Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (4) a observação de uma partícula subatômica inédita até então. Eles veem fortes indícios de que se trate do “bóson de Higgs”, a “partícula de Deus”, única partícula prevista pela teoria vigente da física que ainda não tinha sido detectada em laboratórios, e que vinha sendo perseguida ao longo das últimas décadas.
Pela teoria, o bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Se sua existência for confirmada, portanto, este é um passo importante da ciência na compreensão da origem de todos os objetos.
“Eu não tenho muita dúvida de que, na física de partículas, é o evento mais importante dos últimos 30 anos”, afirmou Sérgio Novaes, pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que faz parte da colaboração CMS. “Eu acho que é um momento histórico que a gente está vivendo”, completou.
Apesar do grande impacto na física teórica, a descoberta ainda não representa um avanço direcionado a nenhum campo específico da tecnologia.
A nova partícula tem características “consistentes” com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão coletar novos dados para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs.
O “bóson de Higgs” ganhou o apelido de “partícula de Deus” em 1993, depois que o físico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro “The God Particle” (literalmente “a partícula de Deus”, em inglês), voltado a explicar toda a teoria em volta do bóson de Higgs para o público leigo. Ainda não há edição desse livro em português.
O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês). As conclusões foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), acelerador de partículas construído pelo Cern debaixo da terra na fronteira entre a França e a Suíça, considerado a máquina mais poderosa do mundo.
Para confirmar se o bóson descoberto é mesmo a “partícula de Deus”, será necessário estudar a fundo os decaimentos. O Modelo Padrão – conjunto de teorias mais aceito para explicar as interações da natureza e as partículas fundamentais que constituem a matéria – prevê o decaimento do bóson de Higgs em diferentes partículas, cada uma em determinada quantidade.
Divergências
O próximo passo dos cientistas é testar os vários decaimentos decorrentes dessa partícula. Se os resultados continuarem sendo coerentes com o Modelo Padrão, será confirmado que ela é mesmo o bóson de Higgs.
Caso haja divergências, pode ser que explicações teóricas alternativas sejam adotadas. Já existe uma, chamada de supersimetria, que faz adendos ao Modelo Padrão e prevê a existência de vários bósons de Higgs com pequenas divergências entre si. Enquanto estas experiências não mostrarem resultados, é impossível afirmar qual dos modelos se adéqua melhor à natureza. (do G1 c/foto)



Que piada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Qual a partícula que não é de Deus???
O Universo é um imenso oceano a ser desbravado. E a humanidade ainda está na praia, com a água na canela….
Se você soubesse ler saberia que: ” A partícula de Deus”, foi um apenas um apelido devido ao fato desta párticula, o Bóson de Higgs, forncer a explicação necessária para a existência de átomos com massas atômicas diferentes o que possilita digamos assim: “A vida como a conhecemos”
Bla bla bla
É O FIM DO MUNDO…
Não, não é o fim do mundo. É o início de uma nova etapa da explicação da existência do Universo.
A partícula de Deus não anda sambando assim não rssssssssss
Reportagem sem nexo!!!!!
CIENTISTAS QUANDO NÃO TEM O QUE FAZER PROCURA CHAMAR ATENÇÃO DE QUALQUER FORMA:ATE COM O QUE NÃO LHE DIZ RESPEITO.
A SOBERANIA DE UM DEUS ÚNICO,VIVO.
A notícia não é sobre religião. É só uma alusão. Isso é pesquisa científica, objeto da ciência, logo campo de atuação dos cientistas. E é graças a esses cientistas que “não tem o que fazer” que conhecemos tanto do universo e suas influencias.
Novidade!!!
Eu tenho a partícula divina e vc tbem tem.
Fico feliz em ser contemporâneo a essa descoberta cientifica, espero que realmente se confirme que seja o Bóson de Higgs. Com a explicação cientifica do “Modelo Padrão”, haverá possíveis aplicações que poderão proporcionar avanços tecnológicos de grandes proporções e aos quais também gostaria de vivenciar.
Isto é coisa muito séria. Vocês estão por fora da física quântica. O gereciamento do blog não deveria deixar sair comentários tão bobos sobre as buscas desta subpartícula atômica.
Realmente quem não tem noção do que se trata não deveria nem fazer comentários.
Infelizmente a maioria das pessoas não tem conhecimento das recentes descobertas da ciência.
Não tentem discutir com leigos sobre física quântica, no mínimo vão achar que vocês estão loucos. Ou então te queimarão na fogueira da ignorância.
Claro, falar em Deus provoca sempre reações bestas. Felizmente alguns entenderam.
Não é que pode ter sido descoberta, foi a comprovação final da existência da partícula subatômica iniciada por Higgs e denominada de Bóson, assim como não acreditaram na existência do átomo anteriormente e hoje se rendem a tecnologia proporcionada por essa descoberta, principalmente na medicina, estão tentando fazer a mesma coisa com o o Bóson de Higgs, e antes que possam misturar religião na história, o apelido ” Partícula de Deus” não tem nada a ver com Deus, o apelido foi escolhido apenas para enfatizar a importância da descoberta para a física atual a qual conhecemos.
Ent’ao, sem escrupulos beatos e del[irio cientifico, mas a ciencia j[a poderia ter encontrado esta particula ha muito tempo.Bastaria ter trocado o modelo atomo primordial por ovulo primordial que explodiu ao ser fecundado.Temos que escolher o que [e mais importante por que ou por que.Sem duvida nenhuma os cientista s’ao homens e mulheres que merecem todo o nosso respeito e gratid’ao.
Sauda;’oes.O que e mais importate por quem ou por qu”e.tauvez o termo ovulo primordial n’ao tenha sido proposto por temor, algo como ser ridicularizado,[e morte nao so nos meios cientificos.Isto poderia ter ter direcionado as pesquisas com mais probalilidades de acertos e economizar um bom dinheiro e verbas(estou mesmo com problemas no teclado).a ciencia ou este modelo cientifico pode da certo ou pode fracassar como o cristiasmo vigente.
O que e mais importate por quem ou por qu”e.tauvez o termo ovulo primordial n’ao tenha sido proposto por temor, algo como ser ridicularizado,[e morte nao so nos meios cientificos.Isto poderia ter ter direcionado as pesquisas com mais probalilidades de acertos e economizar um bom dinheiro e verbas(estou mesmo com problemas no teclado).a ciencia ou este modelo cientifico pode da certo ou pode fracassar como o cristiasmo vigente.