Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida será lançada em Juazeiro na próxima sexta-feira

por Carlos Britto // 26 de julho de 2011 às 11:58

Preocupados com o consumo de alimentos que apresentam índice elevado  de agrotóxicos e as alternativas possíveis ao modelo agrícola baseado no uso de agrovenenos nas lavouras do Vale do São Francisco movimentos sociais, associações, entidades estudantis e organizações não-governamentais lançam a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que acontece na próxima sexta-feira (29), às 9h30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro.

A iniciativa pretende fortalecer a atuação do Comitê Regional da Campanha, ampliando o debate sobre os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e consumidores, além de denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos.

De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, mais de um milhão de toneladas (o equivalente a mais de 1 bilhão de litros) de veneno foi despejado nas lavouras em 2009, consagrando o Brasil com o vergonhoso título de campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Essa tendência acompanha o avanço do agronegócio, um modelo de produção agrícola que concentra terra e utiliza grande quantidade de venenos para garantir a produção em escala industrial.

A campanha anuncia a possibilidade de construção de um modelo agrícola diferente, baseado na agricultura camponesa e agroecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários