A campanha de doação ‘Cooperar Tá no Sangue’, da Unimed Vale do São Francisco (VSF), movimentou o Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope) na manhã deste sábado (30), com a participação de muitos doadores voluntários e o aumento significativo do estoque de bolsas de sangue da instituição.
O evento, que marcou as comemorações ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de Novembro), começou logo cedo com um café da manhã musical. Após observados os critérios básicos para doação – estar bem de saúde e sem sintomas gripais nos últimos 15 dias, ter faixa etária de 16 a 69 anos (com autorização de responsável legal para menores de idade), maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes disso e peso mínimo de 50 kg –, os doadores seguiam para a sala de coleta.
Segundo a cirurgiã-dentista, Karicia Franklin, doar sangue é um ato de amor e solidariedade. “Há seis anos faço minha parte voluntariamente e a cada doação me sinto cada vez mais inteira e feliz por ajudar as pessoas indistintamente“.
Segundo a assistente social do Hemope Petrolina, Cássia Menezes, as doações feitas à instituição atendem às necessidades transfusionais de pacientes em hospitais públicos e conveniados da região, com o fornecimento de hemoderivados, a exemplo de concentrado de hemácias, plaquetas e plasma. “Uma campanha como essa além de aumentar nossos estoques também ajuda para divulgação da importância da doação de sangue, ainda mais neste momento que temos um aumento da demanda em função do período de festas do final de ano“, ressaltou.
Incentivo
Para o gerente de Mercado e Marketing da Unimed VSF, Ítalo Azevedo, a campanha também representa um importante incentivo para novos doadores voluntários. “Presente anualmente em parcerias com hemocentros da região, com destaque para o Hemoba Juazeiro e o Hemope Petrolina, nossa campanha cresce a cada edição com a participação da população, que continua doando, e da chegada de novos doadores“, concluiu.


