A campanha “Seja herói de seu Filho”, promovida pela Corregedoria Geral da Justiça para reconhecimento de paternidade, movimentou ontem (20) o Fórum de Petrolina. Durante todo o dia 19 voluntários treinados se reuniram para prestar serviços gratuitos à população. Segundo os voluntários presentes no local, até o meio dia de ontem, pelo menos cinco reconhecimentos voluntários já haviam sido realizados no Fórum.
De acordo com a voluntária Anne Sandrine, o procedimento de reconhecimento iniciou com o envio de convites às mães da região. “Inicialmente nós enviamos os convites para que as mães pudessem convencer os pais a fazer o reconhecimento voluntário de seus filhos. A partir daí basta apenas o pai comparecer ao Fórum, que nós estaremos aqui para prestar todo atendimento”, explicou.
Sandrine informou ainda que, independente de receber o convite, os pais poderão ir voluntariamente ao Fórum de Petrolina reconhecer seus filhos. “Nós tivemos aqui o caso de um pai que veio reconhecer a paternidade do filho, sendo que o filho viu o panfleto na rua e convidou o pai para fazer o reconhecimento da paternidade. Depois disso esse pai ligou para outro filho e acabou reconhecendo no mesmo dia a paternidade dos dois filhos”, contou.
Após solicitar o reconhecimento, os prazos para receber a nova certidão de nascimento são de 30 dias para pessoas registradas em Petrolina, 45 para cidades circunvizinhas e 60 para cidades de outros estados.
Quem deseja participar do procedimento, será necessário levar certidão de nascimento do filho e a carteira de identidade (RG) dos responsáveis. Caso o filho seja maior de idade, basta portar o RG e ir acompanhado do pai. Em Petrolina, os atendimentos começaram na terça (20) e seguem até sexta-feira (23). Os interessados devem comparecer ao Fórum Dr. Manoel Souza Filho, no Centro da cidade, das 9h às 17h.


