Este ano a equipe responsável pela captura de animais de grande porte solto nas ruas de Petrolina, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu 549 animais. A incidência maior foi em relação aos jumentos, com 243 apreensões, em seguida vem os cavalos com 123 recolhimentos. A veterinária responsável pelo CCZ, Michele Paschoal, esclareceu que estão sendo capturados bichos que estejam soltos ou amarrados em vias públicas, praças e terrenos baldios. Entre os bairros que mais apresentam problemas, estão o Pedro Raimundo, Antônio Cassimiro, Henrique Leite, Alto do Cocar e São Gonçalo.
O CCZ está mais uma vez alertando a população, que costuma cometer este tipo de irregularidade, sobre o perigo que essa prática representa a segurança no trânsito e à saúde das pessoas. Para coibir a prática, caminhões circulam diariamente, das 8h às 22h, em todos os bairros de Petrolina, recolhendo principalmente eqüinos (égua e cavalo.), bovinos (boi, vacas, garrote), asininos (jumento) e muares (burros e mulas). Os carros também fazem o trabalho aos sábados e domingos.
A população também pode ajudar o CCZ através de denúncias pelo telefone (87) 3867-4774. Ao presenciar bichos circulando pela cidade, a recomendação é de que liguem imediatamente para o Centro e informem o local onde os animais estão. Com as informações, os agentes se dirigem até a comunidade e realizam a apreensão.
O animal apreendido é levado para o Centro de Controle de Zoonose e pode ser recolhido pelo dono no prazo máximo de 15 dias, mediante pagamento da taxa, no valor de R$ 40,56, que deve ser efetuado na sede da Prefeitura de Petrolina. O boleto pode ser retirado no CCZ.



Gostei da matéria e de principalmente por agora colocarem um número de telefone para denúncia, pois em matérias na TV a veterinária dizia que o telefone tinha sido cortado e já vi ela mesmo passando ao vivo pela TV um número de celular (possivelmente o dela mesmo).
Bovinos, Equinos, muares e asininos devem sim ser recolhidos pelo Centro de Zoonoses. Mas vale resaltar o número expressivo de cães abandonados em bairros que não foram citados como: Vila Mocó, centro, Gercino Coelho, Jardim Maravilha e José e Maria.
ÓTIMO, SABER QUE OS ANIMAIS (DE 4 PATAS) ESTÃO SENDO RECOLHIDOS. AGORA SÓ FALTA OS PROPRIETÁRIOS (ANIMAIS DE DUAS PATAS) TOMAREM UM “SUSTO” MAIOR NO BOLSO.
prezado Carlos gostei muito do seu blog,
visite o meu blog contra o maltrato a animais.
Obrigado, um super abraço.
É certo que esses animais de grande porte causam acidentes, sujam as ruas e etc, mas depois do prazo de 15 dias, se o proprietário do animal não for buscá-lo, o que fazem com esses animais, que não têm culpa nenhuma de terem sido abandonados nas ruas, sem falar nos gatos e cachorros que estão abandonados por toda a cidade.
CENTRO DE ZOONOSE PETROLINA
(87) 3867-4774.
NA RUA VALERIO PEREIRA NO CENTRO TEM CINCO CACHORROS SOLTOS QUE LATEM PARA OS PEDESTRES, VI ALGUMAS PESSOAS CORRENDO DOS ANIMAIS.
No bairro dom avelar na rua da ascensão em frente a casa de n 6 tem dois cachorros um base preto e outro pinch 4 que avançam chegam nas pernas de adultos e crianças, muitas vezes os donos estao srntados a porta e não lugam. Eu tenho 3 cachorros mas spre dentro de casa e tenho cuidado com eles e com as pessoas, apesar de ter meus petys, tenho medo das mordidas, quero denunciar a dona e os cachorros vomo posso fazer isso.