Colapso na Polícia Civil de PE atinge Sertão e delegacias ficam fechadas por falta de contingente

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2014 às 14:10

Polícia Civil 1A poucos dias de iniciar 2015, a realidade da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) continua preocupante, principalmente no Sertão do Estado. Um decreto assinado em 2008 pelo então governador Eduardo Campos previa que a instituição deveria chegar ao novo ano com um efetivo de 10,4 mil, mas o efetivo no momento não passa de pouco mais de 4,8 mil profissionais.

Segundo o representante da Comissão de Aprovados no Concurso de 2006, Félix dos Anjos, o número é insuficiente para atender a região e muitas delegacias do Sertão estariam ficando fechadas por conta da falta de policiais.

Temos no Sertão 70 delegacias e algumas delas estão ficando fechadas simplesmente porque não tem efetivo. Dormentes, Moreilândia e Santa Filomena são exemplos que sofrem com a carência de policiais civis”, disse Félix, que compõe uma comissão formada por aprovados que aguardam convocação.

Ele lembra ainda que o déficit trouxe consequências diretas nas políticas de segurança pública. Um exemplo disso é que o programa ‘Pacto pela Vida’ termina o ano sem atingir as metas de redução de violência. Ao contrário disso, houve aumento de 10% no número de homicídios.

Novos quadros

Enquanto o atual contingente é insuficiente para atender a população, candidatos aprovados em concurso anteriores continuam à espera pela convocação. Em entrevista ao Blog, Félix explicou que apesar da entrada de 2.905 novos policiais, a quantidade ainda é insuficiente, uma vez que muitos profissionais também saíram da Polícia.

De fato houve entrada de 2.905 novos policiais, mas em compensação saíram 2.147. Ou seja, na verdade acrescentou mesmo só 758 policiais”, finalizou o representante dos aprovados.

Colapso na Polícia Civil de PE atinge Sertão e delegacias ficam fechadas por falta de contingente

  1. MARCILIO BARROS disse:

    O CARGO DE AGENTES EM ESPECIFICO SÓ RESTARAM DO ULTIMO CONCURSO 158,

  2. aprovado disse:

    No casa de agente sairam mais do que entraram de 2007 até 2014, Todas região sofre com a falta de policiais civis.ZONA DA MATA TEM DELEGACIA COM UM AGENTE.

  3. carlos andré disse:

    A população está sofrendo muito com essa falta de efetivo, quando procura uma delegacia e encontra fechada, o estado deixa de punir por falta de investigação, as consequências é a impunidade e aumento da violência, A FALTA DE POLICIAIS CIVIS FOI O MOTIVO DO FRACASSO DO PACTO PELA VIDA,tem um pedido feito pela chefia de policia de 700 agentes e 70 escrivão que até agora foi negado pela administração pública.

  4. Lurdes Almeida disse:

    sou uma vitima da falta de efetivo na policia civil, tendo que esperar o final de semana todo pra poder registrar um B.O.
    Espero que as autoridades tomem alguma atitude, que chame o pessoal que ja esta pronto, e nos dê mais segurança.

  5. Rodrigo disse:

    Os números apresentados pelo Governo do Estado, registrando um aumento de 8,73% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em 2014, em Pernambuco, trazem à tona a necessidade de uma repactuação do Pacto pela Vida, questão que já vinha sendo alertada publicamente pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa e que também foi vocalizada pelo então candidato ao Governo do Estado, senador Armando Monteiro, ao longo de toda a campanha eleitoral.

    Este índice, que torna oficial o clima de insegurança experimentado por toda a sociedade pernambucana, seja no interior ou na Região Metropolitana do Recife, mostra que o Pacto pela Vida necessita ser urgentemente requalificado e aperfeiçoado, ampliando inclusive seu raio de alcance para outras modalidades de crimes, a exemplo do combate às drogas e a violência contra as mulheres.

    Vale lembrar que quando foi lançado pelo então governador Eduardo Campos, em 2007, o Pacto pela Vida tinha uma meta de 12% ao ano na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais. Esta meta só foi atingida nos anos de 2009 e 2010. Em 2014, o programa dá claros sinais de que precisa ser rediscutido, com a ampliação no aumento da criminalidade.

    As justificativas apresentadas pelo Governo não explicam objetivamente o que houve para um crescimento tão significativo da violência. É por isto que, na volta do recesso parlamentar, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa convocará uma audiência pública para que o Governo do Estado apresente um balanço dos oito anos do programa e que a sociedade pernambucana seja devidamente informada das causas que têm comprometido a eficácia do Pacto pela Vida e levado a este aumento da criminalidade.

    Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa

  6. Denyse disse:

    A verdade é que as delegacias não se resume só aos agentes. Na DP de Petrolina por exemplo, conta apenas com quatro criminais e dois Aux. Peritos da Polícia Civil, sendo que estes profissionais cobre uma área que começa em Petrolina até Araripina. Como foi colocado a notícia, deixou de informa todos os outros cargos que compõe a Polícia Civil de Pernambuco.

  7. Edvaldo Aprovado pcpe disse:

    Senhor Carlos Brito: Gostaria d e agradecer o espaço disponível, e solicitar respostas das autoridade competentes ( comissão do concurso, administração Pública e da diretoria da SDS por qual razão não convocam os aprovados e reservas do concurso da policia civil de 2006 ? Esta muito claro o Déficit do quadro de funcionário da pCPE. peço o apoio para respostas dos responsáveis.

  8. Carlos José disse:

    Diante te tudo que está acontecendo queria saber apenas porque o senhor governador não convoca os aprovados no Concurso de 2006, o concurso está válido até fevereiro desse ano, e esse pessoal entrando na academia em 4 meses já teríamos efetivo para todas as delegacias. O senhor Governador preferiu no caso anunciar em breve um novo concurso para policia civil! Além de ser um desrespeito com os aprovados de 2006 que até hoje vivem um novela cheia de promessas e sempre com um final triste ,é um desrespeito maior ainda com a população. Pois com um novo concurso até passar todas as fases com certeza vai mais de um ano para formação de novos policiais. E ai, da para esperar mas de 1 ano com toda essa situação? Repense senhor governador, por favor os reservas e a população lhe pede, por favor repense.

  9. josé mauricio disse:

    Diante te tudo que está acontecendo queria saber apenas porque o senhor governador não convoca os aprovados no Concurso de 2006, o concurso está válido até fevereiro desse ano, e esse pessoal entrando na academia em 4 meses já teríamos efetivo para todas as delegacias. O senhor Governador preferiu no caso anunciar em breve um novo concurso para policia civil! Além de ser um desrespeito com os aprovados de 2006 que até hoje vivem um novela cheia de promessas e sempre com um final triste ,é um desrespeito maior ainda com a população. Pois com um novo concurso até passar todas as fases com certeza vai mais de um ano para formação de novos policiais. E ai, da para esperar mas de 1 ano com toda essa situação? Repense senhor governador, por favor os reservas e a população lhe pede, por favor repense.

  10. Klenio disse:

    O colapso na Policia Civil é geral com o déficit de mais 50% no efetivo e problemas estruturais, corporação perde gás no final de 2014 (Matéria do JC de 28/12/2014)

    No referido jornal informa ainda que sem delegados, agentes ou escrivães estão fechando nos finais de semanas. e muitas vezes à noite. Segundo dados do Sindacato dos Policiais Civis de Pernambuco essa é a realidade das delegacias de Jatobá, Iati, Saloá, Águas Belas, Lagoa do Ouro, Correntes, Jupi, Jucati, Terezinha, Brejão, Bom Concelho, Calçado, Jurema, Caetés, todas no Agreste. Dormentes, Santa Filomena e Moreilândia, no Sertão do Estado. Nessas cidades não se pode registrar ocorrências ou realizar diligências nesses dias, afirma o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros.

    Falta monitoramento e policiais em Jaboatão dos Guararapes (Matéria da Folha de Pernambuco de 05/01/2015) O delegado distrital Igor Leite informou que faltam agentes em todas as delegacias, o que compromete as investigações de crimes. Com isso inquéritos se acumulam à espera de elucidação. “Os distritos estão em situação crítica. Estamos à beira de um colapso“, revelou.

    Se o presidente do sindicato e um delegado conceituado e conhecedor de causa já opinou sobre a atual situação precaria da nossa Policia Civil de Pernambuco, e o pior de tudo isso é saber que existem reservas do ultimo concurso que já fizeram todas as etapas do concurso, apenas aguardando a convocação do governo para Acadêmia de Policia (ACADEPOL) e depois de quatro meses de curso, estarem trabalhando nas delegacias do nosso Estado e diminuindo o sofrimento da população pernambucana que vê a violência e o numero de homicídios crescerem.

  11. edvaldo aprovado pcpe disse:

    Acredito que devemos nos reunir para dar vosibilidade a nossa luta pela convocação

    1. josé mauricio disse:

      Vamos sim Edvaldo sou do interior mas faço questão de ir, a hora é agora, tem um grupo de reservas no site reservas policia civil pe, da uma entrada lá. Vamos nos movimentar!

  12. Josineide disse:

    Carlos Brito é um verdadeiro absurdo, descaso, desrespeito, descompromisso com a sociedade pernambucana e principalmente com os reservas do concurso da Policia Civil de 2006, o que é que o Governo do Estado esta esperando, fechar todas as Delegacias? Contratar temporários por necessidade pública ou criar a Guarda Patrimonial igual a PM (aposentados que voltam a trabalhar)?
    Para se ter uma ideia atualmente existe cerca de 463 policiais que esta em abono permanência (que já assinaram para descontar o FUNAFIN e que completaram 30 anos de serviço) e podem se aposentar a qualquer momento.

    Atualmente o efetivo da policia civil é de 4800 (entre delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos, aux. de peritos, médicos legistas e aux. de legistas).
    Quando o correto seria 10400 (dez mil e quatrocentos) em 2015 de acordo com o decreto 32341 de setembro de 2008 assinado pelo então Governador Eduardo Campos, para atender uma população do estado em torno de 8300. (oito milhões e trezentos mil).

    Assim fica complicado o Pacto pela Vida da Certo, é tirar leite de pedra!!!!!

  13. Eufrásio Bernardo disse:

    Carlos Brito, a própria procuradoria do estado sabe da validade do concurso, temos parecer do próprio procurador, validando o concurso ate fevereiro de 2015, temos o pedido do sec. da sds pedindo a nomeação de agentes e escrivães do concurso de 2006,diante deste colapso da pcpe e o nosso governador poderia nomear todos para amenizar o problema da pcpe. Peço ao amigo que procure junto as autoridades do estado uma resposta sobre a nossa situação, aguardo a resposta do conceituado jornalista.

  14. luiza disse:

    deveria fazer o concurso igual do Ceará. prova objetiva normal e outras etapas no curso de formação só assim ficaria mais rápido a entrada de mais policiais. esse concurso já esta defasado..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários