Clemilda Barreto comemora volta ao cargo: “Vitória não foi minha, foi da Facape”

por Carlos Britto // 28 de maio de 2009 às 23:10

clemilda-entrevista1Esta não é uma vitória minha. É uma vitória da Facape, da instituição”. Foi dessa forma, visivelmente emocionada, que a professora Clemilda Barreto comentou sobre sua recondução ao cargo de diretora-presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/Facape.

A decisão favorável a Clemilda – afastada no último dia 12 da função por denúncia de acúmulo de cargos – foi do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A liminar não tem caráter definitivo e cabe recurso.

Na coletiva que concedeu à imprensa local há poucas horas, em seu gabinete, Clemilda não escondeu que seu afastamento está ligado “a questões políticas” por pertencer ao grupo do secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB), adversário do atual prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB).

Mas sem demonstrar ressentimentos, ressaltou estar aberta ao “diálogo e fazer parcerias” com a prefeitura, a pouco mais de um ano para encerrar seu mandato de diretora. “Ambos, Facape e município, podem crescer juntos em prol do desenvolvimento da região”, ponderou.

Perguntada se seu afastamento pelo prefeito foi uma retaliação política pelo fato dela ter afastado a procuradora municipal Camila Cruz, Clemilda descartou completamente a suposição. Garantiu que foi a própria Camila que pediu para sair da assessoria jurídica da Facape, alegando questões éticas porque estava trabalhando na campanha do então candidato a prefeito Júlio Lóssio. Na época o prefeito era Odacy Amorim (PSB).

“Eu elogiei a postura dela e até pedi que aguardasse, mas ela não aguardou e se afastou do cargo. Tenho testemunho disso. Não há nenhuma prova de que eu a tenha exonerado”, revelou Clemilda.

Sobre a relação com uma parte dos universitários que não queria sua volta, Clemilda admitiu uma parte dessa culpa pelo fato de não informar as ações de sua gestão como deveria. Mas argumentou que muitos facapeanos confundem a função de diretor-presidente com a do diretor acadêmico. Ela garantiu que seu trabalho administrativo e financeiro, conforme determina o estatuto, estava sendo rigorosamente cumprido. “É preciso que nossos alunos se informem das atribuições para não atribuírem ao diretor-presidente funções que não são dele”, disse.

Quanto ao recente caso do estupro de uma estudante de direito, Clemilda contestou qualquer culpa no episódio. Ela informou ter solicitado à Prefeitura a presença de guardas municipais na Facape, e não obteve sucesso. Também tentou a contratação de uma empresa de segurança sugerindo ao Diretório Acadêmico (DA) o acréscimo de dois reais nas mensalidades dos estudantes. Também não conseguiu.

Clemilda disse que mesmo com recursos próprios, fez a guarita e o muro, além de instalar o sistema de vigilância eletrônico para garantir a segurança dos alunos. Apesar do esforço, ela reconheceu que a faculdade ainda é vulnerável nesse ponto, mas em nenhum momento houve omissão. “Dentro dos nossos recursos, a gente fez o que pôde. É claro que há deficiências, mas em nenhum momento fomos omissos”.

Ela informou ainda que vai abrir licitação para terceirizar o serviço e melhorar a segurança na instituição. Ainda sobre o assunto, Clemilda revelou não ter tomado conhecimento de outro caso de estupro na Facape, ocorrido quinze dias antes do da estudante de direito, conforme boletim de ocorrência prestado pela vítima na polícia. “O que soube foi de um caso de uma menina que tinha sido abordada na saída da faculdade por um individuo, mas nada aconteceu”, garantiu Clemilda.    

Por Antonio Carlos Miranda              

Clemilda Barreto comemora volta ao cargo: “Vitória não foi minha, foi da Facape”

  1. DCE/FACAPE disse:

    NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DCE/FACAPE

    1 – Caros colegas da FACAPE em entrevista a cima aonde Clemilda Barreto coloca que procurou o DA para acrescentar nas mensalidades R$ 2,00 ( dois reais ) pra contratação de segurança privada aqui na FACAPE, afirmo a toda comunidade da FACAPE que nunca recebe nem um tipo de documento que tratasse desta questão a Diretora Temporária da FACAPE Clemilda Barreto não esta condizente com a verdade, em quatro anos de sua Administração nunca foi convidado para conversar com esta pessoa, não que eu não quisesse, mas que ela nunca aceitou qualquer tipo de sugestões por parte dos alunos, a sua administração foi sempre comparada um trator de esteira descendo numa ladeira sem freio, passando por cima de tudo e de todos, administrando com mão de ferro, essa e a verdadeira face da Administração de Clemida Barreto.
    2 – Com relação a aluna do 3º período de Administração acredito que sua versão não e verdadeira também até porque o procurador da FACAPE Dr. Gabriel Meneses, esteve na delegacia com aluna, e no dia seguinte Professora Toinha Coordenadora do Curso de Administração esteve na residência da aluna a pediu para ela não divulgasse na imprensa o episódio e falou que Clemilda Barreto queria conversar com ela dia seguinte esteve no DCE/FACAPE, a aluna como também o seu noivo e esperou por ela na estrada de sua sala algumas horas mas ela não compareceu, logo depois os dois retornou ao DCE e me autorizou a divulgar todo o episódio,
    3- No dia 26 de janeiro de 2009, o aluno Sócrates entregou um documento, solicitando providencias com relação a segurança do estacionamento e detalha no oficio, fui autorizado pelo aluno a publicar o oficio, segundo o aluno ela respondeu dizendo que não podia fazer nada, como segue abaixo:
    4- não venha com esse descurso que não viu nao sabe de nada porque esse aqui ninguem acredtida.

    VALDIMIRO R. NASCIMENTO
    PRESIDENTE

    DOCUMENTO ENTREGUE A DIRETORA CLEMILDA BARRETO EM 26/01/2009 LEIA
    Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF
    Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape
    Petrolina, 26 de janeiro de 2009.
    De: Sócrates Augustus C. de Magalhães
    Para: Sra. Presidente Dra. Clemilda Barreto
    Assunto: Diversos
    Prezada Diretora.
    Com muito apreço e cordialidade venho expressar meus votos de felicidades. Gostaria de trazer nessa pequena lauda, alguns assuntos que me deixam preocupados como aluno desta gloriosa instituição que me honra muito, apesar de alguns problemas que ora existam, acredito que possam ser solucionados com empenho e colaboração de todos, o que já vem sendo executados pela senhora.
    1- Estacionamento – É sabido pela senhora dos constantes acontecimentos em nossa cidade a respeito de roubo de carro e até mesmo seqüestro de pessoas, e gostaria que Vossa Senhoria tomasse algumas providências, muitos alunos deixam seus veículos no período noturno e quando saem às 22:00 horas ficam apreensivos sabendo que correm risco de alguma abordagem de caráter delituoso. Como sugestão:
    1. Voltar o funcionamento do circuito de câmeras para monitorar a entrada e saída de veículos dos alunos;
    2. Verificar junto a Prefeitura a possibilidade da Guarda Municipal fazer uma ronda pelo estacionamento antes das 22 horas que é o pico de saída dos alunos ou até as 22 horas quando os veículos estão saindo. Tenho dito reclamações de alunas com a presença de elementos suspeitos dentro do estacionamento;
    3. Identificação dos veículos com algum adesivo (ex. Estacionamento aluno – facape);
    2- Estacionamento II – A possibilidade de uma passagem, para que as pessoas possam andar com maior tranqüilidade no estacionamento, ou pelo menos entre a divisão do estacionamento e o acesso as salas, pois a quantidade de areia dificulta a locomoção de muitas pessoas. É até algumas quedas de senhoras devido a esse excesso de areia nesses lugares.
    3- Parada de ônibus – Tenho observado que os alunos que se dirigem ao ponto de Ônibus em frente a FACAPE ficam no sol a pino causando bastante desconforto e se por ventura vier a chover piora a situação, ficam expostos a essas intempéries, por isso seria salutar que a FACAPE entrasse em contato com a EPPTC ou outro órgão competente para providenciar um abrigo para os estudantes, melhorando assim consideravelmente a espera dos transportes.
    4- Locomoção – A colocação de corrimão nas rampas e piso anti-derrapente (de borracha) nos locais que dão acesso as salas, que facilitaria muito a locomoção de pessoas com necessidades especiais.
    5 – Por último, que seja observada a nova resolução do CONTRAN sobre o estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais na instituição
    Antecipadamente agradeço a Vossa Senhoria a atenção dispensada.
    Sócrates Augustus C. Magalhães
    Líder de Classe 6º período/Conselheiro do CEPE (não empossado)

  2. jorgão/facape disse:

    Clemilda sua disimulada o seu afastamento se deu por conta das diversas irregularidades cometidas por voce aqui na facape, e voce esquece que houve um relatorio do ministerio público, estabelecendo um prazo de 10 dias para que o Prefeito tomasse as devidas providencias, somos a favor do seu afastamento definitivo, Cometeu improbidade adminstrativa recebendo 3 salarios da facape, professora, procuradora, diretora, e ainda por cima mentiu aos estudantes numa reunião com mas de 800 alunos no auditorio da facape, alem de receber irregularmente os salarios, deixou os seus colegas tambem acumular cargos que tambem vai responder por crime de improbidade administrativa, o seu retorna pra facape e uma vergonha para o Poder judiciario, aonde o ministerio publico de pernambuco esta fazendo uma campanha para acabar com acumulo de cargo para moralizar o bem público e ai vem esse desembargador desenformado, conceder liminar, essa liminar e desmoralizar o Ministerio Público, o Poder Executivo, como tambem todos nos alunos, permiter que uma pessoa com este tipo de comportamento venha esta a frente de uma entidade seria como e a facape, e um baita de um desrespeito, com a sociedade petrolinense. concerteza nos alunos iremos fazer moblizações para que voce afastesse de vez desta faculdade.
    Somos Prefeito a favor de que retire o mais rapido possivel essa pessoa daqui ela não merece fazer parte do quadro de funcionario do nosso municipio.
    reaja dce da facape estamos todos com voce!

  3. mel disse:

    Sr. Valdimiro
    Confesso que você e muito desenformado, fica apenas tentando colocar os alunos da FACAPE contra a direito Professora Clemilda. Cara ! vá estudar e cuidar dos seus afazeres ao invés de ficar falando o que não sabe. Você é uma pessoa que pretende crescer pisando os outros, coloque-se no seu lugar e tente conquistar seu espaço de forma fiel mostrando sua capacidade e naõ falando mal das pessoas coisas que você realmente não tem conhecimento.

  4. ALUNO disse:

    De fato que lê uma entrevista como esta não entende como uma pessoa tão poderada pode estar sendo acusada…certamente a população que esta além dos muros da FACAPE possa isso argumentar, mas, a realidade é totalmente diferente. A administração dessa senhora é pautada na nos discursos discimulados e nas ações autoritárias, não há perfl nela de uma educadora e sequer de uma gestora pública. Sabe a diretora que é sempre questionada e cobrada por professores e alunos, pois quanto aos servidores estes ficam amordaçados diante das retaliações que poderão ter.

    Sabemos e confiamos na JUSTIÇA, e aguardamos em breve a sua definitiva despedida, o que não trará saudades.

  5. Edvaldo disse:

    A volta dessa pessoa ao comando da faculdade é um retrocesso. Ela mandou espalhar na faculdades cartazes com os dizeres: “A Facape não é de nenhum prefeito”. E não era no tempo de Fernando de Odacy? Cara de pau demais pra uma pessoa só.

  6. epaminondas disse:

    nao e de hoje que esperavamos por isso.
    julio tem agido com o estomago…tentando triturar seus possiveis adversario,comprando a briga de guilherme ,enquanto deveria e ser grato aos que lhe ajudaram na sua eleiçao.
    os artificialismos de julio entretanto serao desmantelados um a um pela justiça e pela historia.
    triste “nova petrolina” pautada pela intransigencia ,intolerancia e perseguiçao.
    assim nao se constroem amigos mas se acumulam adversarios que devem se tornar INIMIGOS!
    aguardar e ver!

  7. funcionario revoltado disse:

    Tomara que a Justiça resolva logo isso. Não aguento mais vê o nome da Facape ser jogado no lixo. É tanta gente se aproveitando da situação que dá até nojo. Essa politicagem norjenta fede. A Facape formou muitos empresarios de Petrolina, muitas pessoas importantes passaram pela Facape. A Facape é um Patrimônio de Petrolina. Vamos respeitá-la.

  8. Aluna da FACAPE disse:

    ACHO QUE A ÚNICA COISA SENSATA QUE JULIO LOSSIO FEZ DEPOIS QUE SE TORNOU PEFEITO, FOI COLOCAR ESSA DIRETORA AUTORITÁRIA PRA LONGE DA FACAPE. ELA TÁ SE REVELANDO UMA PESSOA QUE QUER O PODER À FORÇA. ISSO DA A ENTENDER QUE TEM ALGO MAIS, QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO JA CONSTATOU. O ACUMULO DE CARGO JÁ HOUVE, MAS SERIA BOM MESMO ERA UMA AUDITORIA.

  9. neutro disse:

    Observo o seguinte:

    1. Se fosse possível constatar, eu diria que todos os pronunciamentos agressivos à pessoa da Dra. Clemilda, partem de pessoas revoltadas por não ter conseguido alguma benesse em seu favor ou de alguém;
    2. Se realmente a grande maioria das escritas acima forem de alunos, tenho dó de quem contratar seus serviços profissionais, pois estão se revelando verdadeiros analfabetos, pois verificam-se verdadeiras agressões ao nosso querido veráculo;
    3. Eu, particularmente, aluno da FACAPE, não passei procuração para ninguém se pronunciar em meu nome, para que digam, por exemplo, “reja dce da facape estamos todos com você!”. Não entro nessa guerra de politicagem.
    4. Concordo com falou que o Prefeito aguarde as próximas eleições…
    Daremos o trôco, sim. Votei nele, mas se arrependimento matasse, com certeza, eu já estaria morto.

  10. Privatização Já! disse:

    A saída para acabar com a politização (na verdadde, partidarização) dentro da FACAPE é privatizá-la. Não é justo que o município de Petrolina tenha que empregar vultoso orçamento para formar pessoas que não tem nenhum vínculo com a cidade. A FACAPE já prestou seu grande serviço a Região. Hoje existe a UNIVASF. Privatização já!

  11. Professor Pasquale disse:

    Neutro,

    Quanto à sua frase: (…) todos os pronunciamentos agressivos à pessoa da Dra. Clemilda, partem de pessoas (…), há uma incorreção. Entre sujeito e predicado não se usa vírgula.

  12. vai estudar disse:

    CLEMILDA VOLTOU PELA FALTA DE ESTUDO DA PROCURADORA GERAL DO MUNICÍPIO E DO SEU… VÃO ESTUDAR OU VOLTEM PARA O CEARÁ. CAMILA TU TÁ ERRANDO MUITO VIU!!!!!!!

  13. OBAMA disse:

    Clemilda,

    Acho que voce deve voltar para Prefeitura e ensinar Camila a trabalhar e orientar melhor Dr.Júlio (o coitado tá perdido, ñ acerta uma)mas ñ deixe a Facape, tenho certeza que voce consegue conciliar o cargo de Procuradora do Municipio e o de Diretora da FACAPE.
    Quanto a Camila, melhor voltar para os bancos de uma Faculdade ou voltar p/ sua cobertura e pousar de dondoca mulher de Juiz.

  14. Cecilia Alencar disse:

    …É VERDADE, TIRAR ESSA CAMILA, O LUGAR DELA É EM CASA.

  15. O.O disse:

    Antes de opinarmos é importante que nos informemos, pois tenho percebido que poucas pessoas estão entendendo o que está acontecendo com a FACAPE. Não defendo nem o Prefeito nem a Drª Clemilda porque ambos estão em uma luta política. E o DCE deveria comentar um pouco sobre a LAN HOUSE que instalou na faculdade.

    O que a FACAPE precisa não é de intervenção nem de privatização, mas sim de um novo estatuto na forma de um Projeto de Lei (debatido entre alunos, servidores e especialistas) e não um decreto.

    O que solicito são maiores esclarecimentos em relação ao acúmulo de cargos da Drª Clemilda & Cia.

    Assinado: Aluno que acredita em um futuro prospero para essa instituição.

  16. Simone disse:

    Ser petrolinense ja foi motivo de orgulho, mas a ultima vez que voltei a minha cidade natal, pois moro foro a 08 anos, me envergonhei da cidade DESERTO que se tornou Petrolina!!!
    Parece que teve uma guerra na cidade, pois as CRATERAS NOS ASFALTOS é vergonhosa, a Saude (o que diziam que seria a UNICA COISA Q ELE SABERIA FAZER AO CERTO JA QUE O JULIO LOSSO ERA MEDICO E NAO POLITICO) é motivo de mais vergonha, pois o IMIP e o Traumas se tornaram verdadeiros TRAUMAS!
    Enquanto isso temos que ver a cidade afundando e o prefeito perseguindo adversários politicos ao inves de trabalhar!
    Petrolina agora nem 1 sao joao descente terá para ir visitar minha terrinha, nem um asfalto descente, pra se andar, Uma SAUDE DESCENTE, mas tem um GRANDE GLADIADOR atras das presas adversarias !!!
    Mas sinceramente? É TRISTE VER DE LONGE que minha “PETROLINDA” deixa de ser LINDA, para se tornar palco de guerra entre VOU TIRAR VOCE PORQUE VOCE NAO É DOS MEUS, e pra aqueles que acham que so a FACAPE TEM PROBLEMA, estao longe de ver a realidade do Brasil a fora!
    Continue Diretora, sua permanencia do cargo é a amostra de que a ERA DO CORONELISMO JA ACABOU FAZ UM BOM TEMPO, so O Sr Julio Lossio nao se lembra ainda!

  17. neutro disse:

    PRIVATIZAÇÃO JÁ…

    De onde você tirou a idéia de que a Prefeitura “emprega vultoso orçamento na FACAPE”?

    PROFESSOR PASQUALE…

    Obrigado pela correção. Sempre que observar erro em meus textos, corrigi-los. prá mim será sempre um prazer aprender mais, lógicamente, com quem sabe. Mas, pelo menos, não errei feio como Valdimiro e Jorjão/Facape (que com certeza não é o professor Jorjão), onde a pontuação é deficiente, deixando o texto sem nexo. Ou estou errado?

  18. Professora Pasquale disse:

    NA NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DCE/FACAPE emitida por
    VALDIMIRO R. NASCIMENTO-PRESIDENTE onde o mesmo “anexa” o
    DOCUMENTO ENTREGUE A DIRETORA CLEMILDA BARRETO EM 26/01/2009 escrita por Sócrates Augustus C. de Magalhães é um “ASSASSINATO” à gramática, ao Aurélio, ao nosso idioma… MEU DEUS será que ele cursa mesmo o 6o. período da FACAPE????!!!

  19. Aluna disse:

    A Profª Clemilda disse que solicitou ao DA que acrescentasse R$ 2,00 ao valor da mensalidade para contratar segurança para a FACAPE. A obrigação de contratar segurança para a Instituição não é do aluno, é da própria Instituição.
    Com relação à solicitção de Guardas Municipais para a segurança na Facape, porque ela dirigiu-se à Prefeitura, se existe um órgão próprio que é responsável pela Guarda Municipal? Para isso, bastaria apenas um ofício.
    Profª Clemilda, onde está o pedido que a Srª fez à Prefeitura, solicitando Guardas Municipais? Mostre-o.

  20. DCE/FACAPE disse:

    DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA FACAPE
    SENADOR MANSUETO DE LEVOR
    GESTÃO MAIS AÇÃO

    NOTA DE REPUDIO

    Haja vista a medida liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, impetrada pela senhora Presidente da Autarquia do Vale do São Francisco, bem como do seu retorno as suas atividades e ante ao déficit acumulado perante todos os que fazem esta instituição, sobretudo aos alunos, vimos REPUDIAR a mais esta manobra, que insistentemente vem à busca de encobrir as falhas e retrocessos da sua administração.

    Sabemos de toda a preocupação que cerca esta administração, bem como a todos os que dela fazem parte, estes todos servidores que minuciosamente foram denunciados pelo Ministério Público de Pernambuco e que em breve estarão respondendo a processos administrativos, onde acreditamos que haja dentre em breve a apuração de todos estes fatos, bem como a punição merecida a quem esteja envolvido. Fatos como estes certamente são lamentáveis, mas que fazem parte do nosso convívio e que macula a instituição.

    Acreditamos no empenho do Ministério Público, que já coleciona denuncias contra a AEVSF/FACAPE, na responsabilidade e da VINCULAÇÃO do Executivo Municipal em apurar e punir a todos os que possam estar envolvidos, sobretudo afastando-os imediatamente e na IMPARCIALIDADE do Poder Judiciário em dar CELERIDADE à seqüência de fatos acontecidos.

    Valdimiro R. Nasimento
    Presidente

    PARIDADE DO VOTO – NOVO DIRETOR – ELEÇÕES JÁ!

    AGURDEM ESTAREMOS PROMOVENDO UMA MOBILIZAÇÃO GERAL!

  21. CHEGA DE POLITICAGEM DCE! disse:

    No Mínimo deve querer se candidatar tb neh??!!? ME ECONOMIZE HOMEM e vá procurar um Trabalho d Verdade para SUSTENTAR sua familia tenha um mínimo de DECÊNCIA!! Será q sabe o significado??
    DECÊNCIA–>1. Qualidade de quem ou daquilo que é decente. 2. Compostura; Decoro.
    A sua hora também está para CHEGAR!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *