A Central de Transplantes de Pernambuco encerra neste sábado (26) a programação da Campanha de Incentivo a Doação de Órgãos Macrorregional Petrolina. Durante toda semana profissionais de saúde e alunos participaram de capacitações sobre os procedimentos corretos para a realização da doação de órgãos e de sensibilização para a importância do ato.
Hoje ainda serão realizadas palestras sobre Manutenção do Potencial Doador de Órgãos, ministradas pela coordenadora médica da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT) do Hospital da Restauração, Karina Monteiro.
A primeira aconteceu às 8h no Universidade de Pernambuco (UPE)/campus Petrolina. A segunda está marcada para as 15h no auditório do Hospital de Urgências e Traumas (HUT).
Durante a campanha, os participantes receberam treinamentos sobre o processo de doação e transplantes, além de discutirem aspectos éticos e legais para a doação de órgãos.
Segundo a enfermeira da Central de Transplantes de Pernambuco, Gerlene Lira, Petrolina teve um aumento no número de doações, mas esse percentual ainda precisa melhorar. “Petrolina apresentou um aumento de 22% no número de transplantes em 2011, porém este número ainda é pequeno em relação ao número de pacientes que estão na fila de espera. São três pacientes aguardando por coração, 118 por fígado, 1.840 por rins, quatro por rim/pâncreas e 1.215 por córneas. Destes últimos, 204 só na nossa região. O Instituto de Olhos do Vale do São Francisco já realizou, neste ano, 24 transplantes de córneas”, informou. (Fonte: Ascom/HUT)



Este evento não foi amplamente divulgado na região, a campanha deveria ter sido divulgada para toda a sociedade saber com antecedência da realização de ações em Petrolina , afinal as pessoas precisam ser sensibilizadas sobre esta temática. Temos um hospital de traumas que frequentemente tem casos de morte encefálica. É muito ruim saber de um evento com tema tão importante apenas no dia que ele está acontecendo, não dá nem para se programar para ir quando ja está em cima da hora… espero que no próximo ano a central faça uma divulgação melhor, inclusive extensiva a toda comunidade.
mmmmmmmmmmmmm