Bolsistas da Uneb estão sem receber há seis meses, denuncia aluno

por Carlos Britto // 31 de março de 2011 às 19:40

Dezenas de bolsistas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estão sem receber o auxílio de R$ 300 a que têm direto da instituição. O problema atinge os alunos monitores dos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição, como a Agência de Notícias Multiciência, o programa Eufonia, a WebTV, entre outros. Há seis meses esses estudantes não veem um centavo sequer. A denúncia foi feita por um aluno bolsista, que prefere o anonimato.

A falta de pagamento também incomoda os discentes beneficiados com o Programa de Assistência Estudantil (PAE). Esses recebem uma ajuda no valor de R$ 220 por mês. “Agora fica difícil entender como um dinheiro, que tem como principal função manter o aluno na Universidade, possa atrasar seis meses. Esse problema é encarado tanto pelos estudantes do Campus III, em Juazeiro, como nos demais Campus da Uneb”, afirmou.

Além da falta do pagamento, o que mais incomoda os estudantes é o “descanso” da Uneb com a situação. Sempre que um dos bolsistas resolve ligar para Salvador, querendo saber quando o dinheiro será entregue, é obrigado a ouvir frases do tipo: “relaxe, porque quando o dinheiro sair vocês vão receber uma bolada”.

Segundo o bolsista, “o que eles esquecem é que o estudante tem que se manter e que as dívidas não podem esperar”. Em novembro do ano passado, aproveitando a visita do reitor Lourisvaldo Valentim ao Campus III, para o lançamento da Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex), alguns bolsistas do PAE, cansados de esperar, resolveram levar a situação ao Magnífico reitor, autoridade máxima da instituição.

Na ocasião, os pagamentos estavam cerca de três meses atrasados, porém o reitor disse desconhecer aqueles fatos e que iria tomar uma atitude. Até hoje os bolsistas esperam. Segundo o estudante, o curioso nessa história é que, no mesmo lançamento da Sepex, houve um coffee break regado a cerveja Bohemia, uma das mais caras no mercado. “Aí, fica a pergunta: não tem dinheiro para pagar aos alunos, mas tem para comprar cerveja. Além do pagamento das bolsas atrasadas, o que os estudantes merecem da Uneb é uma explicação convincente sobre os atrasos. Até quando eles vão continuar ignorando essa situação? A Universidade tem que entender que estudante é prioridade”, critica. Com a palavra, a Uneb.

Bolsistas da Uneb estão sem receber há seis meses, denuncia aluno

  1. Juliano Ferreira do Carmo disse:

    De fato as bolsas estão atrasadas e isso incomoda muito. Sou estudante da instituição e não vejo essa falta de respeito para com os estudantes com bons olhos. Porém, há que fazer ressalvas, porque o ou os estudantes que se pronunciaram não se apresentaram? Como fazer uma denúncia assim no anônimato? medo de que se afinal, estamos com a razão? E outra, no final do texto, coloca-se a frase: com a palavra a Uneb. Erro grave, pois todos nós que lidamos com a notícia sabemos que faz-se necessário ouvir os dois lados dos fatos, porque o blog não procurou a direção do departamento para saber a sua versão? Fica ai minhas considerações!

  2. Marina Lundgren disse:

    Nenhuma novidade, senhores. A Uneb não é uma universidade. É uma piada! A sede em Salvador só enrola os outros campus e ignora existência dos mesmos.

  3. Eneida Trindade disse:

    Esse é um problema velho! ja fui bolsista de monitoria e sei exatamente como é contar com um dinheiro que nunca chega. É muito triste perceber o que o tempo passa e ninguém resolve essa situação. O estudante deixa de estagiar para fomentar o desenvolvimento da univerdidade e não tem retorno nenhum por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários