Juazeirense é agredido pela Guarda Municipal dentro da Prefeitura de Petrolina

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2011 às 20:04

Depois de ser agredido fisicamente por guardas municipais dentro da Prefeitura de Petrolina, o juazeirense José dos Santos Rodrigues (foto) foi parar na delegacia de polícia.

Segundo Rodrigues, ele foi agredido porque trajava uma bermuda. “Eu entrei na prefeitura para resolver um assunto no setor de Recursos Humanos com minha esposa, estava vestido uma bermuda e não enfrentei nenhum tipo de empecilho, depois que já estava dentro do prédio um guarda me convidou a deixar o local por causa do tipo de roupa. Eu disse: ‘agora que já entrei só saio depois que resolver’. Então eles partiram para cima, me deram um gravata, me imobilizaram e me jogaram no chão”, disse, mostrando os hematomas no braço.

Além de registrar a queixa, ele fez o exame de corpo de delito e disse que vai até o fim para punir seus agressores. “Eles deixaram de fazer o trabalho deles, que deviam estar na porta para impedir que eu entrasse, mas não me tirarem de lá na marra, me agredirem, chegando até a quebrar  meus óculos (foto)  depois de um erro deles. Isso  é um absurdo, estou indignado”, concluiu.

Procuramos a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina, mas obtivemos qualquer resposta.

Juazeirense é agredido pela Guarda Municipal dentro da Prefeitura de Petrolina

  1. rafael disse:

    esses guarda querem ser oq nao sao e anda dizendo q pode porta armas fora de serviço tao fora da lei a lei diz que so em cidade acima de 500 000 mil habitantes

    1. João disse:

      Esse juazeirense está pensando que aqui é casa de mãe joana ?, que entra de qualquer jeito, trajando o quem bem entender. ???!!!. Se na bagunça da cidade dele, na bagunça da prefeitura da cidade dele pode-se entrar até pelado é problema deles lá, que não tem ordem na casa. AQUI TEM !!!, e tem que ser obedecida. ACHEI FOI POUCO !!!!!.
      OBS: sabe-se que em alguns órgãos públicos é proibido o uso de determinados tipos de vestimentas, tenho certeza que não é a primeira vez que ele entrou na prefeitura daqui.

      1. Maria disse:

        Olha você escrevendo besteira!
        Pois falta de respeito e ordem há em qualquer lugar!
        Todo mundo sabe que em órgãos públicos não se pode trajar qualquer roupa como bermudas, minisaias, etc. Mas como todos se acham no direito de desrespeitar a ordem, acontece isso, mas daí a partir para agressão física já é abuso de poder.
        Eu sou Petrolinense mas não gosto que desrespeitem Juazeiro, é nossa cidade-irmã com suas qualidades, com seus defeitos como Petrolina os tem.

    2. Luiz Carlos disse:

      Petrolina e Juazeiro, fazem parte da (RIDE), Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico, juntamente com mais três cidades do lado baiano e três do lado pernambucano, isso deu a prerrogativa a essa região de ser considerada metropolitana; e na nas regiões metropolitanas os guardas tem porte de arma 24 horas. Opinar sem conhecimento de causa não é sinal de inteligência.

  2. Desrespeito ao Cidadão disse:

    Esse é mais um caso de abuso de “autoridade” o qual não devemos tolerar. A sociedade está cheia de pessoas que devem nos proteger mas, que na verdade só nos fazem setirmos mais inseguros.
    Acredito que só denunciado e com o apoio da sociedade, iremos diminuir tais banalidades, você tem todo o meu apoio, continue com o processo e vamos atraz de nossos direitos.

  3. Ricardo disse:

    Metido a brabo tem que levar é cacete mesmo!

    1. Paulo disse:

      Calma seu Ricardo não é assim, guarda é p/ ficar na porta e não abordar o cidadão já dentro do estabelecimento, precisa esse povo fazer treinamento, que é isso, é muito autoritarismo, diálogo é o caminho, ok.

      1. Sheldom Cooper disse:

        Caro Paulo, concordo que o diálogo é o melhor caminho, inclusive o cidadão em questão afirmou “um guarda me convidou a deixar o local”, onde cocluo que o “guarda” tentou o diálogo, mas qual resposta recebeu? ‘agora que já entrei só saio depois que resolver’, ou seja, o cidadão não decidiu pelo diálogo e sim pelo enfrentamento. Ninguém entra em repartição pública de bermuda, seja federal, estadual ou municipal, nem em Petrolina, nem em Juazeiro, nem em qauluer lugar do Brasil.

        [ ]´s

        Sheldom Cooper.

        Soli Deo Gloria!!!

        1. Joaquim do Amor Divino disse:

          Boa Sheldon!!! entra em repartição de bermuda, depois se recusa a sair . . .
          me respondam vcs fariam o q se estivessem no lugar do guarda???
          eu faria a mesma coisa

          1. Luiz Carlos disse:

            E mais, na entrada da Prefeitura tem um aviso bem legível que é proibido o acesso ao 1º piso trajando bermuda. O cidadão tem direitos, mas também deveres, é bom lembrar disso antes de saírem crucificando a Guarda Municipal.

        2. Nilberto disse:

          Concordo o guarda tentou conversar ele respondeu a meu entender desacatando e desafiando o guarda, nd mais justo que ser retirado a força, já que foi convidado a deixar o local e ignorou,

          ou ele queria que o guarda pegasse na mãozinha dele e o levasse até a porta???

          1. O sincero disse:

            Isto mostra a cara da Administração Pública Municipal, pois o treinamento e controle dos servidores em exercicio de suas funções é de responsabilidade do Município, primeiro começa pelo Prefeito que é ……., como é que a Guarda deve ter outra postura? O Prefeito manda a impressa se calar e a Guarda se sente autorizada para espancar e coagir quem resolve buscar seus direitos… VAMOS VESTIR A CAMISA DA LIBERDADE E TIRAR ESSE DITADOR DO PODER…. Vamos dar um golpe já no Município.

        3. Busco Legislação disse:

          Só quero saber onde está a legislação que fala a respeito. Se me mostrarem eu fico na minha, mas até hoje só vi foi papo furado. E guardinha de prefeitura é para segurança do patrimônio e não para agredir cidadão. Guardas despreparados e covardes. Usam a farda para mostrar autoridade, mas sem ela são um bando de frouxos. Queria ver se a Prefeitura fosse assaltada… garanto que colocariam o rabo no meio das pernas e fugiriam do local…

      2. Luiz Carlos disse:

        O local onde o Guarda deve ficar nos postos de serviço, quem define é a Lei Municipal 1.063 de 2001, e as normas regulamentares dos devidos cursos de qualificacão profissional que fazemos; em si falando de curso, leia a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas Municipais em Segurança Pública, curso que fizemos em 2004. Por favor não opine sem conhecimento de causa, é desohesto.

  4. jorgilson cabral disse:

    Gente despreparada e foda mesmo, se fosse juiz enquadra todos esses truculentos.

    1. Alessandra disse:

      Primeiro aprenda a escrever e limite seu linguajar, um site serio como este não se coloca palavras ao vento.

      1. Luiz Carlos disse:

        Realmente alessandra, se a sociedade clama por justiça e paz, as pessoas não deveriam fazer comentários desrespeitosos e agressivos como esse.

      2. jorgilson cabral disse:

        Ok professora desculpe-me pela palavra de baixo calao.

  5. Sertanejo disse:

    Venha e convenhamos, entrar em repartição pública trajando bermuda, não sei em Juazeiro ou na Bahia, mas em todo lugar é proibido e segundo vc falou foi “convidado” a sair e além de tudo disse:”Só saio depois de resolver”. O que vc queria depois disso, de pessoas, talvez, mal pagas e despreparadas? Tudo bem que não devemos tolerar todo tipo de truculência, porém não sei se faltou bom senso e juizo em vc.

  6. NA REAL MEU POVO disse:

    SOBRE A GUARDA É DAR PODER A UM PESSOAL DESPREPARADADO.

    1. alessandra disse:

      Mas quando você precisa bem que você gosta de ser ajudado por esse mesmo guarda que você diz ser despreparado!

    2. Luiz Carlos disse:

      Procure se informar sobre a MATRIZ CURRICULAR NACIONAL PARA FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS EM SEGURANÇA PÚBLICA, DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, pois os Guardas de Petrolina passarão por este curso, e segundo o Cel. C. Branco disse na oportunidade de realização deste curso, a Guarda que tem esta formação não deixa a desejar em nada a outros cursos de formação de soldados da Polícia Militar no país.

  7. Patriciana disse:

    O cara tá pensando que tá na Bahia…

  8. igor disse:

    abuso de poder

    1. Luiz Carlos disse:

      Quando há desobediência (tem um aviso na entrada da Prefeitura que não pode subir de bermuda); quando há desacato (se dirigiu aos Guardas com palavras ofensivas; e quando há resistência a prisão, pois se o mesmo apresenta hematomas é porque reagiu, nesse sentido o uso de força necessário para que a ordem seja estabelecida se justifica.

      1. jorgilson cabral disse:

        Luis Carlos vc deve ser da guarda ou advogado da mesma, entao me desculpe pelas palavras , em todo lugar existe o bom e o mau funcionario.

  9. Dreda disse:

    Se o cidadão sabia que estava errado (de bermuda), por que simplesmente não saiu quando o guarda pediu a primeira vez? Quis se aproveitar de uma falha na entrada e se deu mal.

  10. Nêgo D'agua disse:

    Omi, se cuida, vc tá na terra de Lampeão.

  11. Paulo disse:

    De cara vejo que esse S.r é muito bem educado para não falar o contrario pq ele mesmo fala que foi convidado a sair (pq não saiu), ai já sabe força necessaria o oculos não quer dizer nada.

  12. MC disse:

    Nada é tão imbecil quanto estas restrições sobre o uso de bermudas para homens… é ridículo que, em um lugar tão quente quanto a nossa região, a guarda (que é patrimonial, ou apenas isto deveria ser) tenha postura agressiva contra qualquer cidadão, há outras histórias sobre esses indivíduos que nunca sairam na mídia, mas são faladas à boca miúda, no seio da sociedade.
    Bastava ver aquela marca agressiva que havia onde hoje funciona a Maria do Peixe, um ridículo brasão com um par de algemas no centro.

    1. alessandra disse:

      Em primeiro lugar MC todos nós sabemos que na maioria das repartições públicas brasileiras é proibido o uso de bermuda, camiseta e chinelos pois essa indumentária não está de acordo com as normas de acesso aos prédios do serviço público.
      Quem precisar usar os serviços das repartições públicas deve usar uma indumentária normal, ou seja, calça, camisa e sapatos.
      em segundo lugar Guarda municipal não é e nunca será vigia, pois o mesmo entra no cargo por meio de concurso público. então antes de postar um comentário aqui nesse blog se informe melhor no assunto que está sendo abordado!
      sem mais..

    2. marculino disse:

      É bom q se diga que a restrição não adentrar ao prédio e sim subir para os andares do mesmo! quando ele foi convidado a descer poderia ter esperado sua esposa na recepção como muitos educadamente fazem. Mas acho que ele tem a mesma concepção do Sr. MC! São vigias não são de nada! Vigias ou Guardas precisam ser respeitados!!!

    3. Luiz Carlos disse:

      Para prender uma pessoa em flagrante por desrespeito,desacato e resistência, que é o que os Guardas deveriam ter feito, não precisa ser polícia, e vigia é um profissão que merece respeito como qualquer uma outra.

  13. Pedro Barbosa disse:

    Quando vc entra logo na Prefeitura de Petrolina, esta um cartaz dizendo; Proibido entrada de bermuda. Ai vem um engraçadinho desse,pensado que aqui em Petrolina e igual a Juazeiro que fazem o que quer e nao tem ninguem para reclamar.Eatao de parabens tem que ter ordem se nao vira uma zona.
    Imagine vc,todos os funcionrios,secretarios e ate o Prefeito ir traballhar de bermuda.

    Estao de Parabens a Guarda Municipal.

    1. Maria disse:

      Respeite Juazeiro!
      Essas restrições ao uso de certo tipo de indumentária nos órgãos públicos é em todo Brasil!
      Vamos dar um basta em preconceitos!

      1. Maria disse:

        Falta de educação reina em todo lugar e Petrolina não é diferente é a terra dos espertinhos, aproveitadores e mal-educados em todos os sentidos.

  14. joedan disse:

    Como ele mesmo diz, foi convidado a sair e desobedeceu, o que mais ele quer? Acho que pensa que está em juazeiro onde pode tudo, inclusive desacatar servidor público quando de serviço!

  15. Watergate disse:

    Quando eu digo que esses despreparados pensam que sao PF ninguém acredita. Uma vez guardinha sempre guardinha.

    1. Luiz Carlos disse:

      watergate? É lamentável, a pessoa se esconde por trás de um condinome, e pelo direito de anonimato para ofender mais de uma centena de pais de família. Se os Guardas erraram, que a justiça tome as providências, é desonesto as pessoas usarem de meios covardes, para agredir verbalmente os Guardas sem saber o que de fato aconteceu.

      1. Maria disse:

        Com certeza! Ninguém tem o direito de desrespeitar o outro. Quem agride de alguma forma, está pedindo para ser tratado na mesma moeda para ser contido.

  16. LUIZ gONZAGA NETO disse:

    Não comento a norma, pois acho que cabe a prefeitura ditar suas regras,mas questiona porque na FACAPE uma institução tambem municipal se vê alunos e alunas vestidos de bermudas shorts curtos e chinelos assistindo aulas. Outra coisa, nunca vi uma mulher, principlamente nova e de corpo que chame atenção, nada contra as demais, ser barrada numa instituição pública municipal porque estava de bermuda. POR QUE SERÁ? Acho que ta na hora, ou melhor ja passou da hora de rever esses conceitos atrasados, pois afinal de contas vivemos numa região semi-árido de clima quente, e nada mais confortavel que andar de bermuda que é uma roupa nada imoral.

    1. petrolinense disse:

      Fala sério! Comparar ambiente estudantil com um a sede do poder executivo municipal é o cúmulo!

      Observe que a facape presta um serviço público…. observe qual é o seu público… Em todas as universidades da região os estudantes vão vestidos como o bom ou mau senso lhes manda, pq isso cabe ao ambiente.

      Mas a Prefeitura é outra coisa. É um ambiente sobre tudo político, que exige muito mais formalidade.

    2. aloisnete disse:

      Ao contrário, defendo que nas universidades também deveriam ser proibidas as bermudas e camisetas!

    3. alessandra disse:

      ok caro Luiz Gonzaga neto já que você ditou que o clima é semi árido para a população vestir calça para entrar em repartições públicas. então vamos votar em uma lei, que permite que o guarda e o restante da segurança pública, use shorts assim esses mesmos que arriscam a vida para salvar a nossa terão o mesmo direito que nós cidadãos.

  17. Alessandra disse:

    Vejam só. Sou usuário da prefeitura e sempre que entro vejo no acesso a escada e também do elevador placas informativas proibindo o acesso de pessoas trajando bermuda e camiseta. E ele cheio de direito deveria esta informado que em nenhuma repartição publica é permitido entra com trajes inadequados. Além do mesmo ter desobedecido as orientações do GUARDA. Que acredito ter usado a força necessária para cumpri as normas pre estabelecida

  18. Luiz disse:

    Luiz, varias testemunhas presenciaram a abordagem feita pelos guardas que trataram o cidadão com respeito e educação, no entanto o mesmo se recusou em se retirar do recinto. Sendo necessário o uso da força, a qual manda a lei pra aqueles que insistem em descumprir normas!

    1. Livre Pensador disse:

      O Poder de Polícia não deve ser exercido de forma truculenta. Se é proibido entrar de bermuda, por que não o impediram de entrar? Se ele entrou e se negou a sair com o “convite”, por que não se deu voz de prisão ao infrator? Quando ocorre abuso de autoridade na ação policial, qualquer infração que o cidadão tenha cometido fica invalidada. Deste modo, o proceder do guarda não se amparou na lei. Se não havia grave perigo contra a vida do guarda ou das pessoas que ali estavam, a ação mais truculenta não se justifica. Num caso desses, poder-se-ia emitir voz de prisão à pessoa que infrigiu a lei.

      A questão não é se o cidadão sabia ou não da ilegalidade do ato, se havia pessoas para monitorar e garantir a segurança do prédio, o guarda deveria agir EM CONFORMIDADE COM A LEI. Para se combater um crime, praticar outro não se justifica. Os guardas municipais deveriam então ser melhor preparados para o exercício de suas funções.

      1. Luiz Carlos disse:

        Aqueles dois hematomas do tamanho da ponta de um dedo é agir de forma truculenta? De fato os Guardas falharam ele deveria ter sido conduzido á delegacia por: desobidiência, desacato, e resistêncica.

        1. Direitos Humanos disse:

          E desde quando óculos quebrados não é agressão?

      2. Geovane disse:

        Acho que quaiquer que opinar contra ou a favor estaria sendo injusto, pois aqui tomamos conhecimento de apenas um lado/versão da história, embora este lado ja esteja bastante comprometido diante de sua justificativa inconsistente. E acima de tudo quem garante que ao receber voz de prisão o infrator iria sair de bom grado ja que o mesmo deixou bem claro que educação não é o forte dele…

  19. Marcos disse:

    So podia ser de Juazeiro e parente do FEELING mesmo para andar malamanhado.

  20. Feeling disse:

    E isso é porque foi em uma cidade que SE ACHA civilizada. Povo sem educação e sem costume, é por isso que ngm gosta da cidade já que a mesma tem fama de antipática!

    1. ABRA O OLHO disse:

      meu amigo pense muito antes de pressionar o enter para posta seus comentários! o povo de petrolina muito educado, nunca destratou ninguém. Esses problemas com policias acontece em todas as cidades não só em petrolina, outra coisa percebi que vc e juazeirense vou dizer uma coisa. A família de meu marido veio de são paulo, para passar as ferias aqui no vale do são francisco eu mostrei Petrolina para eles, simpatizam com as pessoas de petrolina gostaram muito dos lugares , quando eles chegam em juazeiro eles sentiram um desconforto com a sujeira e o brega que era aqueles bares, passei uma vergonha danada, nunca mais mostro essa cidadezinha que e juazeiro para ninguém!

  21. Watergate disse:

    eu estava la na hora. eram 3 contra 1. força covarde e desproporcional. no final ainda empurraram o cidadao escada abaixo e ele podia ter morrido. ja pensou alguem morrer porque usava bermuda?
    nem feeling merecia isso, ou nao.

    1. Feeling disse:

      kkkkkkkk

      Não sou da sua laia, nem dessa criatura que rosna com o nome de “Marcos”

    2. Luiz Carlos disse:

      É comum vermos comentários agressivos por parte desse watergate aos Guardas, parece ser uma intriga pessoal. Nesse sentido, o que ele diz não merece credibilidade.

  22. Érico disse:

    Negar o direito de ir e vir pelo uso de bermudas os trajes menos formais no Brasil ou melhor ainda no vale do Sao Francisco, 37 graus em média, configura-se absurdo. Certamente seria util tomar este incidente para rever arbitraria e inexplicavel proibição.
    o uso de trajes informais nao configura atentado ao puder, alias nao tem como tipificar esta atitude. E nao pode um regulamento menor ferir o direito constitucional de liberdade e locomoção.
    Provavelmente se o cidadao usando calça, camisa e sapatos adentrasse portando uma arma não seria revistado,abordado, convidado a retirar-se ou mesmo agredido, e neste caso estaria representando risco ao funcionarios e a ordem publica.
    A guarda municipal nao pode sentir-se com poderes para impedir o transito regular do cidadao usuario e muito menos usar força bruta ou causar constrangimentos publicos. Houve um excesso que deve ser tolhido pelo via Judicial.
    O cidadao deve responsabilizar o municipio e cobrar reparação judicial como forma tambem de faze-lo rever protocolo de atendimento.

  23. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    TODO DESPREPARO TERMINA ASSÍM, EM VIOLENCIA.
    A GUARDA TEM DE REAVALIAR O SEUS CONCEITOS DE DICIPLINA,POIS DE VEZ EM QUANDO VEJO A VIATURA VERMELHA COM SIRENE LIGADA E CORRENDO EM ALTA VELOCIDADE COLOCANDO A VIDA DOS MESMO E DO CIDADÃO EM RISCO,SEM NESCESSIDADE,POIS A VIDA É EM PRIMEIRO LUGAR.

    GUARDA MUNICIPAL É O GUARDIÃO DOS BEM PUBLICO,E O POVO FAZ PARTE DELE.COM TODO ERRO DO CIDADÃO CITADO E SUA GROCERIA O GUARDA ERROU NA ATUAÇÃO,AGIU FORA DO LIMITE.

    SE TIVEMOS QUE DAR PORRADA EM TODOS OS ERROS QUE VEMOS POR AÍ,POLITICOS ESTAVÃO FRITOS.

  24. JORGE disse:

    TUDO BEM QUE O CIDADÃO ESTAVA ERRADO, MAIS VAMOS CONCORDAR QUE GUARDA MUNICIPAL PENSA QUE SÃO POLICIAIS MILITARES E OS DE TRANSITOS PRICIPALMENTE, NO FERIADO DE 21 DE SETEMBRO TINHATORNO DE UNS 10 GUARDINHAS DESSES BATENDO EM UM BEBADO NA PRAÇA DO PEIXE ISSO É COVARDIA TEM QUE AVISAR A ELES QUE ELES NÃO TEM PODER DE POLICIA.

  25. Ópaió disse:

    No pais onde acorrupçao domina vcs ficam pesando em bermuda que vergonha ,o q e mais imoral uma bermuda ou um vistido curto. e nimguem proibir numa regiao que faz 38 graus .por vamos tira os corruptos e deixa o povo andar de bermuda.

  26. Acordadinho disse:

    Lá em algum lugar distante onde dizem que o impossivel acontece… tudo pode acontecer!!! O agredido errado, os agressores mais errados ainda… como sempre Estado x Cidadão, quem ganha é o mais forte… e quem paga o salário dos agressores e mantem o mais forte?
    eu, tu, ele, nós, vós… todos nós!!!

  27. jorgilson cabral disse:

    Pra tal de simone vai procurar uma lavagem de roupa que tu ganha mais.

  28. jorgilson cabral disse:

    desculpe nao e pra simone e sim a tal de alessandra, deve ser phd em portugues. kkkkkkkkkkk

  29. robson amorim disse:

    Eu conheco bem este cidadão, ele não e de Juazeiro – Ba e sim de Petrolina- Rajada, ja trabalhou na Joalina na função de cobrador-Fiscal, ele sempre foi groseiro, fala alto e quer sempre ter razão. Ele e parrente do Manoel que foi canditato a vereador. Ja morei proximo a casa dele no bairro São Gonçalo ele ainda e meu parrente. os guardas da prefeitura são educados.

  30. Naja disse:

    Não posso fazer juízo de valor sem me inteirar do caso. Tecer um comentário nesse momento é correr o risco de cometer uma injustiça com alguém. Só posso fazer comentários genéricos, dizendo que se muitas mulheres entram em órgãos públicos de mini-saia, e não são barradas, quais os motivos um homem não pode adentrar usando um short comportado? Só pode ser o preconceito sexual, do tipo, achar que tudo que fizer referência ao sexo masculino é sujo, feio e deve ser recriminado. Um exemplo, se uma mulher, independente do motivo, é apanhada nua, todo mundo vai dizer: como ela tem corpo lindo, sempre será a vítima, pois é a parte frágil e todos admiram a nudeza feminina; o contrário, sendo o homem, será sempre tratada como criminoso, será enjaulado por perversão, pois todos consideram feio qualquer coisa, o mínimo que for, que faça referência a sensualidade masculina, NEM QUE SEJA UM SIMPLES SHORT.

    1. Maria disse:

      rsrsrs…
      Até que concordo com você Naja!

  31. Carcará disse:

    Olha, eu tambem sou a favor do diálogo e não apoio a truculêcia, no entanto, se este rapaz que se diz cidadão, desobedece uma norma e acreditando que ninguem iria percebê-lo no interior de uma repartição pública trajando bermuda, é flagrado pelo GM e ainda se nega a sair, então tem que ser retirado a força mesmo. E digo mais, ele deveria ter sido conduzido a Delegacia de Polícia para ser autuado no crime de Desacato conforme manda a Lei.

  32. PETROLINENSE disse:

    Melhor encerrar esta discussão. Já estão partindo para o bairrismo. As duas cidades são uma só, praticamente.

  33. Carlitos disse:

    Em Juazeiro é permitido tudo, na própria prefeitura rola o maior pagodão o dia todo…
    Deus me livre Juazeiro fazer parte de nossa linda Petrolina, Deus é mais!

  34. QUIXABA-X disse:

    Antes de cobrar boa atitude dos outros, verifique se a sua atitude está correta.

    Você entrou de forma errada na Prefeitura, foi convidado a sair e mesmo assim, deu uma de “criança” ou uma de “valentão” e foi abordado de acordo como agiu.

  35. joedan disse:

    Tenho amigos que trabalham em repartições públicas em juazeiro, e me contam da dificuldade de exercer suas funções em juazeiro por conta desse tipo de problema. Realmente somos uma cidade só, e gosto muito de juazeiro, mas esse problema é uma constante na nossa vizinha cidade, e não teria como não atravessar o velho chico e parar em uma instituição petrolinense. O fato que ocorreu é lamentável, mas foi provocado por esse cidadão que não soube usufruir o seu livre direito de ir e vir, apenas observando seus deveres! Gosto de JUAZEIRO e adoro PETROLINA.

  36. ERNUI DANTAS disse:

    O CIDADÃO TEVE O TRATAMENTO QUE PEDIU. O AVISO TA BEM LEGIVEL. ELE QUERIA APARECER. APARECEU.NAS PAGINAS POLICIAIS..UM ABRAÇO..

  37. Peti disse:

    O guarda fez o trabalho dele, foi educado até demais!!! imaginemos se ele não tivesse feito isso o cara aí saía dizendo que desafiou o guarda.

    PARABÉNS!!!
    MOSTROU QUE NO MOMENTO CERTO CHEGA JUN TO!!!

  38. silvan matias disse:

    Rede Globo: PliM, PliM
    A Rede Globo tem sido muito parcial quando o assunto é Segurança Pública envolvendo as Guardas Civis Municipais do Brasil. Seus repórteres têm e vêm induzindo os cidadãos brasileiros a acreditar e aceitar seus argumentos como verdade absoluta (não interessa aqui o cunho filosófico) ao defenderem a suposta ameaça que é a arma de fogo como instrumento de trabalho dos guardas civis municipais. Suas colocações são desprovidas de quaisquer dados estatísticos e cientifico que sirvam de sustentação para seus ataques as guardas civis municipais.
    O que deveria ser feito pela Rede Globo e seu jornalismo, era defender um debate político e democrático acerca das atividades policiais desenvolvidas pelas Guardas Civis Municipais em suas cidades.
    É visível, todas às vezes que o tema são guardas municipais, o preconceito e a discriminação dos profissionais globais com os profissionais das Guardas Civis.
    No último dia 29 do corrente mês, os repórteres Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos referiram-se aos guardas municipais de forma pejorativa “essas guardas municipais…”, referem-se eles as policiais com o mesmo tom?! Que conhecimento tem Chico Pinheiro (salvo o apresentado – a ele – pelo especialista global Rodrigo Pimentel) quando o assunto é guardas civis municipais. Ele refere-se a países de primeiro mundo ao citar suas polícias, ele sabe muito bem que, nestes países, o policiamento é municipal, isto sim, é o que há de mais moderno em segurança pública.
    A repórter Renata Vasconcelos numa clara tentativa de agradar o comentarista Rodrigo Pimentel dá a seguinte opinião “… até por que estas guardas não estão preparadas para tal.” (referindo o combate ao crime por parte guardas civis municipais em suas cidades). A colocação dela é por si só contraditória. Analisemos seu comentário. Se ela diz “não estar preparadas as guardas municipais”, então, ela acredita que podem ser preparadas para combater o crime. E em seguida completa “nos municípios já existe a polícia militar que é armada”. Percebe-se que ela não valoriza o brilhante serviço que as Guardas Civis, das cidades mostradas pelo Bom Dia Brasil, prestam à população; mas, prefere a matéria do jornal BB, dar ênfase à arma que o guarda civil usa para proteger os munícipes e si mesmo. E ao agir assim, ela criminaliza os homens e mulheres das guardas civis; acaso são eles marginais que não podem estar preparados para o uso de armas de fogo com legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, como determina a portaria .4.266/2010 do Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos do Gabinete presidencial.

    Lembremos que, o homem e mulher que fazem a polícia militar e a polícia civil são os mesmos que, as guardas civis municipais. Todos são seres humanos com seus potenciais e limites, com seus acertos e erros, os guardas e as guardas municipais não são extraterrestres, são gentes como gentes das polícias.
    O Bom Dia Brasil deixa claro para seu público de que lado está ao colocar no seu sítio na página principal, o vídeo de Rodrigo Pimentel, por que não colocou o vídeo juiz Jaime Walmer? A resposta é óbvia “é por que ele defende as guardas municipais trabalhando na segurança dos munícipes”.
    Se a Rede Globo e o Bom dia Brasil estivessem preocupados com a melhora da segurança pública no Brasil, seria mais imparcial com a matéria, colocariam ao vivo o juiz Jaime Walmer para contra-argumentar o especialista global (que particularmente não vejo como especialista em segurança pública, mas sim, como especialista das policias militares do Brasil).
    O senhor Rodrigo Pimentel assim como o ex-especialista global José Vicente ambos são ex- integrantes das policias militares, curioso não?!
    O Bom Dia Brasil perguntou aos munícipes das cidades – por ele apresentado na citada matéria – o que eles pensam dos serviços de segurança prestados pelos guardas municipais? Não. Para a Rede Globo não interessa o que os munícipes pensam, interessa o que ela quer divulgar e passar como verdade para seu público.
    Antes o principal argumento dos especialistas globais era a hipotética formação de milícias armadas por parte dos prefeitos, armando as guardas municipais, o que até hoje não se tem registro. Quando veio à tona – o que eu e milhares de brasileiros já sabíamos – as milícias formadas por policiais estaduais, eles perceberam que precisavam mudar o foco dos ataques. Desde então as guardas civis estão sendo metralhadas com palavras evasivas destes guardiões das polícias militares. Como se apenas os policiais militares e civis fossem os únicos capazes de serem capacitados.
    Embora eu não tenha e nem dê muita credibilidade no jornalismo da Rede Globo, assisto, para compará-lo com os das outras emissoras, e tirar minhas próprias conclusões, além de outras fontes de conhecimento e aprendizado.

    Não estou aqui afirmando que as Guardas Civis Municipais são a solução para a segurança pública, não seria tão pretensioso e inocente. Mas apenas defender, dizer, expor, que elas têm pessoas inteligentes, capazes, aptas para serem excelentes agentes públicos de segurança pública. É preciso parar com argumentos evasivos, argumentos desprovidos de estudos científicos, não há na literatura de segurança pública nenhum escrito que impute às guardas municipais a responsabilidade pelo aumento de crimes, violência e facilidade de armas de fogo nas mãos dos bandidos. De onde é que a Rede Globo e seus repórteres e Pimentel tiram este argumento? Se eles apresentarem dados concretos de que a arma como instrumentos de trabalho do guarda é uma ameaça à sociedade, calo-me.
    Por fim é interessante que Rede Globo e o BB não mostram os estragos que algumas polícias e policiais causam a sociedade civil e política. Eles silenciam, quando muito, dão chamadas, flash, mas, nada que comprometa as instituições policiais. E não precisa ser Rodrigo Pimentel, José Vicente, Luis Eduardo Soares, Regina Miki, José Mariano Beltrame, Alba Zaluar, David Bayley, Jean-Claude Monet, para saber que o que há entre as polícias e a imprensa são “a troca de favores, informação e noticia”. A Polícia alimenta os telejornais, e imprensa alivia nos casos de violência e corrupção que envolva a polícia e os policiais. Quem não percebe que em toda operação “secreta” das polícias, sempre tem um repórter da Rede Globo de plantão. Ora, se é operação sigilosa, como é que a Rede Globo tem exclusividade? Como é que os repórteres ficam sabendo da tal invasão nos morros? Está evidente que o que existe é uma moeda de troca, e neste mercado “poli-imprensa” as guardas municipais não tem vez. E aí é esperar o Domingão do Faustão com seus tanques de guerras e seus heróis de domingo para aumentar o i(bope). A população aplaude e chora comovida com tão nobre atitude. E os Agentes policiais aumentam a audiência da Rede Globo.
    Globo, a gente, se liga em você.

  39. João Petrolinense disse:

    Guardas municipais de Petrolina, peçam para que o nosso prefeito Júlio Lóssio chame mais do que os ínfimos 14 candidatos do concurso da Guarda Municipal para o Curso de Formação! Pois uma cidade com mais de 300 mil habitantes formar 14 Guardas Municipais é ridículo, isto é, se chegar a formar estes 14…

    Deixem seus emails de contato, guardas!

  40. silvan maitas disse:

    Olha, o especialista Rodrigo Pimentel apareceu para dar seus “brilhantes” comentários sobre segurança. Gostaria de ouvi-lo comentar sobre o coronel de sua PM Djalma Beltrami envolvido até o pescoço em safadeza. Pimentel não diz nada, não sabe de nada. Não comenta sobre o despreparo desses PMs. Renata Vasconcelos não opina; Chico Pinheiro esse fingir que não tá nem aí. Seria bom que vocês fizessem seus comentários e metessem o pau nesses corruptos, despreparados. Se fossem guardas municipais vocês falariam até mentiras, aumentariam a notícia. O que é? Qual é a maracutaia que existe entre vocês do JH, Rede globo e as PMs. Observo que nas matérias que falam da bandidagem nas PMs vocês não tecem nenhum comentários, são rápidos. E nem colocam o especialista em PMs para comentar as últimas das polícias. Por quê? Oía. Eu acho que alguém tem medo de alguém. Ou será simplesmente a troca de favores. A PM diz o dia e hora das operações policial e a Rede globo e o JH, e JN aliviam. E depois oferecem a Besteirol para Brasileiro Besta – BBB.

  41. silvan maitas disse:

    Existem bons e maus profissionais em todo seguimento da sociedade. Do presidente aos garis. Dos senadores aos vereadores. Dos médicos aos auxiliares de enfermagem. Dos procuradores da República aos juízes. Dos Coronéis aos soldados [atentemos para os Djalma Beltrami]. Dos delegados (Federais e civis) de polícia aos agentes de polícias. Dos generais aos recrutas. Dos brigadeiros aos marinheiros. Dos pais aos filhos. Dos professores universitários aos professores do ensino fundamental. Dos pastores e dos padres aos fieis. Dos patrões aos empregados. Mas nesse leque de profissionais existem também os bons. Os que querem mudança. Os incorruptos, os que trabalham dignamente, os honestos. Os que dão o melhor de si. Porém, existem aqueles, que não contribuem com nada. São esses que não fazem nada para mudar, que acreditam que todos são corruptos – talvez por ele ser o maior de todos. Eu sou daqueles que acreditam que nos profissionais éticos e honestos. Se o Sr. Will não acredita que existam trabalhadores honesto, é porque ele perdeu a fé em si mesmo. E aí, meu amigo. Todos serão corruptos no seu mover de ver a vida e as coisas.

  42. silvan maitas disse:

    Rede Globo: PliM, PliM
    A Rede Globo tem sido muito parcial quando o assunto é Segurança Pública envolvendo as Guardas Civis Municipais do Brasil. Seus repórteres têm e vêm induzindo os cidadãos brasileiros a acreditar e aceitar seus argumentos como verdade absoluta (não interessa aqui o cunho filosófico) ao defenderem a suposta ameaça que é a arma de fogo como instrumento de trabalho dos guardas civis municipais. Suas colocações são desprovidas de quaisquer dados estatísticos e cientifico que sirvam de sustentação para seus ataques as guardas civis municipais.
    O que deveria ser feito pela Rede Globo e seu jornalismo, era defender um debate político e democrático acerca das atividades policiais desenvolvidas pelas Guardas Civis Municipais em suas cidades.
    É visível, todas às vezes que o tema são guardas municipais, o preconceito e a discriminação dos profissionais globais com os profissionais das Guardas Civis.
    No último dia 29 do corrente mês, os repórteres Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos referiram-se aos guardas municipais de forma pejorativa “essas guardas municipais…”, referem-se eles as policiais com o mesmo tom?! Que conhecimento tem Chico Pinheiro (salvo o apresentado – a ele – pelo especialista global Rodrigo Pimentel) quando o assunto é guardas civis municipais. Ele refere-se a países de primeiro mundo ao citar suas polícias, ele sabe muito bem que, nestes países, o policiamento é municipal, isto sim, é o que há de mais moderno em segurança pública.
    A repórter Renata Vasconcelos numa clara tentativa de agradar o comentarista Rodrigo Pimentel dá a seguinte opinião “… até por que estas guardas não estão preparadas para tal.” (referindo o combate ao crime por parte guardas civis municipais em suas cidades). A colocação dela é por si só contraditória. Analisemos seu comentário. Se ela diz “não estar preparadas as guardas municipais”, então, ela acredita que podem ser preparadas para combater o crime. E em seguida completa “nos municípios já existe a polícia militar que é armada”. Percebe-se que ela não valoriza o brilhante serviço que as Guardas Civis, das cidades mostradas pelo Bom Dia Brasil, prestam à população; mas, prefere a matéria do jornal BB, dar ênfase à arma que o guarda civil usa para proteger os munícipes e si mesmo. E ao agir assim, ela criminaliza os homens e mulheres das guardas civis; acaso são eles marginais que não podem estar preparados para o uso de armas de fogo com legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, como determina a portaria .4.266/2010 do Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos do Gabinete presidencial.
    Lembremos que, o homem e mulher que fazem a polícia militar e a polícia civil são os mesmos que, as guardas civis municipais. Todos são seres humanos com seus potenciais e limites, com seus acertos e erros, os guardas e as guardas municipais não são extraterrestres, são gentes como gentes das polícias.
    O Bom Dia Brasil deixa claro para seu público de que lado está ao colocar no seu sítio na página principal, o vídeo de Rodrigo Pimentel, por que não colocou o vídeo juiz Jaime Walmer? A resposta é óbvia “é por que ele defende as guardas municipais trabalhando na segurança dos munícipes”.
    Se a Rede Globo e o Bom dia Brasil estivessem preocupados com a melhora da segurança pública no Brasil, seria mais imparcial com a matéria, colocariam ao vivo o juiz Jaime Walmer para contra-argumentar o especialista global (que particularmente não vejo como especialista em segurança pública, mas sim, como especialista das policias militares do Brasil).
    O senhor Rodrigo Pimentel assim como o ex-especialista global José Vicente ambos são ex- integrantes das policias militares, curioso não?!
    O Bom Dia Brasil perguntou aos munícipes das cidades – por ele apresentado na citada matéria – o que eles pensam dos serviços de segurança prestados pelos guardas municipais? Não. Para a Rede Globo não interessa o que os munícipes pensam, interessa o que ela quer divulgar e passar como verdade para seu público.
    Antes o principal argumento dos especialistas globais era a hipotética formação de milícias armadas por parte dos prefeitos, armando as guardas municipais, o que até hoje não se tem registro. Quando veio à tona – o que eu e milhares de brasileiros já sabíamos – as milícias formadas por policiais estaduais, eles perceberam que precisavam mudar o foco dos ataques. Desde então as guardas civis estão sendo metralhadas com palavras evasivas destes guardiões das polícias militares. Como se apenas os policiais militares e civis fossem os únicos capazes de serem capacitados.
    Embora eu não tenha e nem dê muita credibilidade no jornalismo da Rede Globo, assisto, para compará-lo com os das outras emissoras, e tirar minhas próprias conclusões, além de outras fontes de conhecimento e aprendizado.
    Não estou aqui afirmando que as Guardas Civis Municipais são a solução para a segurança pública, não seria tão pretensioso e inocente. Mas apenas defender, dizer, expor, que elas têm pessoas inteligentes, capazes, aptas para serem excelentes agentes públicos de segurança pública. É preciso parar com argumentos evasivos, argumentos desprovidos de estudos científicos, não há na literatura de segurança pública nenhum escrito que impute às guardas municipais a responsabilidade pelo aumento de crimes, violência e facilidade de armas de fogo nas mãos dos bandidos. De onde é que a Rede Globo e seus repórteres e Pimentel tiram este argumento? Se eles apresentarem dados concretos de que a arma como instrumentos de trabalho do guarda é uma ameaça à sociedade, calo-me.
    Por fim é interessante que Rede Globo e o BB não mostram os estragos que algumas polícias e policiais causam a sociedade civil e política. Eles silenciam, quando muito, dão chamadas, flash, mas, nada que comprometa as instituições policiais. E não precisa ser Rodrigo Pimentel, José Vicente, Luis Eduardo Soares, Regina Miki, José Mariano Beltrame, Alba Zaluar, David Bayley, Jean-Claude Monet, para saber que o que há entre as polícias e a imprensa são “a troca de favores, informação e noticia”. A Polícia alimenta os telejornais, e imprensa alivia nos casos de violência e corrupção que envolva a polícia e os policiais. Quem não percebe que em toda operação “secreta” das polícias, sempre tem um repórter da Rede Globo de plantão. Ora, se é operação sigilosa, como é que a Rede Globo tem exclusividade? Como é que os repórteres ficam sabendo da tal invasão nos morros? Está evidente que o que existe é uma moeda de troca, e neste mercado “poli-imprensa” as guardas municipais não tem vez. E aí é esperar o Domingão do Faustão com seus tanques de guerras e seus heróis de domingo para aumentar o i(bope). A população aplaude e chora comovida com tão nobre atitude. E os Agentes policiais aumentam a audiência da Rede Globo.

    Globo, a gente, se liga em você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…