A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá gerir a transposição do Rio São Francisco, após o término das obras, foi o que anunciou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A ideia original era criar uma estatal para gerir a transposição, uma espécie de Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) federal. Seria a Águas Integradas do Nordeste S.A. (Agnes). No entanto, para Bezerra, apesar do crescimento do quadro de pessoal, o gasto será menor. “Certamente a Codevasf será reforçada (com a contratação de pessoal), mas evitaremos a criação de mais uma empresa pública”, ponderou Fernando Bezerra Coelho.
A Codevasf conta hoje com 1.560 funcionários na sede, sete superintendências regionais e três escritórios. Bezerra Coelho confirmou que o número de servidores será ampliado para a nova atribuição.Oficialmente chamada de Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a transposição custará R$ 4,5 bilhões – sem contar a revitalização do rio, que eleva o investimento para R$ 6 bilhões. A obra envolve a construção de dois grandes canais que distribuirão parte da água do rio entre Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
De acordo com ele, até o próximo dia 31, a execução física da transposição estará em 50%. A partir de julho, o Eixo Leste já estará em operação, com pleno funcionamento até o final do ano que vem. O Norte está previsto para o final de 2012.




A codevasf vai gerir esse prejuizo ai? Agora as verbas vão ficar ralas de vez
Agora é que a Codvesf afunda de vez… gerir esse elefante branco.
Sr. Ministro FBC, chegou a hóra de acabar com os cabides de emprego que existem na Codevasf, lá tem muita gente que entrou através de arrumadinhos políticos, coloca esse povo prá fora e faz Concurso Público para dar emprego as pessoas qualificadas.
Eu passarei com fé em Deus, através dos meus conhecimentos oriundos de muito estudo!
Ministro Fernando Bezerra, lembre-se que o presidente Lula garantiu que as obras de revitalização do Rio São Francisco iriam ser realizadas juntamente com a Transposição do Rio. Petrolina e Juazeiro continuam do mesmo jeito a lançarem toneladas e toneladas de dejetos domésticos no Rio São Francisco. Basta olha para a orla de Petrolina e ver o descaso da cidade com o Rio.
Pergunto ao senhor, quando veremos os esgotos domésticos das duas cidades não serem lançados no Rio São Franciso?. Será que esse compromisso não sera assumido? Ou a revitalização do Rio São Francisco foi apenas um engodo para a realização da transposição.
A sociedade precisa saber sobre o andamento da Revitalização, não adianta transpor àguas de esgotos. Façamos o presidente Lula cumprir com sua palavra, com seu compromisso.
Va em frente FBC estes que fazem comentarios negativos é pura inveja é um orgulho para nós que moramos em Petrolina ter vc como ministro , parabéns um forte abraço .
Já existem dezenas de concursandos da CODEVASF esperando nomeação… Inclusive eu, que espero a quase dois anos algum terceirizado ser demitido para abrir uma vaguinha pra mim…
Nenhum comentario criticou diretamente o ministro FBC, senhora DRICA. Nós torcemos pelo ministro como cidadões isentos disso.