O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) lançou, no último final de semana, a campanha “Adote um Jumento”. A ideia é buscar adoção responsável de oito animais que seriam abatidos e foram resgatados em Paulo Afonso, no norte da Bahia.
O objetivo da adoção é preservar a espécie e proporcionar bem-estar aos animais. Estão disponíveis para adoção Dr. Birrom, Ester, Elvis, Helena, Thawane, Julinha, Ranna e Ariana – estas últimas, mãe e filha.
Os animais foram resgatados durante uma ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os jumentos seriam abatidos e teriam a carne e pele exportadas para fora do Brasil.
Cuidados veterinários
Um dos animais estava doente e foi abandonado. Os demais iriam direto para o abate. Ao chegarem ao ambulatório eles receberam cuidados veterinários, foram vacinados, vermifugados, e em breve os machos serão castrados.
Os interessados devem preencher um formulário (veja aqui) que passará por análise antes da adoção. Ele serve como base para avaliar a motivação e o nível de conhecimento sobre guarda responsável. Além disso, é preciso também passar por uma entrevista.
Na última etapa da adoção, durante a entrega do animal, será observado o local onde o jumento vai morar, para garantir de que o ambiente comporta o animal e de que é um local seguro para ele. Caso seja observada alguma situação não condizente com o exercício de guarda responsável, o animal retornará ao projeto e o processo de adoção será interrompido. (Com informações do G1)


