Codevasf assinou 73 contratos com gigante chinesa punida por TCU e Dnocs

por Carlos Britto // 14 de julho de 2025 às 10:00

Foto: Codevasf/arquivo

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou, entre 2023 e 2024, contratos que somam R$ 199,9 milhões com a gigante chinesa LiuGong. Ao todo, foram 73 acordos com a fabricante de equipamentos de construção, que atua no Brasil desde 2008.

Apesar do volume expressivo de contratos com o poder público, a LiuGong enfrenta problemas na Justiça. A empresa foi recentemente punida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), acusada de falsificação de documentos e fraude em licitação. Com isso, foi declarada inidônea e proibida de participar de licitações do governo federal por um ano, além de ter que pagar uma multa no valor de R$ 2,35 milhões.

A situação da empresa já vinha sendo acompanhada pelas autoridades. Em 2024, o TCU havia decretado a inidoneidade da LiuGong por cinco anos, mas a decisão foi derrubada pelo ministro Jhonatan de Jesus. No entanto, em julho, o relator Walton Alencar Rodrigues reaplicou a penalidade, desta vez com duração reduzida.

A LiuGong afirmou, em nota, que discorda da decisão do Dnocs e que irá adotar medidas judiciais cabíveis. “A LiuGong tem confiança de que sempre agiu nos estritos termos da lei e entende que a interpretação dada no processo administrativo não reflete a realidade dos fatos”, disse a empresa.

A companhia fornece para a Codevasf equipamentos como retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e pás-carregadeiras. (Fonte: Metrópole)

Codevasf assinou 73 contratos com gigante chinesa punida por TCU e Dnocs

  1. Junior disse:

    Cabe esclarecer que até as assinaturas dos contratos, não havia nenhum impedimento.

    Quem não conhece o trâmite de uma licitação e assinatura de contrato fica sem entender a presente matéria.

    Para fins de assinatura de contrato é necessário, além da documentação necessária no processo licitatório, verificar se a empresa está com todas as certidões aptas e sem impedimento de contratar com a administração pública. Na época que os contratos foram assinados, o ministro do TCU tinha suspendido o impedimento da empresa contratar com o governo.

  2. EDILBERTO disse:

    A cada dia a China COMUNISTA vai se infiltrando no Brasil, através do ex presidiário presidente, isso é muito GRAVE. o interesse deles é a ideológico COMUNISTA, doutrinação e apropriação do nosso território. Logo VÃO assumir o poder total sobre o Brasil. Um trabalhador (3º classe) da China ganha $ 100 dólares por mês, 7 dias por semana, 12 hs/dia, andaram aplicando em Camaçari. O líder Chinês Mao s. tung disse: “Não importa a cor do gato, importante que pegue o rato”, visam apenas interesses COMUNISTAS, não se deixem enganar.

  3. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    O seu país capitalista de mais de 500 anos está na onda de Primeiro Mundo. Talvez você acredite que está.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…