Caatinga celebra 23 anos de atividades no sertão pernambucano

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2011 às 21:50

O Caatinga (Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas) vem executando, ao longo dos 23 anos de atuação, ações que visam a proporcionar a melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras do sertão do Araripe pernambucano.

Com sede no município de Ouricuri (PE), a instituição atua hoje em 13 municípios nos Sertões do Araripe e Central, onde realiza trabalhos no âmbito da assessoria técnica e extensão rural, bem como na construção de tecnologias de convivência com o semiárido. Exemplo disso são as cisternas de placas, que apoiadas pela Articulação do Semiárido brasileiro (ASA) e o Governo de Pernambuco no âmbito do ProRural, já beneficiaram 10.225 famílias na região.

Entre as conquistas do Caatinga ao longo destes anos de atuação, destacam-se o apoio no fortalecimento da agricultura familiar em base agroecológica e no acesso a mercados alternativos como feiras agroecológicas, e institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escoamento dos produtos, a assessoria permanente das famílias – por meio do projeto Dom Helder Câmara (PDHC) – e o fortalecimento de políticas públicas para convivência digna e sustentável com o semiárido.

Atualmente, a instituição participa ativamente de importantes redes e articulações sociais, a exemplo da ASA, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da Rede de Entidades de Assitência e Extenção Rural do Nordeste (Rede Ater-NE) e outros espaços de definições de políticas públicas em nível local, estadual e nacional.

Histórico

Antes de se tornar instituição autônoma em 02 de dezembro de 1988, o Caatinga funcionava como Centro de Tecnologias Alternativas de Ouricuri (CTA-O), numa ação ligada ao Projeto Tecnologias Alternativas da FASE (Rede PTA). Em 2006, o Centro foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…