Calçadão Bahia passa a levar nome de conhecido comerciante em Petrolina

por Carlos Britto // 28 de abril de 2012 às 19:32

Histórico reduto comercial no Centro de Petrolina, o Calçadão Bahia levará, a partir de agora, o nome de Valdemar Batista Costa. A homenagem, que nasceu do projeto de lei de autoria da vereadora Márcia Cavalcante, foi aprovado pela Casa Plínio Amorim. Ontem à noite (27), numa breve solenidade, familiares e amigos do comerciante se emocionaram ao descerrarem duas placas com o nome de Valdemar.

Natural de Alagoinhas, ele chegou a Petrolina em 1937 e se casou com a juazeirense Dulcinéa de Souza Costa, com quem teve 14 filhos (oito homens e seis mulheres).

Foi proprietário de um bar, “o Farolito”, na Rua Dr. Pacífico da Luz. Mas, a partir de 1939, enveredou por outros ramos do comércio na esquina da Rua Bahia, que anos mais tarde passaria a se chamar “Calçadão Bahia”. Lidou com armarinho, móveis e miudezas em geral, passando por tecidos, confecções e calçados, o que o tornou bastante conhecido em Petrolina. Atuou até a década de 80, quando decidiu se aposentar. Valdemar morreu tragicamente no dia 29 de março de 1990, após ser vítima de um ataque de abelhas africanas.

Tereza Cristina Costa Guimarães, uma das filhas, não escondeu a satisfação pela homenagem ao seu pai. “Foi um gesto carinhoso da vereadora Márcia. Ele era uma pessoa muito alegre e querida, e um amante de música”, lembra. Durante a solenidade, outra filha do comerciante, Lúcia Costa, mostrou ter herdado a paixão do pai ao homenageá-lo entoando algumas canções.

Autora do projeto, Márcia Cavalcante falou da grata satisfação de ter convivido com ‘Seu’ Valdemar, como o chamava, a quem lembra ser uma figura elegante e que participou intensamente da vida social da cidade (ele chegou a presidir a Sociedade 21 de Setembro, o Rotary Clube Juazeiro/Petrolina e o extinto Petrolina Clube). “Reconheço que a nossa Petrolina cresceu seguindo valores como amizades. Seu Valdemar deu sua contribuição para a cidade e hoje tem uma petrolinense que o reverencia”, finalizou.

Calçadão Bahia passa a levar nome de conhecido comerciante em Petrolina

  1. CASSIO LUCENA disse:

    PEQUENOS GESTOS,PODEM SER GRANDES! Parabéns a Márcia Cavalcante, pela sensivel homenagem.

  2. Chicó disse:

    O povo tá querendo ver é trabalho pela cidade,não esse tipo de homenagem,fazendo media com meia duzia de pessoas,vereadores tenham vergonha na cara e trabalhem pelo povo que não tem como sobreviver,povo sofrido que colocou vc´s no poder…lamentável!!

    1. maria disse:

      Mas se não respeitar a memória, a história desta cidade, para que as pessoas que vierem posteriormente, vindo de fora, ou nascendo aqui, possam ter o conhecimento de quantos que aqui nasceram e chegaram aqui teve a sua participação no desenvolvimento desta cidade.
      Como é característica de Petrolina matar a sua memória, acontece o que está ocorrendo na cidade, um prefeito que não tem conhecimento nenhum da nossa história, da nossa cultura, vive matando esta cidade aos poucos, garanto que se ele soubesse, tivesse conhecimento, ele respeitaria esta cidade e faria um grande trabalho de desenvolvimento.

  3. Mauricio Dantas disse:

    Ultimamente a vereadora vem se destacando por apresentar projetos renomeando logradouros público, acho que seria mais produtivo seu trabalho se a mesma apresentasse projetos de cunho social e econômico que trouxesse algo de bom para a população da cidade. O Calcadão Bahia (vou continuar chamando assim mesmo e acho que a maioria da população de Petrolina também) a muito tempo foi abandonado pela administração pública não tendo nenhuma obra para valoriza-lo, e sim para descaracteriza-lo e transforma-lo em algo que não é nem sombra do antigo calçadão.

    1. Antonio Fernandes disse:

      Vc tá equivocado rapaz, essa vereadora tem trabalhado e muito por nossa cidade e embora respeite e homenageie as pessoas tem feito trabalhos excelentes e lutado para que vc como cidadão possa ter uma cidade melhor independente de politicagem.

  4. MARCOS ANTONIO disse:

    Está enganado Mauricio, a vereadora possui vários projetos e indicações que beneficiam a comunidade petrolinense, especialmente a população mais carente, uma destas indicações é a que solicita do Executivo a destinação dos recursos do FMP para conclusão do conjunto habitacional do bairro Vila Vitória, beneficiando famílias que atualmente residem na invasão do Cosme e Damião, outro projeto de grande alcance social é o Projeto Farmácia solidária que está em tramitação na Câmara, entre outros. Sem falar das centenas de indicações solicitando do Executivo diversas obras de infra estrutura para os bairros interior e centro da cidade.
    E para sua informação Sr. Mauricio, este foi o primeiro projeto da vereadora com o objetivo de renomear um logradouro público a vereadora Márcia tem se destacado sim, mas pela sua atuação parlamentar sempre séria, combativa e visando sempre os interesses da comunidade petrolinense.
    VÁ ASSISTIR AS SESSÕES PARA SE INFORMAR MELHOR.

  5. audivan disse:

    Achei uma homenagem justa para um comerciante que fez parte da história de Petrolina.
    PS: O projeto é uma forma de reconhecimento as pessoas que fizeram parte da nossa história, certamente não foi feito pensando em como o Mauricio iria chamar o calçadão, acho que ele tá se achando.

  6. AUGUSTO disse:

    Chicô para de julgar os outros você tá mais queimado do que lenha de fogueira.

  7. Acord@dinho disse:

    Qual é o problema homenagear uma pessoa digna, trabalhadora, com curriculum de bem…? faz parte dos agentes politicos ter essas proposições que sem duvidas fazem as familias se sentirem felizes e gratificadas pelos seus antepassados! Nem conheço essa familia, mas peço desculpas por alguns incompreensiveis e infelizes comentários…

  8. josefa disse:

    ..muito sem sentido;sempre chamarei o calçadao , de Calçadao Bahia…

  9. nina disse:

    Espero q tomem a iniciativa de colocar uma cobertura lá. Não faz sentido tanto banco sem uma sombra digna!!!!

  10. Isabel disse:

    Josefa se o calçadão levasse o nome do seu pai, certamente você pensaria diferente, a homenagem é uma forma de reconhecimento aos que fizeram o desenvolvimento desta terra.

  11. Joaquim Florencio Coelho disse:

    Como Presidente da Sociedade Philarmônica de Petrolina, já centenária, quero aqui, com muito regojizo registrar elogios à vereadora Márcia Cavalcante por esse projeto que resgata brilhantemente o ilustre empresário Valdemar Batista Costa ( in memoriam ) para o conhecimento dos novos filhos de Petrolina que aqui chegam.Esse cidadão e sua família são dignos merecedores dessa homenagem.Ele foi um dos grandes presidentes que a 21 de Setembro teve e os anais contam e registram isso.Faz-se necessário que os limitados, culturalmente falando, saibam que os grandes projetos podem não envolver recursos financeiros e obras físicas mas, a história, a cultura e valores da sociedade e esse projeto se enquadra, consistentemente nessa assertiva.
    Portanto, quero aqui, aproveitar esta oportunidade para me congratular com toda a família Costa e amigos.
    Êle foi, sem dúvida, um petrolinense que contribuiu para que esta Terra fosse o que é hoje.Abraços com afetos de Joaquim Florencio Coelho.

  12. JOTA MILDES disse:

    PARABÉNS À VEREADORA MÁRCIA CAVALCANTE. PETROLINA NÃO PODE ESQUECER AQUELES QUE CONSTRUIRAM A SUA HISTÓRIA. HÁ TEMPOS QUE A NOSSA CIDADE DEVERIA ESTAR PRESTANDO ESTE TIPO DE HOMENAGEM. QUANTA GENTE ILUSTRE, DOS MAIS HUMILDES AOS MAIS BEM SUCEDIDOS, QUE DE ALGUMA FORMA CONTRIBUIRAM PARA A MEMÓRIA REGIONAL, TEM SIDO ESQUECIDA EM DETRIMENTO DE RECOMHECIMENTOS OUTROS A PESSOAS QUE NÃO TEM NADA A VER! O SR, VALDEMAR COSTA FOI MUITO BEM LEMBRADO, E COMO ELE MUITAS OUTRAS PESSOAS DE VALOR DEVEM RECEBER O RECONHECIMENTO PÚBLICO. A MEMÓRIA DO NOSSO MUNICÍPIO DEVE SER PRESERVADA E ANUNCIADA E APLAUDIDA PELOS SEUS CIDADÃOS DE BEM.

  13. Chicó disse:

    Falta de respeito com o povo de Petrolina em detrimento aõ EGO de uma familia , vai ser CALÇADÃO BAHIA e ponto final.

  14. Chicó disse:

    Deveriam abrir uma CPI pra investigar quando custou está placa,pode acreditar aí tem coisa….!!

  15. Martinália disse:

    Olha como é a ingnorança tem gente que mistúra as coisa. Uma placa desaa é mincharia e o que vale é o reconhecimento ao pasado. Tem muita gente que é tapada ô quer aparecer. se manca que é melhor.

    1. Chicó disse:

      Tapada e ignorante é vc , respeito e reconhecimento aõ passado é manter o nome do passado;CALÇADÃO BAHIA tem historia ,daqui a pouco vão querer mudar o nome da cidade tbem,porque toda a população vai ter que engolir esta mudança,se colocasem sob júdice do povo vc acha que o povo aprovaria está mudança?? Exemplo deve ser dado por todos !é obrigação..!. Falar em mincharia com o dinheiro do povo é fácil…sé é que foi mincharia(DUVIDO!) Orá faça-me um favor senhora,não subestime a inteligencia da população!!

  16. Petrolinense disse:

    Acredito que existem muitos decretos mais importantes a serem propostos pelos vereadores de Petrolina. Eu, como Petrolinense nata, sinto-me muito triste ao ver o abandono em que nossa cidade se encontra, e isso não se deve somente ao Prefeito. Os vereadores têm a obrigação de trabalhar em nome da população, e não de um número restrito de pessoas ( uma família).
    E caso a justificativa seja manter a memória e história da nossa cidade com determinadas homenagens, por quê outros tantos e até mais ilustres Petrolinenses não recebem a mesma menção…
    Vamos trabalhar em nome de todos e com obras que tragam retorno estrutural, educacional ou na saúde para todos os Petrolinenses!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários