O distrito de Cachoeira do Roberto, na Zona Rural de Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, vive um especial a cada ano, com a realização da tradicional festa do Divino Espírito Santo. O evento católico acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, mas a população já começa de agora a contar os dias para homenagear e pedir as bênçãos ao Divino.
A aguardada romaria celebrará 206 anos de fé e devoção, quando os milhares de romeiros vindos de várias partes da região lotam a pacata comunidade para celebrar com júbilo a festa de Pentecostes.
A imagem da pomba que representa o Espírito Santo na igreja católica, segundo consta na história do distrito, foi trazida de Portugal por Roberto Ramos da Silva no ano de 1817 – quando se iniciou a grande festa em Cachoeira.
A programação terá início no dia 19/05 e culminará com a romaria. Ao encerrar a missa de Pentecostes no domingo (28), os romeiros saem em procissão até a igrejinha do Espírito Santo, distante 2 km do distrito. Os pagadores de promessas não medem esforços: normalmente vão a pé e descalços, enfrentando sol a pino como forma de agradecimento ao santo tão devotado pelos cachoeirenses. Segundo os organizadores, são esperadas mais de 20 mil pessoas durante o festejo. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram na página oficial @cachoeira.festadodivino.



Todos devem buscar a presença do Altíssimo.