Chesf reduzirá vazão do Rio São Francisco e diz que barragem de Sobradinho vai operar no ‘volume morto’

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2015 às 11:34

lago de sobradinhoUm diagnóstico preocupante sobre a crise hídrica foi apresentado ontem (10) pelo superintendente de operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin. Durante coletiva de imprensa no Quality Hotel, em Petrolina, ele informou já ter recebido recomendação para reduzir a vazão da Barragem de Sobradinho (BA), que deve cair dos atuais 900 para 800 metros cúbicos (m³)/segundo.

O superintendente também confirmou uma previsão negativa ao anunciar que o volume útil de Sobradinho deve atingir, em breve, zero por cento, quando a barragem  passará a operar no chamado volume morto.

Pela situação hídrica da bacia do São Francisco, nós deveremos atingir zero por cento do volume útil entre o dia 29 de novembro e 3 de dezembro. Existem as variações climáticas, mas o que podemos afirmar é que vamos atingir esse nível”, anunciou o superintendente.

João Henrique também explicou que a geração de energia elétrica pode ser interrompida na Barragem de Sobradinho, quando os consumidores deverão ser atendidos por meios alternativos como geração eólica ou térmica.

O projeto de Sobradinho foi concebido para que a geração de energia fosse com a cota de 380 – 50 (a mínima) até a cota 392- 50 (que corresponde ao reservatório cheio). Então isso permite uma variação de doze metros. Agora, quando chegar nesta cota de 380-50, nós vamos parar a geração de energia de Sobradinho. Entretanto o atendimento aos consumidores do Nordeste está assegurado por outras alternativas de produção de energia”, explicou.

Chesf reduzirá vazão do Rio São Francisco e diz que barragem de Sobradinho vai operar no ‘volume morto’

  1. Josival Amorim e família disse:

    Vejam a que pontos sinalizam chegarmos. Um bocado de cabeça de bagre, discutindo sexos dos anjos ao invés de atender o apelo que fazia o dinc. Para se tomar estas medidas mais cedo. Até pra justiça apelamos, tamanha a nossa consciência se tinha do problema, e vejam, a quanto tempo que se grita por providências! Não me venham agora dizer que este tipo de desabafo não leva a nada e que o que se tem que fazer é unir forças! Quais forças, se todas as forças já dispendem os, e faz é tempo?

  2. Pacato Cidadão disse:

    Oxente! Mário Miranda não disse que o mês de novembro ia ser de muita água, perdurando até janeiro?! imagine só 100 mil desempregados no vale? o PT, de tanto tentar, conseguiu instalar o caos em uma das regiões mais próspera do país.

  3. rosalvo disse:

    Cadê o mpt para avaliar essas irresponsabilidades? Secaram o lago e agora aparecem com essas lorotas. A vazão será reduzida porque não tem mais água. Agora é tarde. Se não chover forte nos próximos dias no alto são Francisco o desastre será grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários