Cadastramento de usuários de recursos hídricos do Alto Salitre começa na próxima semana

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2011 às 17:04

De hoje (16) até sexta-feira (19) estão marcadas as reuniões convocatórias para o cadastro de usuários de água no Alto do Salitre, em Juazeiro, que acontece entre os dias 23 e 26 de agosto.

Esta campanha realizada pelo Instituto de Recursos Hídricos da Bahia, acontece na região do Alto Salitre (Ourolândia, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova) e tem como objetivo ajudar a solucionar os conflitos de uso e problemas com escassez de água, através do cadastro de usuários de águas subterrâneas e superficiais.

Durante esta semana acontecem as reuniões convocatórias, na qual a população poderá tirar quaisquer dúvidas sobre o cadastramento e ainda se apropriar do teor da Portaria Convocatória e suas determinações.

O cadastro acontece de 23 a 26 de agosto nos postos temporários instalados em Casa Nova (município de Ourolândia), Ourolândia (na sede), Tábua (Várzea Nova) e Tamburil (Morro do Chapéu). O cadastro é gratuito e a população pode contribuir dirigindo-se ao posto mais perto de onde mora levando os documentos pessoais: RG e CPF, além de informações da propriedade, como a captação, área irrigada e método de irrigação.

Devem se cadastrar todas as pessoas físicas e jurídicas que façam uso dos recursos hídricos em qualquer atividade seja captação em córregos, rios ou ribeirões (curso d’ água) ou através de poços para abastecimento humano e animal, irrigação, mineração, quem realiza construções de barragens, dentre outros.

Áreas com conflitos de uso e escassez de água têm atenção especial do Inema, devido às necessidades de soluções imediatas. Nesse caso, as informações coletadas irão auxiliar também a elaboração de estudos e planejamentos, além de alimentar banco de dados sobre as características dos usos de água no Estado, de forma contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…