Caixa muda regra do programa Minha casa, minha vida e afeta construtores

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2011 às 13:55

Uma mudança nas regras do Minha casa, minha vida está prejudicando as pequenas construtoras e, por consequência, muita gente que sonha com a casa própria. A Caixa Econômica Federal passou a exigir que todos os projetos do programa sejam feitos em ruas calçadas e saneadas.

A exigência só era feita para os projetos que tinham o financiamento direto do banco para a produção. Ou seja, para obras geralmente feitas por empresas de médio e grande portes. Agora, a obrigatoriedade é geral. Pequenas construtoras que erguiam as casas com recursos próprios e contavam com o financiamento da Caixa para seus clientes terão que obedecer o mesmo critério. Resultado: muitas empresas vão ter que devolver a entrada paga pelos mutuários, parar as obras na metade ou então amargar o prejuízo de não ter para quem vender os imóveis.

Caixa muda regra do programa Minha casa, minha vida e afeta construtores

  1. EFEITO DILMA disse:

    É assim que se perde a credibilidade. Pelo andar da carruagem, parece que a Dilma não aprendeu nada com o fracasso do governo Color, que não terminou seu mandato. O cara pensou que podia fazer o que quisesse com o dinheiro do povo que ninguém tiraria ele do poder. Mas não foi o que aconteceu. Infelizmente nossa presidente vai pelo mesmo ralo, se continuar mantendo em cargos estratégicos pessoas incompetentes.

  2. INCOMPETENCIA disse:

    Não dá para acreditar que a Sra. Dilma, em tão pouco tempo de governo, esta perdendo o controle da situação. Coisa que o Lula não deixou acontecer em 8 anos. Se a Dilma não colocar gente competente ao lado dela não termina seu mandato. Esta decisão só prova uma coisa, ou a Dilma é burra ou esta cercada de imcopententes. Qualquer idiota pode perceber o estrago que esta decisão podia tomar. Ainda mais da maneira que veio sem aviso prévio. Quer dizer o governo sinaliza numa direção. Os cidadões de boa fé acredita no governo. Investe tudo que tem na construção civil e depois o governo tira o corpo fora. Maninhos isto é coisa de pais de quinta categoria. Nesta hora dá tristeza de ser brasileiro.

  3. O TROCO disse:

    O que se diz é que o setor foi traído pelos politicos de plantão. Para eleger Dilma, Lula soltou grana e agora que passou a eleição, fechou a torneira ela mesma. Isso vai gerar uma cadeia de prejuizos enorme, com pequenos construtores amargando altos prejuizos e os sem-casa vendo o sonho acordar. Mas vem no bojo o desemprego dos trabalhadores, a queda das vendas dos materiais de contrução, a queda do comercio e serviços que sustentam o setor, e enfim, a queda na produção, atraso para o Brasil, que sempre tem medo e para o que vai de vento em popa. O Brasil que tem medo de ser grande, de ser feliz. Não há no Brasil a medio prazo o perigo de uma bolha imobiliária, como pode ser visto em matéria do próprio Creci. Resta que o Governo não quer o desenvolvimento total, pois dá muita autonomia ao cidadão, e depois fica difícil pedir voto. Como dizia Charles De Gaulle, “O Brasil não é um país sério”.

  4. Cidadão disse:

    Isso é uma coisa muito boa para a população. Pouca gente sabe, mas é de responsabilidade de quem faz um loteamento prover um mínimo de infraestrutura. Agora, permitir que se construa onde não há esgoto e as ruas são de lama é que não dá. Por que é que as construtoras não investem incluem em seus projetos essas benfeitorias?

  5. Isabelly disse:

    Queria que os simpatizantes do PT fossem os quem mais sofressem com essas coisas,POVO IGNORANTE,elege uma boneca de manipulação do governo LULA!

  6. REPUDIO disse:

    isso é uma vergonha para esses políticos safado e bandido obrigando o construtor a aumentar o valor do imóvel,e cobra do comprador no valor do imóvel que as rua seja calçadas . e preciso que o povo tire esse marginal da política e que o brasileiro crie vergonha na cara antes de escolher esse covarde que rouba o dinheiro do povo e deixa o povo na desgraça. Fora vagabundos políticos e crie vergonha esses brasileiro que elege esse bandidos político. fora safado. A um pais sem corrupção a um BRASIL justo com oportunidades para todos. Fora safados que andam pedindo voto para esses políticos gafanhoto com interesse em quatro Ana bom e que os outros que votou no seu candidato danasse e crie vergonha na cara você eleitor que esse marginal vier pedir votos mande esses ladrões do nosso dinheiro ir para o inferno . Repudio a você que tira a oportunidade do menos favorecido um dia sua hora vai chegar maldito ladrão. Repudio a todo o político corruptor a sua ora no inferno vai chega ai se lembra de todos os furtos que fez quando teve oportunidade por que o próprio satan vai lembra a você e você vai querer se arrepender e não pode. A todos os políticos corruptor o meu REPUDIO.

  7. SUJEIRA disse:

    sujeira com os construtores o que eles vão fazer com tds aqueles imoveis q já foram construidos.deveriam ter avisado a todos com no minimo um ano de antecedencia, o prejuizo vai ser enorme para tdos, ninguem estava preparado para isso. uma sujeira ,coisa de brasil.

  8. ABUSO disse:

    Um absurdo! principalmente para aqueles que, assim como eu, estavam para assinar o contrato e fomos pegos de surpresa. Que faço? dei entrada, paguei intercaladas, iniciei reforma e quando vou assinar o financiamento a caixa bloqueia, porque minha rua não é asfaltada.

  9. PROTESTO disse:

    vamos protestar até que essa deçisão mude,sou de pernambuco estamos com inumeros contratos que foram bloqueados mesmo quando o laudo chegou. protesto já….

  10. Olha ai "Minha casa minha Dilma" disse:

    Olá pessoal, como é que nós corretores e construtores de menor porte vamos sobreviver à essa nova lei?Se tudo que vendermos tenha que ser pavimentado e saneado, por que sabemos que isso cabe ao nosso estado e municipio a fazerem e não fazem, com certeza os preços dos imóveis vão subir por que os construtores para não perder dinheiro, eles mesmo vão ter que calçar as ruas onde construiram ou estão construindo e vão logicamente embutir essa investimento nos preços dos imóveis.Aí me digam, como vão ficar as pessoas de baixa renda que querem ter sua propria moradia?Continuaram pagando aluguel?Isso é um absurdo, muitos pais de familia sairam dos seus empregos para envestir em construção e agora estão aperriados esperando uma decisão do nosso governo, com esperança de inverterem esse caos, que acho muito pouco provavel!

  11. Barbosa disse:

    Foi a decisão mais acertada que a presidenta Dilma tomou até agora.Os que estão reclamando aí com certeza são pessoas que estão tirando proveito da desgraça dos outros.Controem casas em todo lugar.onde não existe a minima estrutura como saneamento,ruas calçadas e na maioria das vezes não tem se quer uma farmacia,um supermercado.Agora os preços são um absurdo de dinheiro.Gastam 25 a 30 mil reais no máximo e vendem por 85,90 mil no minimo.Muito Dilma continue assim!!!!!!!!!

  12. Lázaro disse:

    O blog poderia acrescentar no artigo que também houve a mudança nos valores venal do imóvel que se enquadram no programa minha casa minha vida. Acho que em Petrolina-Pe o valor passa de 100.000,00 para 130.000,00. Por outro lado isso é uma ótima mudança para proporcionar dignidade as pessoas que adquirem estes imóveis pois terão o mínimo de infraestrutura. Certamente as pessoas que são contra a esta medida são pessoas que beneficiam-se da situação, gastam pouco para construir e vendem muito caro. O mercado imobiliário em Petrolina-Pe e região valorizou muito levado justamente pelo PMCMV onde o valor do subsídio que na verdade seria para aumentar o poder de compra do comprador e reduzir o comprometimento no orçamento mensal com a parcela é abocanhado pelo vendedor do imóvel que se aproveita da situação para cobrar mais caro.

  13. pequeno construdor disse:

    Isto é mas uma vez armacao das grandes contrutoras para acaba co os pequenos, é uma medida irresponsavel do governantes.

  14. dudu disse:

    ótima notícia… esperamos melhor infra-estrurura nas ruas!!!

  15. Pedro Sousa disse:

    Olha, sinceramente eu acho a medida correta, pois, muita gente por ai está se dando bem construido casas para vender com financiamento da Caixa Econômica, em lugares sem a mínima extrutura, com preços que são um absurdo, ou seja, gasta-se mais ou menos 40.000,00 e vende-se por 80, 90.000,00. Portanto lucrando mais de 100%. Quando o sujeito passa a morar na casa que vem a primeira chuva, alaga tudo!, os acessos viram um verdadeiro lamaçal, sem contar o saneamento que não existe. Com a medida, pelos menos quem comprar uma casa pelo programa, mesmo pagando caro, terá a certeza de que vai residir em um local com mais dignidade.

  16. eu disse:

    Como tudo, ha os pros e os contras, e os coitsados dos cidadoes pagam o pato.
    acho um direito basico e essencial morar em local saneado e pavimentado, mas isso nao é obrigacao do estado, municipio e gonverno? porque so agora?
    meu sonho e ter uma casa e sei que vai demorar, mas e os que ja comecaram, como vai ficar?
    pense! numa frustracao!!!!
    pra min nao foi suspresa, vindo de onde veio………..

  17. Celia disse:

    Pense! numa presidente arretada, pena que as decisoes so ta pesando nos coitados dos brasileilos que segura a peteca, (minha casa minha visa, salario minimo, etc…)
    Ja pensou se ela fizesse uma operacao pente fino na corrupcao e na carga tributaria !?……
    Ai o brasil ia pra frente com B maiusculo…..

  18. MINHA CASA, MEU ENGANO... disse:

    A CEF e Dilma estão andando para serem os maiores engodos do Brasil recente; Mentiras, enganação, ilusão de tudo ser mais fácil para ter uma casa própria, tudo engodo, é isso que eu ví na CEF quando quis, mesmo funcionário público efetivo, sem sucesso, financiar uma casa com a CEF. Foi tanta exigência, tanta taxação, tanta humilhação que tive que rever minha situação e agora estou poupando para, um dia, comprar um caríssimo terreno na Petrolina dos ricos e fazer minha choupana. CEF NUNCA MAIS, DILMA TAMBÉM…

  19. E AGORA disse:

    O PT TRABALHA DE TRAZ PARA FRENTE PORQUE SÓ AGORA PENSARAM NISSO TEM MUITA GENTE QUE TEM SONHOS JÁ DERÃO ENTRADA NO IMOVEIS E ATÉ JÁ MORÃO NO IMOVEL E AGORA COM VAI FICA ESSA SITUAÇÃO……

  20. Anna Santos disse:

    Decepção esta é a palavra, não fico triste só por mim que vejo uma nescessidade tão básica que é o direito à moradia, ter mais um empecilho, mas tantos outros brasileiros amargarão este caos. A decepção existe porque quem precisa fica muito triste mesmo sabendo que iria morar em uma rua sem saneamento ou asfalto, o que nos oferecem já é tão ridículo, é este o nosso país, queremos até o pouco ridículo porque sabemos que melhor parece impossível.

  21. Mara disse:

    Eu adorei a idéia! eu mesma comprei uma casa no loteamento e sei como é o transtorno sem calçamento !!!! o fato de ter a casa é um sonho ! mas tudo tem que vir junto , é fundamental um calçamento, nas chuvas é um verdadeiro transtorno, a lama que vira barro duro acaba com os nossos carros , atolamentos, sujeira , impossibilidade de entrar no loteamento entre outros!!! OS DONOS DE LOTEAMENTO TEM QUE SE PREOCUPAR COM ISSO SIM , NÃO PODEM SÓ QUER VENDER , VENDER E VENDER!!! SERÁ BOM PRA TODO MUNDO QUEM JÁ MORA E QUEM IRÁ MORAR !

  22. henrique disse:

    que pena, ia tão bem as coisas, pra todos. e agóra como que uma pessoa de baixa renda vai conseguir comprar uma casa, se a rua tem que ser pavimentada etc? o preço tbem vai ser estruturado. imóveis nas ruas não pavimentada, ja da um trabalho pro comprador encaixar nas despesas de documentação, e até prestação. enfim, acabou o sonho da casa própria pras familias mais carentes.

  23. souzza disse:

    ACABOU O SONHO DA CASA PRÓPRIA, PARA AS FAMILIAS DE BAIXA RENDA. PROMESSA DE CAMPANHA FURADA, TRAIÇÃO PARA O POVO. PAVIMENTAÇÃO É RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA, CADE O DINHEIRO DO S IMPOSTOS?

  24. ANA disse:

    um absurdo…
    na minha cidade a Caixa já fez uns cinco conjuntos habitacionais e muito tempo depois é que fizeram asfalto …e o ultimo conjunto já faz três anos que as casa foram entregues e até hoje nem rua tem direito é uns caminhos …como eles constróem e não cobram da prefeitura essas ruas pavimentadas?
    Estou indignada ,estou morando de aluguel pois vendi minha casa que era muito longe do centro e comprei um lote quase no centro da cidade umas três quadras da prefeitura e a rua não é pavimentada, estava com toda a documentação pronta para o financiamento e agora não sei o que faço…..
    Deus tem piedade do povo pobre do Brasil, pois essa medida só beneficiará os ricos.

  25. osnei disse:

    Em primeiro lugar quero parabenizar este site de interesse nacional
    A MP não fez restrições. Logo a CEF não pode restringir, pode apenas seguir.
    Ou será que este plano quer que os Pobres não possuam casas e tenham que ficar pagando aluguel? ou ainda será que somente os mais poderosos é que vão poder continuar a ter seus financiamentos como foi a vida toda neste pais? É a primeira vez neste país que os pobres podem fazer alguma coisa na vida bem feita.
    Cadê o Princípio Constitucional da SEGURANÇA JURÍDICA, que diz que algo não pode ser mudado no meio do caminho, sem explicações. Isso é DITADURA, AUTORITARISMO, IRRESPONSABILIDADE, certamente feito por pessoas que nunca tiveram que passar por uma vila e ver como que as pessoas vivem, está GRUDADO num cargo PÚBLICO. Deveria depois desta se envergonhar de estar lá, e pedir Renúncia.
    Tem famílias que a meses estão planejando e gastando com documentos

  26. antonio disse:

    dilma da uma segurada no prazo deixe ser finaciadas essas casas que ja esta prontas encaminhada para o financiamento e deia um tempo para mudar essa regra por favor dilma

  27. bozza disse:

    ainda bem que meu terreno é asfaltado , mas se eu comprar outro vou ter que contratar uma empreitera para asfaltar ….rsrssrs

  28. Suely Almeida disse:

    Gostaria de saber, peguei minha chave em 2013. Minha rua nao é asfaltada. Eu ainda posso entrar com algum processo com a construtora em relaçao aos meus direiros?
    Por que minha rua quando chove Fica impossivel de entrar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários