Um Novo desafio:
Quando Euclides da Cunha definiu o nordestino como “um forte, antes de tudo”, na sua antológica obra sobre o massacre de Canudos (BA) – aqui pertinho de Petrolina, mesmo – nunca poderia imaginar quem em pleno século 21 a enigmática frase continuaria sendo tão atual.
Nem eu, que sempre achei a frase deturpada em clichês, imaginei usá-la em um momento tão decisivo quanto este. Sim, sou nordestino, sertanejo e a Canudos de Euclides fica a menos de 300 quilômetros de uma Petrolina que é fronteira com a Bahia e está longe demais das capitais (500 quilômetros de Salvador e 760 do Recife).
Mas a força da Internet transpõe fronteiras e os mais de onze mil acessos todos os dias em meu Blog de Notícias terminaram chamando a atenção da capital do estado pela revolução que se fazia no interior. E se a força vem do interior (novo clichê) ela agora desperta forte e altiva para contar a nossa história também para todo o estado.
Esta coluna que estreia hoje vai falar de política, notícias diversas, mas, sobretudo, pretende mostrar que o estado acontece (e ferve) também com toda ebulição por todo o interior.
Obrigado a todo o Grupo Folha, que teve a atitude de ampliar suas informações a todos os seus leitores e viu em mim a possibilidade de ser esse elo. Obrigado pela confiança e pela maneira carinhosa e respeitosa que me recebem aqui.
Sei das dificuldades e do grande esforço da diretoria em me contratar com todos os desafios editoriais e operacionais. Vou procurar ser fiel aos fatos e contar aqui o que for mais relevante e de interesse dessa grande audiência. Afinal, para ficar escrito, documentado e para que as futuras gerações saibam o que aconteceu por esses rincões, alguém tem que escrever a história. E a gente escreve é na Folha.
Faltam mulheres
Na semana em que se comemorou o dia internacional da mulher, a representante da União Brasileira das Mulheres (UBM), Socorro Lacerda, aproveitou a data para lembrar a ausência de mulheres no cenário político de Petrolina. Na cidade nunca houve uma candidata feminina, que se arriscasse ao pleito de prefeita. A exceção até agora fica para a deputada estadual Isabel Cristina (PT) que chegou ao cargo de vice (em 2001).
Quebrando o silêncio
O prefeito afastado de Araripina, Lula Sampaio (PTB), concedeu uma entrevista à rádio Arari, de propriedade do ex-deputado Valdeir Batista. Na oportunidade Lula chorou várias vezes e foi tachativo ao anunciar que vai provar sua inocência e se candidatar à reeleição. O prefeito, que foi afastado por decisão judicial, numa articulação que teve a participação do Tribunal de Contas de Pernambuco, do Ministério Público e da Polícia Federal, ficará longe de seu cargo até o dia 10 de julho.
Rejeição
A Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, sertão do Estado, rejeitou as contas do ex-prefeito Teógenes Lustosa (PMDB). A rejeição diz respeito às contas de 2006. Com o resultado o ex-prefeito ficou inelegível e deverá lançar a esposa Lanjinha para disputar o pleito contra o atual prefeito, Delson Lustosa (PTB), que deverá ter suas contas do exercício 2010 julgadas pela câmara na próxima 4ª feira.
Abrindo portas
O PT assumiu o 1º cargo na atual administração de Serra Talhada, com o prefeito Carlos Evandro (PR). Indicada pela articulação de Esquerda na cidade, liderada pelos petistas Sinézio Rodrigues e Júnior Moraes, a assistente social Mônica Cabral foi empossada na Coordenadoria da Mulher. Ainda este mês o PT deverá assumir mais duas coordenadorias na cidade.
Mais opção
Uma terceira via não é mais novidade em Lagoa Grande. As próximas eleições municipais devem contar com três candidatos e o cenário político deve ser o seguinte: De um lado a atual prefeita Rose Garziera (PR); do outro, o ex-prefeito Robson Amorim (PSB). A grande novidade, que é o G7 – o denominado “Grupão” – promete ser uma verdadeira fortaleza aos opositores. O nome ainda é uma incógnita.
Um palanque só
O deputado federal Inocêncio de Oliveira (PR) fez sua primeira visita a Serra Talhada após o rompimento com o atual prefeito Carlos Evandro (PR). A visita aconteceu na última sexta-feira (09), quando o deputado e seu primo pré-candidato a prefeito, deputado Sebastião Oliveira (PR), participaram da inauguração da Urgência Odontológica do Hospital Regional Agamenon Magalhães. Em entrevista à imprensa local, Inocêncio acenou para um entendimento com vistas à retirada da candidatura de Luciano Duque em apoio a Sebastião Oliveira, com o compromisso de ambos apoiarem Evandro para deputado estadual em 2014.
Mulheres Latino-Americanas
Mulheres de São José do Belmonte, Flores, Serra Talhada, Serrita e outros municípios do sertão pernambucano participaram, no Equador, do 3º Encontro Latino-americano e Caribenho de Mulheres Rurais (ENLAC). O evento reúne delegadas para abordar temas relacionados à terra, à produção, água, violência, direitos de participação e mulher rural e comunicação. Este ano representantes de 14 municípios brasileiros participaram do encontro.
Sem lei
Criada através de um projeto de autoria do vereador Alvinho Patriota (PV), a lei municipal que determina que os Bancos de Salgueiro realizem atendimento no tempo máximo de 15 minutos nunca entrou em execução. Embora tenha sido sancionada pelo Poder Executivo, a lei é descumprida pelas agências bancárias, e não há fiscalização. Alvinho disse que vai bater o pé e exigir o cumprimento da lei.
Só tem DNA
A deputada estadual Isabel Cristina (PT) bateu forte, durante as comemorações do aniversário do seu partido, este final de semana em Petrolina, na chapa do PSB na cidade. “Uma chapa para concorrer à Prefeitura de Petrolina, com o filho de Fernando Bezerra e o Filho de Gonzaga Patriota é uma chapa onde só o DNA foi valorizado. É a chapa DNA”.



Sim… com certeza: o Sertanejo é, antes de tudo, um Forte. Mas, temos que admitir que muito da força sertaneja que hoje expande Petrolina e região, são frutos – também – da diversidade da população, oriunda de tantos estados da Nação e de alguns outros países também. O conhecimento que se alastra; a mão de obra que chega; as lojas, escritórios, farmácias, bancos, padarias e tudo o mais que geram empregos urbanos; os investimentos em fazendas que tanto ampliam nossa zona rural; essas foram, acredito, as bases de Carlos Britto, esse Sertanejo Forte! Esse filho da Região que, com dignidade, sabe elevar a Bandeira do Vale do São Francisco! Parabéns! E que o Grupo Folha seja pequeno para você! Que seus horizontes se expandam mais e mais!
DNA ou Todinho, não importa. O que importa é que em 01.01.2013 Lossio estará fechando a meta das cem creches. Entregará a 100ª cheche ao povo de Petrolina, onde milhares de funcionários cuidarão do filhinho de um e do filhinho do outro. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
ISSO O GRUPÃO ESTÁ NA FITA E VAMOS ESPERAR A DECIÇÃO
Se é questão de DNA nem sei nem quero saber. Mas uma coisa é certa, Isabel Cristalha está com uma dor de cotovelo DANADA NO SEU DNA..KKKKK
Vai curar essa inveja longe mulher, saiba que eles são muito espertos
Carlos Britto,
Parabéns pelo feito. Que o grande DEUS ilumine seus caminhos e que seu crescimento seja cada vez mas nítido ao nosso povo PETROLINENSE e toda região ribeirinha.
Os melhores DNA’s são aqueles q todos sabem de onde vem. Q venham todos os DNA’s conhecidos, famosos e operantes. Por q não?????
Ô sr. Vaticínio, o Sr. quer dizer que a prefeitura, aquele prédio da guararapes será a centésima cheche de Lóssio,onde ficarão os dois bebezões filho de um e filho outro? Todos funcionários da prefeitura cuidarão da gigante creche? Será?
O jovem candidato deve está dizendo consigo mesmo: Chapa DNA? Derrota Neles Amanhã… fácil de entender assim!
Sugiro na sua Coluna da Folha:
ATENTADO A SAÚDE – Na vizinha cidade de Juazeiro,BA, um leitor vem apelando a administração municipal há varios dias, providências para retirada de um entulho de grandes proporções em pleno Centro, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Será que a Prefeitura não tem conhecimento desse assunto apesar dos constantes apelos, ou será que o leitor vai precisar enviar uma foto ao blog para o mundo todo conhecer aquele descaso com a população?