Para aprimorar os serviços e melhorar o fluxo de atendimento ao público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar a partir desta terça-feira (18) de forma parcial, das 8h às 12h, devido a uma capacitação interna destinada a médicos, enfermeiros e dentistas. Durante esse período, serviços como aferir pressão arterial, aplicação de medicamento e sala de vacina seguirão os atendimentos normalmente.
O treinamento será realizado em formato de escala. As unidades de saúde que estiverem participando da capacitação terão o atendimento redirecionado para unidades próximas, garantindo que a população continue assistida. Hoje, os pacientes da UBS Alto do Cocar devem procurar a unidade Dr. Gaudêncio José do Nascimento, no bairro Jardim Amazonas; os da unidade de saúde Maria do Socorro Gil, no bairro Ouro Preto, recebem atendimento na UBS Maria José de Pereira, no Vale do Grande Rio. Já os pacientes do posto Simão Pedro Coelho, no N-3, devem se dirigir à UBS N-1. Àqueles atendidos na UBS Eloi Dantas Neto, no bairro São José, serão encaminhados para a UBS Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo.
Já na quarta-feira (19), o atendimento da UBS Maria José de Farias Pereira, no Vale do Grande Rio, será realizado na UBS Júlio Andrade Moreira, no bairro Cacheado. No mesmo dia, os usuários da UBS Fernando Idalino Bezerra, localizada no Bairro Fernando Idalino, deverão ir até a UBS Dr. João Moreira, localizada no Henrique Leite.
A Secretaria reforça que essa medida é a alternativa mais adequada para assegurar que nenhum serviço seja comprometido, permitindo que os profissionais participem do treinamento sem prejuízo à assistência. A iniciativa busca oferecer um atendimento cada vez mais organizado, qualificado e eficiente para toda a população. A capacitação segue até 27 de novembro com programação de atendimento informado com antecedência.


