiado de Ciências Sociais da Univasf esclarece que não havia candidatos aptos para a disciplina de Antropologia

  1. Jair Lima disse:

    Que “coincidentemente” ….

  2. Augusto disse:

    Talvez essa paródia feita pela medicina possa ser adaptada para o caso de Ciencias Sociais:
    Um forrozinho pra Univasf (NÃO) dançar:

    Adaptado de “A Natureza das Coisas” (Flávio José)
    Um forrozinho pra Univasf (NÃO) dançar:

    Adaptado de “A Natureza das Coisas” (Flávio José)

    Oh! Chá lá lá lá lá lá lá
    Oh! Chá lá lá lá lá lá lá
    Oh! Coisa feia é enrolar…
    Se avexe não…
    Depois da eleição pode acontecer tudo, inclusive nada!
    Se avexe não…
    Que “farmácia” engana até que pega as suas vagas!
    Se avexe não…
    Que na medicina a infelicidade logo se instala!
    Se avexe não…
    Amanhã ela pára na porta de sua sala!
    Se avexe não…
    Para os preceptores que trabalham duro no internato,
    A PROEN não tem pressa, trata com descaso,
    Irresponsavelmente nem passa por lá.
    Se avexe não…
    Veja Juju falando tanta besteira,
    Seja da Policlínica ou seja da empreiteira,
    Pra mentir mais que ele vai ter que suar.

  3. Pedro Henrique disse:

    O fato da candidata aproveitada ser esposa de um professor da Univasf foi só “coincidência”.

  4. Ludmila disse:

    Erro, deveria abrir novo concurso e não contratar um profissional de outra área. E a qualidade d ensino fica onde? Essa correria é somente para que o departamento fique bem perante o MEC, a CAPES e qualquer outro orgão que “poetei” as universidades, enquanto a qualidade de ensino vai para as “cucuias”. “Coincidência” é uma ova, nepotismo puro!

  5. Estudante: Ciencias sociais ou Pedagogia? disse:

    Tempestade de MENTIRAS… espero que no meu diploma conte a formação de pedagoga também. pois licenciatura em ciências sociais que é bom nada, só tem professores de bacharelado e outras áreas cheios de autoridade… e a coordenação ainda diz que q é a melhor coisa pra licenciatura kkkkk mentiroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários