Uma solenidade realizada na manhã de hoje (11) marcou a inauguração das instalações do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ). A cerimônia contou com a presença de José Carlos Souto Castro Filho, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia; do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e do vice Tiano Félix; do atual diretor do CPJ, Archimedes Benicio Leite Neto, além de autoridades civis e militares.
Foram inauguradas as seguintes unidades:
– Central de videomonitoramento (infocentro): traz um grande salto tecnológico, aumentando a segurança e a eficiência na administração prisional;
– Padaria-escola;
– Lavanderia;
– Fábrica de uniformes e sandálias;
– Cozinha;
– Galpão de atividades laborativas.
Essas instalações fazem parte de um plano integrado de ressocialização e modernização do sistema penitenciário baiano. A proposta é capacitar profissionalmente os detentos, gerar renda e melhorar suas condições de custódia.
A Central de Videomonitoramento, em particular, representa um marco tecnológico que reforça a segurança e a gestão eficiente, permitindo monitoramento constante e controle mais ágil das unidades.
Estratégia
Em resumo, essas iniciativas reforçam a estratégia do governo estadual de promover a ressocialização e melhorar a infraestrutura prisional, em linha com experiências de gestão compartilhada que buscam maior dignidade, redução de reincidência e profissionalização dos detentos. O clima foi de alegria e confraternização, com destaque para os funcionários que trabalham na unidade prisional, os quais reconhecem que agora, sob a administração de um agente penal, o trabalho começou a dar certo.


