Castrações de cães e gatos gratuitas marcam aniversário de Petrolina

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2025 às 09:33

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SMS arquivo

Dentro das comemorações dos 130 anos de Petrolina, a Prefeitura deu início, nesta segunda-feira (1º), a um mutirão de castrações gratuitas para cães e gatos no bairro São Gonçalo. A ação beneficiará 1.300 animais ao longo de setembro, com o objetivo de controlar a população, reduzir abandonos e prevenir doenças. O Castramóvel permanecerá uma semana em cada localidade estratégica. Após o São Gonçalo, o equipamento segue para os bairros João de Deus, Dom Avelar e Fernando Idalino, também atendendo áreas vizinhas. Serão distribuídas 65 fichas por dia, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, por ordem de chegada. Após triagem, os animais passam pelo procedimento cirúrgico.

As castrações são destinadas exclusivamente a cães e gatos Sem Raça Definida (SRD), machos e fêmeas, com até 7 anos de idade e peso máximo de 18kg. Os animais devem estar saudáveis e livres de pulgas e carrapatos. Para a cirurgia, é necessário jejum de 8 a 12 horas (inclusive de água). Os tutores precisam levar os animais de forma segura, utilizando caixas de transporte, guias e, no caso de cães de médio e grande porte, focinheiras.

O prefeito Simão Durando destacou que a ação representa um avanço nas políticas de bem-estar animal em Petrolina: “Esse é um passo importante que estamos dando no cuidado e bem-estar animal. Durante todo o mês de setembro, não só os animais dessas quatro localidades serão atendidos, como também dos bairros adjacentes. Sabemos da importância do cuidado e dos benefícios em saúde pública que a castração proporciona, e esse é o nosso compromisso: acolher as famílias, os protetores, responsáveis e todos os pets nesse processo que estamos iniciando.

No São Gonçalo, o Castramóvel ficará estacionado até sexta-feira (5), ao lado da Escola Municipal Paulo Freire, na Rua V, nº 101. O atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 17h. O pós-operatório será de responsabilidade dos tutores, que deverão seguir as orientações da equipe veterinária, como manter o animal em repouso, evitar contato com outros bichos e observar sinais de complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…