Campanha em Petrolina quer mobilizar população sobre os direitos dos deficientes

por Carlos Britto // 27 de dezembro de 2014 às 13:20

campanhaQuem possui algum tipo de deficiência física sofre diariamente com os problemas da falta de acessibilidade na cidade. Seja ao tentar entrar em um prédio, estacionar em vaga de deficiente, embarcar em um ônibus ou simplesmente andar nas calçadas. Para tentar conscientizar motoristas e pedestres sobre os direitos da pessoa com deficiência em Petrolina, a segunda edição da campanha ‘Tá difícil pra você? Imagine pra nós!’ foi realizada na última semana. A iniciativa é da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), juntamente com o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud).

Foram quatro manifestações, em dias e horários diferentes, para atingir um público diversificado. Segundo a secretária executiva de Acessibilidade, Rose Andrade, é notório que existe uma luta pelo cumprimento da lei por parte da população em relação à vaga de estacionamento exclusiva para o deficiente, o assento no transporte coletivo, e Petrolina precisa mudar essa cultura urgentemente.

Essa campanha veio no momento certo. A intenção de lembrar as pessoas os direitos dos deficientes não é tarefa fácil e essa luta barra no preconceito, na falta de atenção e na falta de sensibilidade. Nossa luta ganha mais força quando achamos apoio em órgãos como EPTTC, e tantos outros na cidade. É justamente nesse ponto que nos tornamos mais fortes e avivados para continuar essa batalha”, afirma Rose.

O estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência é um direito do cidadão, de acordo com a Lei 5.296, que garante a reserva de no mínimo 2% das vagas em locais públicos e privados como shoppings e parques. Porém essa lei é por muitas vezes desrespeitada. O motorista que estacionar em vagas exclusivas pode perder três pontos na carteira de habilitação, ser multado e ter o veículo guinchado. Para solicitar o cartão de estacionamento para vagas exclusivas, os interessados devem procurar a Secretaria de Acessibilidade, localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, no Centro (próximo à Casa Geriátrica) com os seguintes documentos: laudo médico atual; xerox do RG (identidade), CPF e comprovante de residência. As informações são da assessoria da PMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários