A Vigilância Epidemiológica de Petrolina, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, registrou redução expressiva nos casos de dengue, zika e chikungunya nos nove primeiros meses de 2017 em relação mesmo período do ano passado. Os registros confirmados de dengue passaram de 257 para 18 e da Chikungunya caíram de 137 para sete. As notificações de zika baixaram de 126 para apenas duas.
A Vigilância Epidemiológica atribui a redução do número de casos ao trabalho preventivo desenvolvido com a população. “Desde janeiro implantamos a ação estratégica ‘Sexta sem Aedes’, na qual em cada sexta-feira escolhemos um bairro através da incidência de notificações e fazemos orientações educativas, mutirões de limpeza, vedação de caixas d’água e coleta de pneus. Com esse projeto, percebemos a grande diminuição dos números das doenças”, salienta a secretária Executiva de Vigilância em Saúde do município, Marlene Leandro.
Sexta sem Aedes
A ‘Sexta sem Aedes’ é apenas uma das ações desenvolvidas na busca da redução dos casos das arboviroses. O trabalho rotineiro consiste em ações de varredura, monitoramento e eliminação de larvas em pontos de maior acúmulo de água, como borracharias, ferros velhos, sucatarias e cemitérios, além da conscientização através das palestras educativas voltadas a população.


