Os moradores da comunidade do Capim, a 30km de Petrolina, iniciaram este mês de abril com uma grande novidade. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf, acabam de iniciar as obras de reabilitação e modernização do sistema de irrigação comunitário da comunidade.
O povoado do Capim já possui um sistema de irrigação comunitário, mas alguns meses os moradores da região solicitaram à Codevasf um estudo para verificar a defasagem do sistema e propor sua modernização.
Diante do pedido, a Companhia solicitou a uma empresa especializada em sistemas de irrigação para avaliar a situação do Capim. “Nós vimos que o projeto foi idealizado para irrigação de 19 hectares, mas atualmente possui 33 hectares em produção. Isso tem ocasionado a diminuição da pressão e da vazão. Assim, para a reabilitação e modernização do sistema do Capim iremos investir cerca R$300 mil”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana.
No sistema irrigado do Capim são produzidos goiaba, manga, banana, entre outros, com destaque para a produção da acerola, produzida em quase 15 dos 33ha irrigados no povoado. A modernização do distema de irrigação da comunidade beneficiará mais de 300 habitantes, e está prevista para terminar em cerca oito meses. (da Ascom)



e ainda nao agradecem