Após passar por diferentes comunidades da periferia de Petrolina, o Circuito de Dança na Periferia chega à etapa final da sua terceira edição. O encerramento acontece no Bairro Dom Avelar, na Escola Municipal Santa Terezinha, levando arte, movimento e novas formas de expressão aos estudantes da unidade.
Idealizado pela Companhia Balançarte, o projeto começou no Jardim Maravilha, seguiu pelos bairros Pedra Linda e Jardim Amazonas, e agora conclui sua jornada cultural no Dom Avelar. Entre os dias 10 e 13 de novembro, os alunos participam de oficinas gratuitas de iniciação em dança, nas modalidades contemporânea, experimental e popular, ministradas por artistas educadores da companhia.
O encerramento oficial será na sexta-feira (14), a partir das 9h, com uma Mostra Pedagógica que reunirá apresentações dos participantes das oficinas e espetáculos convidados. O público poderá conferir o Espetáculo “Nêgo D’Água”, do grupo Qualquer Um dos Dois, apresentação de dança com o grupo Área 51, o Espetáculo “Na Finta”, do Núcleo de Estudos em Dança (NED) e o Show musical “A Baiana deu Sinal”, com a cantora Mádara
O diretor da Companhia Balançarte, Marcos Aurélio, destaca que o projeto tem como propósito levar arte e aprendizado para os territórios periféricos. “É uma troca. A gente chega para ensinar, mas também para aprender com as histórias e culturas vivas de cada bairro”, afirmou. O Circuito é realizado com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) – edição 2022/2023, do Governo de Pernambuco, e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina e da Fundação Nilo Coelho. Informações sobre o projeto, bastidores e registros das atividades estão disponíveis no Instagram @ciabalançarte.


