O Projeto Campos Limpo está sendo realizado desde o último dia 11 de outubro nos perímetros irrigados de Juazeiro. A iniciativa é da prefeitura municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Seadruma), em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), que agora chega aos projetos de Curaçá (dia 20/10) e Salitre (22/11).
O projeto busca recolher embalagens de agrotóxicos vazias. Segundo Maria do Socorro Borges, coordenadora de assistência técnica da Codevasf, o recebimento itinerante, iniciado desde 2006, é uma das formas de preservar o meio ambiente e a saúde dos agricultores. “O projeto evita que esse material seja depositado em locais inadequados”, declarou, ressaltando que as comunidades têm participado, porém, é preciso que o número de embalagens arrecadadas seja maior.
A destinação final correta das embalagens vazias de agrotóxicos é importante para a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente e está prevista em lei federal.
Na região do Vale do São Francisco, a Acavasf faz o recebimento das embalagens utilizadas pelo pequeno produtor e encaminha à Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada no Núcleo-01 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina.
Unidades de Coletas/Projeto Curaçá:
NH-1 – Centro Administrativo Upropic – 9h às 12h;
NH-2 – Próximo ao Centro Social – 14h às 16h;
NH-3 – Lote 188 – 9h às 12h;
NH-4 – Ao lado do Centro Social – 14h às 16h;
Salitre:
Escritório da Codevasf no povoado de Lagoa Salitre – 8h30 às 12h.


