Uma caminhada nesta sexta-feira (10) chamará a atenção da população de Salgueiro (PE), no Sertão Central, para o problema do trabalho infantil. Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) municipal e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o evento terá início às 8h com concentração na Praça da Catedral. Este ano, a campanha tem como tema “Nem a rua, nem o trabalho. Criança deve brincar e estudar”.
Profissionais da Justiça, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos órgãos que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz, além de alunos e educandos dos programas e serviços sociais e das escolas de Salgueiro, distribuirão panfletos de conscientização e mensagem de combate ao trabalho Infantil, alertando para a problemática.
A caminhada terminará na praça em frente à prefeitura e contará com a animação de pernas de paus e da banda de percussão do Centro da Criança e do Adolescente (CCA). A iniciativa encerra as mobilizações em torno Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil, a ser lembrado neste domingo (12). Nos últimos dias foram feitas palestras sobre o tema na Escola Maria Bernadete, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) Campus Salgueiro e no Conviver Santa Margarida.
Denúncia
Qualquer pessoa que tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança que esteja em situação de trabalho infantil em feiras-livres, lava-jatos ou em outros lugares, deve denunciar pelo Disque 100, que funciona diariamente, durante 24 horas – incluindo sábados, domingos e feriados -, ou procurar o Conselho Tutelar ou ainda o CREAS Municipal.


