Em nota enviada ao Blog por meio do oficial titular, Marcos Torres, o Cartório de Registro Civil de Petrolina contestou veementemente as críticas de uma leitora, feitas nesta quarta-feira (27), quanto aos procedimentos utilizados pela instituição.
Confiram, na íntegra, a nota:
O episódio narrado pela leitora não ocorreu desta forma. Trata-se de informação inverídica. O dia em que a usuária esteve aqui foi na Semana ‘Registre-se’, quando realizamos o mutirão para atender à população carente do município com certidões gratuitas. Do dia 12 a 16 de maio, entre 8h e 18h, foram atendidas mais de duas mil e quinhentas pessoas, com média diária de mais de 500 pessoas.
A usuária leitora deste conceituado blog compareceu neste período ao cartório para solicitar nove segundas vias de certidões de uma só vez, inclusive de outros cartórios. Informei educadamente que para solicitar mais de três certidões de uma única vez era necessário prévio agendamento. Como ela não tinha agendado, somente seria possível atender a três pedidos naquele momento, e os outros seis por agendamento.
Em tom petulante, ela ameaçou chamar um advogado, recebendo a resposta de que o Oficial do cartório tem autonomia administrativa para regular a prestação dos serviços ao público, principalmente diante da mutirão que aguardava atendimento, e que ela não teria tratamento privilegiado.
Finalizo por informar que o Cartório de Registro Civil de Petrolina procura tratar todos os usuários com respeito, prestando um serviço público em agilidade e segurança jurídica.
Marcos Torres/Oficial Titular


