Um terreno localizado no Bairro Cosme e Damião, Zona Oeste Petrolina, vem servindo de local para o descarte de irregular de carcaças e restos de animais mortos por causas não identificadas. A área fica Avenida Central, nº 1.600, proximidades do Aeroporto Senador Nilo Coelho.
A prefeitura alerta para o risco à saúde pública, ao meio ambiente e à segurança da população por conta dessa prática. No dia de ontem (2), equipes dos oito órgãos da gestão municipal que integram o Programa ‘Petrolina + Limpa’, coordenado pela Secretaria de Servidos Públicos e Defesa Civil, iniciaram uma operação de limpeza no local. Durante a ação foi feita a notificação dos responsáveis pelos lotes, já que a área é classificada como zona rural e está sob organização do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). Representantes do DINC também participaram da atividade.
A ação acende um alerta: os resíduos têm atraído grande quantidade de urubus, que sobrevoam a área. A presença das aves nas imediações da cabeceira da pista do aeroporto pode comprometer a segurança das operações aéreas, oferecendo risco à decolagem e ao pouso de aeronaves e aumentam a possibilidade de acidentes.
Diante do cenário, foi criado um comitê interinstitucional para coibir a prática e promover a recuperação da área. O grupo é formado pela equipe do ‘Petrolina + Limpa’, junto com a empresa Motiva (antiga CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias), concessionária responsável pela administração do aeroporto.
Notificações
Durante a ação, foi identificada uma empresa envolvida no descarte irregular de outros resíduos. O setor de Fiscalização e Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), um dos órgãos que integram o programa, emitiu auto de infração, concedendo prazo de 15 dias para apresentação de defesa e/ou pagamento da multa, conforme prevê a legislação ambiental. A Prefeitura de Petrolina pede o apoio da população na fiscalização e denúncia de práticas semelhantes por meio do número do ‘Petrolina + Limpa’: (87) 9 8146-6739.


