Um café da manhã para a imprensa e convidados marcará o lançamento do 21º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), que acontecerá no Sest/Senat, em Petrolina, entre os dias 20 e 25 de novembro próximo.
O lançamento do 21º Conird será no Petrolina Palace, Centro da cidade, às 8h da próxima segunda-feira (17). O evento discutirá a integração tecnológica e empreendedorismo na agricultura irrigada e deve reunir o setor produtivo da região, além de autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e representantes fabricantes de equipamentos e insumos.
Promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), e o Ministério da Integração Nacional, o Congresso vai oferecer uma programação bastante rica e diversificada que inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências e dois Dias de Campo nos projetos agrícolas da região. Durante uma semana, o polo Petrolina e Juazeiro – um dos principais da agricultura irrigada e exportadores de frutas do país – será o grande fórum para discussões, troca de experiências e atualização de informações sobre temas como o uso da água para irrigação, novas alternativas de exploração agrícola/pecuária, gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, já confirmou presença no 21º Conird. Na abertura da conferência ele vai falar, entre outros assuntos, de como o Governo Dilma Rousseff vai fazer para dobrar a agricultura irrigada no Brasil até 2020. O secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues, deverá anunciar os principais projetos da recém-criada pasta administrada por ele. Já o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, vai tratar do desenvolvimento do Plano Diretor de Agricultura Irrigada para o estado.
Com o foco direcionado também para a segurança hídrica, alimentar, energética e ambiental, o 21º Conird vai proporcionar ainda interlocuções entre os representantes das cadeias da agricultura irrigada, com abordagem sobre os mais diversos portes de empreendimentos e arranjos produtivos e comerciais. O evento pretende reunir também, técnicos do sistema Ater, consultores, equipes das organizações voltadas para a indústria e comercialização de equipamentos e insumos relacionados aos negócios da irrigação, drenagem e ao manejo das bacias hidrográficas, principalmente da preservação e maior conservação das águas.
De acordo com o presidente da ABID, Helvécio Saturnino o encontro vai descortinar novos horizontes para os negócios calcados na agricultura irrigada. “O momento é muito oportuno e positivo para agricultura e o agronegócio do país. Escolhemos muito bem o local e os representantes dos mais diversos elos das cadeias ligadas à agricultura irrigada. O 21º Conird será certamente um grande encontro”, pontuou. (Com informações/foto CLAS Comunicação)



Enquanto isso acontece,os pequenos agricultores estão preparando suas lanternas para mais um noite de irrigação! vamos vér o q vai melhorar para eles q realmente precisão.CONIRD= Á COMEDIA.