Carnaval de Juazeiro: Andrei diante do primeiro dilema

por Carlos Britto // 12 de janeiro de 2025 às 21:15

Foto: reprodução/arquivo

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), enfrenta a primeira grande decisão polêmica de sua gestão: realizar ou não o Carnaval 2025, previamente anunciado. A situação fica ainda mais delicada face ao ao estado de calamidade financeira decretado pela própria administração municipal, o que torna a realização de uma festa de tamanha magnitude um paradoxo a se considerar. Mesmo o prefeito garantindo que o governo do Estado ajudaria a realizar o evento.

Para agravar ainda mais o momento, o Ministério Público da Bahia (MPBA) emitiu uma recomendação oficial à prefeitura, solicitando que seja analisada com rigor a viabilidade de promover o evento diante do quadro de calamidade. Segundo o próprio decreto municipal, a cidade enfrenta um endividamento grave, com riscos significativos para a execução de projetos essenciais à população. O documento tem validade inicial de 30 dias, com possibilidade de prorrogação.

O MPBA destacou que o Carnaval fora de época, previsto para ocorrer entre os dias 13 e 16 de fevereiro, gera custos elevados e imprevisíveis. A recomendação é para que o gestor municipal pondere as prioridades administrativas, considerando os impactos financeiros e sociais de sua decisão.

A realização do Carnaval em um momento de crise econômica coloca a administração de Andrei Gonçalves sob os olhares da população: De um lado uma tradição com a cara do juazeirense, do outro a responsabilidade administrativa que o gestor tem pregado. É a tensão entre a necessidade de preservar tradições culturais e a obrigação de administrar com responsabilidade os recursos públicos.

Carnaval de Juazeiro: Andrei diante do primeiro dilema

  1. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores e população regional. Todos que ao ofertarem o seu nome a apreciação do eleitorado, sabe que irá encontrar muitos desafios de toda ordem, mesmo assim, falam que em se elegendo, serão melhores e, farão daquela cidade, uma verdadeira Dubai. Acontece da pessoa ganhar a eleição, e, ao tomar posse, se o antecessor foi correligionario o apoiou, por mais crítica que esteja situação da cidade, não diz nada, agora, se ganhou eleição de um adversário político, herdou todos os tipos de problema, não faz uma auditoria, pra respaldar junto as instituições de controle, quando levar fato da precariedade aos órgãos, MPs, TCE, entre outros. No que se refere a Juazeiro, o atual gestor, pós eleição e, serviços equipe transição, ele falava que,o carnaval, só iria ser realizado, graças a ajuda do governador, agora, fez 2 decretos, sobre calamidade no financeiro e na saúde, a qual todos sabemos que já está entubada há anos, muitos anos. Tá PEBA verdadeiramente.

  2. Elieda disse:

    É melhor pagar o funcionários….incoerência realizar festa sem os funcionários ter um real para se alimentar.

  3. Antônio Marreco disse:

    Já sabia do desafio que o esperava, quer em razão do caos deixado pela antecessora, quer porque as demandas são muitas.
    O que causa estranheza é o blog noticiar somente más notícias de Juazeiro, quando aqui em Petrolina os coelhos e o preá sofreu uma rasteira dos vereadores, elegendo presidente da Câmara que não aquele fiel aos comandantes da Prefeitura. Necessário discutir a situação, pois, uma derrota dessa não pode ficar omissa para o povo. Ou foi revolta com líderes ou traição. Qualquer uma das opções é muito grave

  4. Pablo disse:

    Quem quiser curtir carnaval que vá para Salvador… Juazeiro precisa urgentemente é investir na SAÚDE que está agonizando na cidade… Carnaval não é e nem nunca será prioridade…

  5. Brasileiro disse:

    Mesmo os recursos financeiros vindos do governo estadual ou federal esses valores seriam destinados ao pagamento de bandas. Portanto o momento não é propício para realização de Carnaval.. os recursos financeiros tem de ser imediato para as necessidades prioritárias. Momento de reflexão e serenidade..

  6. Thiago disse:

    Por mim poderia acabar qualquer tipo de festa. Não traz nada de bom pra ninguém.

  7. Jucilene disse:

    O Carnaval é muito bom pra nossa economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…