O Ministério da Agricultura concedeu o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) à Associação de Apicultores de Bodocó (PE), sertão do estado, beneficiando 60 famílias que vivem da atividade.
Isso porque, com o certificado, os apicultores poderão fracionar sua produção e comercializá-la para outros estados do país, ao invés de entregá-la a atravessadores – que até então ficavam com importante parte do lucro. Este é o primeiro selo do tipo conquistado pela região do Araripe, maior produtora de mel do estado.
A conquista foi possível graças ao trabalho de consultoria gerencial e tecnológica realizado pelo Sebrae em Pernambuco.
Além do mel, os apicultores de Bodocó estão estudando a viabilidade econômica da produção de pólen em plena caatinga pernambucana, trabalho que também conta com a consultoria do Sebrae em Pernambuco.
Os resultados até o momento são animadores. Enquanto a produção média por colméia no país fica em 18g por dia, eles têm conseguido obter uma média diária de 50g por colmeia. Fundada em 1999, a Associação de Apicultores de Bodocó passou a ter o apoio do Sebrae em Pernambuco em suas atividades no ano de 2004.


