Começou nesta sexta-feira (16) o prazo para apresentação de recursos contra os resultados preliminares da avaliação de autodeclaração de candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, além do procedimento de caracterização da deficiência, no âmbito da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2).
De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, os candidatos terão até a próxima segunda-feira (19) para protocolar os recursos, conforme as regras estabelecidas no edital.
Os resultados preliminares das avaliações das autodeclarações foram divulgados na última quinta-feira (15). A etapa é obrigatória para os candidatos inscritos nas vagas reservadas e tem como objetivo assegurar o cumprimento dos critérios previstos para as políticas de cotas.
Nesta segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, houve ampliação das políticas afirmativas. O percentual de vagas reservadas para pessoas negras passou a ser de 25%, além da criação de cotas específicas para pessoas indígenas (3%) e quilombolas (2%). Já a reserva de vagas para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme determina a Lei nº 8.112/1990. (Fonte: Agência Brasil)


